Material para pescar à boia

canas e carretos adquiridos em conjunto

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Material para pescar à boia"
na nova versão do site.

quicksilva
Mensagens: 58
Registado: sexta jun 23, 2006 2:49 pm

Material para pescar à boia

Mensagem por quicksilva »

Descobri ontem, que o hábito de pescar sempre a corricar ou ao fundo, fazem com que pouco saiba sobre o que é pescar à boia.
Como tal, o material que possuo para este efeito julgo ser uma "treta".
Tenho uma cana de 4 mts da marca "Delta", e um pequeno carreto "Vega", modelo Flash50 com um ratio de 4.2:1.
Usei uma boia "Orca" de 15grs, e o resultado é que não conseguia lançar metade da distância que outros companheiros lançavam, com boias de correr, mas com peso e formato identico. Usei até uma boia de 30grs, mas não adiantou muito.
E era vê-los sacar bonitos sargos, e eu...bodiões.
Ao aplicar mais força no lançamento, lá se ía a camarinha.

Penso que o carreto deve ter pouca saída, e a cana se calhar tb não ajuda.

Que marca/modelo de cana e carreto aconselham para um melhor desempenho?

Abraços
Quicksilva
zumbrax
Mensagens: 819
Registado: segunda jul 24, 2006 4:55 pm

Mensagem por zumbrax »

Prosargos iridium florat 5 mts

fazes lançamentos até ao açores, ehhehe

Carreto Vega regal

Opta por uma cana leve, e com poder de levantamento superior a 3 Kg, de preferência de acção rápida para ferrares melhor o peixe.

Cumps.
J.M.
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Posso estar enganado mas pareceu-me que o amigo QuickSilva tem aí um pequeno engano, quando diz que até usou uma bóia de 30grms.
O peso indicado nas bóias não é o peso da bóia mas sim o peso a que a bóia deve ser calibrada, ou seja, com uma bóia de 30grms, deve ter a seguir à bóia, um peso igual ou aproximado a essas 30grms (em chumbinhos e iscada). Se essa calibragem for muito inferior, a bóia tem dificuldade em afundar quando o peixe pica, levando-o a desconfiar e a recusar o isco. Se o peso ultrapassar muito as 30grms, a bóia simplesmente não suporta o peso e afunda.
Não sei se é este o caso, de qualquer forma fica aqui esta explicação simples para outros companheiros que se iniciam nesta pesca e por vezes confundem esta situação. :wink:
quicksilva
Mensagens: 58
Registado: sexta jun 23, 2006 2:49 pm

Mensagem por quicksilva »

Obrigado a ambos.
Bem...estou mesmo "malzinho" no q toca à boia.

Já agora zumbrax, a cana da Prosargos é menina p/ q preço? (mais ou menos)

Gracias

Quicksilva
zumbrax
Mensagens: 819
Registado: segunda jul 24, 2006 4:55 pm

Mensagem por zumbrax »

Boas,


Deixo aqui o site,

http://www.prosargosteam.com/Catalogo/C ... px?Prod=54

é a ultima que aparece no catalogo, mas de 5 mts, o P.V.P. está a 115€ saquei a 80,00€, dá um olhinho no tópico de pesca á boia tens lá umas dicas, começa com aquela base a dps vais personalizando as montagens ao teu gosto.

http://www.pescador.online.pt/livre/viewtopic.php?t=702

O teu problema nos lançamentos é que a tua cana não o permite fazer esta tem uma acção de 80-120 gr para além da sensibilidade que adquires com este material, podes sempre trabalhar com boias mais pesadas, esta é uma cana de elevação testada para levantar 4 Kgs em seco, tem uma ferragem espectacular, assim que a boia desce, dás um toque e é certeiro, isto pela sua construção toda ela feita em C4 reforçado, passadores em titanium, blá blá blá......

Um truque, matém sempre a linha o mais esticada possivél assim todos os toques notam-se mais "activos" e na ferragem melhor. :wink:

Defeitos a meu ver neste modelo, desequilibrio entre a pega e a ponteira, depois de esticada tem mais peso á frente do que atrás o que torna a pesca mais cansativa para o pulso, e podia ter o porta carreto mais a cima uns 15 cm, mas isso já vai da altura do individuo etc... e coisa e tal.

Quanto ao carreto, experimentei um com rátio 6:2.1, é bastante satisfatório, pq neste pesca necessita-se de um carreto com muita recuperação para retirar as boias das pedras muito rápidamente, para não prender, o que ajuda nas ferragens também, mas ao mesmo tempo um de tamanha pequeno e o mais leve possivel, pois nesta pesca a cana está sempre na mão.

Se precisares de mais alguma dica, é só dizeres. Já agora és de que zona?

Cumps.
J.M.[/url]
quicksilva
Mensagens: 58
Registado: sexta jun 23, 2006 2:49 pm

Mensagem por quicksilva »

Tou a ver que pescar à boia p/ ti, é canja!...eh!eh!
Deves trazer sempre qq coisa na grade!

Acho que a minha cana faz jus ao "barato sai caro". Pois já experimentei a madre c/ 0.28, julgando melhorar a saída da linha criando menos atrito nas passadeiras, mas as melhoras foram residuais.

Vou "conhecer" a menina Prosargos, sacar da calculadeira e ver se é este mês...

Respondendo à tua pergunta, sou de Linda-a-Velha, concelho de Oeiras. Conheces? Tu és da margem sul, certo? Pescas sempre desse lado?

Obrigado pelas dicas

Quicksilva
zumbrax
Mensagens: 819
Registado: segunda jul 24, 2006 4:55 pm

Mensagem por zumbrax »

Boas,

Sou da margem sul , mas trabalho em lisboa foi onde adquiri essa cana onde actualmente compro todo ou quase todo o material de pesca, fica perto da calçada de carriche.

Acerca da linha, habitua-te a pescar com linhas finas e verás resultados, ao principio faz confusão pela resistência da linha mas dps de estares habituado torna-se mais vantajoso, eu utilizo actualmente um 0.20 no carreto e empate a 0.18, mas por vezes utilizo 0.18 no carreto e 0.14 no empate, mas depende muito das circunstâncias, até agora o melhor que podes fazer é começares pelo "basico" tipo estralho directo do carreto.

Olha por muito que possa aqui ilucidar nunca terás uma experiência concreta do que estou a falar, aparece do lado de cá um fim de semana, para irmos fazer uns lançamentos, fica o convite. Conheço aqui uns pesqueiros mas o tempo agora começa a ficar bera para este tipo de pesca, se tiveres interessado combina-mos isso.


P.S. Nem sempre que vou á pesca apanho, mas é raro ir e não apanhar nada, de vez em quando faz-nos bem, para percebermos onde estamos a errar.


Cumps.
J.M.
quicksilva
Mensagens: 58
Registado: sexta jun 23, 2006 2:49 pm

Mensagem por quicksilva »

Epá, ía de boa vontade fazer uma pescaria por esses lados.
Mas de momento estou "mulheródependente"(eheh)...
Fiquei s/ carro e p/ pescar mais longe tou dependente do boguinhas da minha Maria. E já se sabe...mulher tem sempre agenda cheia...as compras, trabalha ao sábado, o ginásio, etc, etc, etc...
Mas qd as coisas melhorarem, gostarei de fazer aí uns lançamentos e acima de tudo conhecer mais um companheiro.

Quicksilva
Responder