Página 1 de 3
Chumbadinha
Enviado: domingo nov 21, 2010 2:17 pm
por dogrulez
Boas.
Será que me podiam dizer qual o diametro das linhas e gramagem das chumbadas mais apropriadas e usadas para a Chumbadinha em S. Jacinto ( 3ª Idade) ???
O meu carreto e um Shimano Catana 4000 FA e a minha cana e uma Active strong da PROSARGOS TEAM " especial chumbadinha " com accao de ponteira 80-150 gr e tem 3mt e meio.
Boas pescarias, obrigado.
Re: Chumbadinha
Enviado: segunda nov 22, 2010 11:36 am
por rubenj
Normalmente a acção da cana corresponde ás gramas que devemos utilizar para melhor performance da cana, ou seja para a sua 80g...mas eu já não considero isso chumbadinhas, talvez com 40g ou 60g possa conseguir bons resultados, mas como não conheço a cana não posso dar certezas.
Se for uma zona de muita pedra e para evitar prisões olivas (furadas) seja a melhor opção.
Re: Chumbadinha
Enviado: segunda nov 22, 2010 12:14 pm
por Paulo
Já várias vezes isto foi falado aqui no fórum mas cá vai mais uma vez.
Esse tipo de pesca para mim é uma pesca ao fundo ligeira.
Chumbadinha é feita com pesos no máximo até 15gr (e já é um exagero). O Pessoal do norte é que costuma chamar a essa pesca chumbadinha. Uma cana de chumbadinha na pratica (para mim novamente) é uma cana de bóia que seja relativamente rápida. Essa cana é boa para a tal chumbadinha que fazem aí nesses locais. Se é de 80-150, a acção ideal normalmente encontra-se no meio do intervalo.
Para saberes e leres mais cerca da chumbadinha e das suas 2 variantes, em baixo tens os "Tópicos Similares", dá uma vista de olhos neles.

Re: Chumbadinha
Enviado: segunda nov 22, 2010 6:07 pm
por dogrulez
Boas.
O que me interessava mesmo era saber qual o diametro da linha utilizada para o tal " fundo ligeiro " ...

Re: Chumbadinha
Enviado: segunda nov 22, 2010 6:32 pm
por Paulo
Com o carreto que tens no máximo um 0,30. E mesmo assim já ficas com pouco fio.
Apesar que eu com esse carreto nunca pescava com chumbadas com mais de 20/30 gramas.

Re: Chumbadinha
Enviado: segunda nov 22, 2010 6:58 pm
por Panca
paulo Escreveu:Com o carreto que tens no máximo um 0,30. E mesmo assim já ficas com pouco fio.
Apesar que eu com esse carreto nunca pescava com chumbadas com mais de 20/30 gramas.

Com pouco fio ??? quantos metros precisas para pescar chumbadinha e quanto às chumbadas só 20/30gr porquê é assim tão mau este carreto?
Abraço
Re: Chumbadinha
Enviado: segunda nov 22, 2010 7:41 pm
por dogrulez
Mas eu gosto deste carreto. Ate e bom... E se for um multifilamento que tambem sirva para pesca a boia??? Digam me os mm.
Re: Chumbadinha
Enviado: segunda nov 22, 2010 7:57 pm
por Paulo
Panca Escreveu:paulo Escreveu:Com o carreto que tens no máximo um 0,30. E mesmo assim já ficas com pouco fio.
Apesar que eu com esse carreto nunca pescava com chumbadas com mais de 20/30 gramas.

Com pouco fio ??? quantos metros precisas para pescar chumbadinha e quanto às chumbadas só 20/30gr porquê é assim tão mau este carreto?
Abraço
Este carretos são pequenos, sei disso porque tenho vários 4000 da Shimano, na melhor das hipóteses de 0,35 levam 130 metros. Depois não faço as contas a quantos metros é que preciso para pescar, mas quantos metros é que posso perder de cada vez que tenho prisões, basta em 2 vezes perder 50 metros para ter de arrumar e ir para casa. Claro que estou a assumir as tais chumbadinhas que usam pelos locais indicados, porque com a montagem que uso na minha chumbadinha numa prisão no máximo perco meia dúzia de metros. De qualquer forma neste caso (chumbadinha que eu faço) o diâmetro de fio também não deve ser maior que 0.30 para não pegar tanto no vento e na maré.
Para mim os 4000 são bons para bóia, chumbadinha (da que eu faço) ou spinning. Agora para pescar ao fundo, com pesos maiores não aconselho, mas se quiserem podem pescar à vontade com 60/80/100grs eu com os meus é que não pesco.

Porque pelo tamanho deles nunca os poderei considerar carretos de meio-fundo e é disso que para mim se trata nessa chumbadinha com mais de 20gr.
Acerca das chumbadas 20/30 não disse que era mau, disse que não pescava com pesos maiores que esses (ou seja
para mim o limite do carreto está por aí).
Abraço.