Pesca à fataça

Discussão Geral. Pesca em rios, barragens e outras águas interiores.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pesca à fataça"
na nova versão do site.

puik
Mensagens: 3
Registado: sexta set 03, 2010 5:32 pm

Re: Pesca à fataça

Mensagem por puik »

Viva a todos.Eu conheço a loja do Alpalhão,aliás durante vários anos que eu vinha de férias para Martinchel ,terra da minha MÃE era lá que eu ia sempre comprar material e conversei várias x com ele principalmente do Achigã . Bom então é assim,já me estreei a pesca da fataça ;) .No Sabado á tardinha fui até rio de moinhos para mais uma tentativa de pescar umas fataças pela 1ª vez.O Tejo tinha baixado ai um metro á vontade e estava com uma corrente forte,mas lá dei com um local onda a corrente é quase nula ,um local recatado onde inclusivé está um barco .Pois bem e foram 3 fataças :) :) , duas com 30 cm e uma com um pouco mais .Foram todas pescadas com a técnica de fundo com bailarina (acho k é assim que se chama) e com minhoca do mar ,e com engodo claro.Posso vos dizer que estavam uns tipos um pouco afastados a pescar á bóia e népias ,nada de toques sequer .A fataça torna-se um peixe engraçado de tirar já que dá um pouco de luta e fiquei a pensar se um dia me tocar uma das maiorzitas o fascinante que deve ser ;) .Quero ver se lá vou pelo menos mais uma vez esta semana e daqui a uns tempos vou tentar o tal Lucio-perca que dizem que tb abunda por aki.Abraço
Perca
Mensagens: 7
Registado: quinta jul 22, 2010 5:40 pm

Re: Pesca à fataça

Mensagem por Perca »

muito bem! boia de agua mais borboleta com ganso! olha resultado: :fishcool:
Anexos
55555555.jpg
MarcoPombo
Mensagens: 49
Registado: segunda set 20, 2010 11:48 pm

Re: Pesca à fataça

Mensagem por MarcoPombo »

Tive no areal de rio de moinhos na passada sexta-feira com o meu pai e um amigo das sete da manha á uma da tarde ao corrico e com uma cana ao fundo, dois tres fui o unico que apanhei (talvez por ser maçarico :hahaha: ) um em cada sistema, de resto nem ve-los, uns metros a juzante (para quem conhece a zona), nas pedras outro amigo nosso à boia, apanhou dez.
Avatar do Utilizador
filiperusso
Mensagens: 16
Registado: segunda mai 23, 2011 12:48 am

Re: Pesca à fataça

Mensagem por filiperusso »

MarcoPombo Escreveu:Tive no areal de rio de moinhos na passada sexta-feira com o meu pai e um amigo das sete da manha á uma da tarde ao corrico e com uma cana ao fundo, dois tres fui o unico que apanhei (talvez por ser maçarico :hahaha: ) um em cada sistema, de resto nem ve-los, uns metros a juzante (para quem conhece a zona), nas pedras outro amigo nosso à boia, apanhou dez.
Boas quando falam em rio de moinhos estão a falar daquela aldeia que pertence ao concelho de penafiel??
Avatar do Utilizador
Rider
Utilizador Regular
Mensagens: 3331
Registado: quinta set 16, 2010 5:06 pm

Re: Pesca à fataça

Mensagem por Rider »

Boas quando falam em rio de moinhos estão a falar daquela aldeia que pertence ao concelho de penafiel??
Não, o Rio Moinhos que falam pertence ao concelho de Abrantes ( Ribatejo)
Avatar do Utilizador
filiperusso
Mensagens: 16
Registado: segunda mai 23, 2011 12:48 am

Re: Pesca à fataça

Mensagem por filiperusso »

Obrigado,

É que se fosse o que falava eu era aqui perto e sempre me podiam ensinar umas coisitas xD
MarcoPombo
Mensagens: 49
Registado: segunda set 20, 2010 11:48 pm

Re: Pesca à fataça

Mensagem por MarcoPombo »

Biri Escreveu: Outra técnica mais assassina( mas nem sempre mais eficaz) é colocares uma bóia no fio e uma fateixa com um chumbo a uns 5cm acima, e colocares uma bola de engodo na bola de chumbo e esperares que a bóia comece a dar sinal e puxas como se tivesses uma picada, todas as fatáças que apanhares vêem pela boca (ou não, depende de como elas estão a comer na altura).
Caro amigo cuidado que essa técnica além de ser um pouco mais assassina é muito ilegal (chama-se a essa técnica a pesca por arrepio) isso pode lhe acartar algumas chatices.
Avatar do Utilizador
cable-man
Mensagens: 90
Registado: quinta jul 30, 2009 12:47 pm

Re: Pesca à fataça

Mensagem por cable-man »

Biri Escreveu: ...
Eu só costumo pescar com uma bóia de 0.30g ou 0.50g com uma baixada de 0.14 directa ou com um empate .12 e com um anzol 14 ou 16 iscado apenas com 2 asticôts. Utilizo é engodo das carpas bastante duro pois calibro as baixadas para o isco assentar bem no fundo. E engodo frequentemente para manter o peixe no pesqueiro e interessado em comer.
...
Explica la melhor esta tecnica que nao percebi.

pescas com boia de 0,5g, com o isco no fundo?
a boia fica submersa ou metes estralhos de maneira a boia ficar a flutuar, mas o isco chegar ao fundo?

é que nao perebi, e tambem me estou a iniciar nestes peixes.
Responder