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Alerta-Shimano´s Super e Ultegra´s

Enviado: quarta jul 28, 2010 2:11 pm
por FILIPEPC
Boa tarde. Este tópico é só mesmo para avisar os utilizadores deste carrete e restantes Ultegras do seguinte.
A continuidade dos ultegras leva-nos a que possamos em alguns casos trocar as bobines de uns para outros como acontece no caso do xt. xsa e Super, mas quando se trocar o Super com os demais e vice versa deve-se trocar também a tampa do drag, e não somente a bobine, pois a bobine do Super é ligeiramente mais grossa, e já aconteceram casos de se partir a mola interior que estes têm, logo sem complicar, sempre que trocare, troquem tudo- bobine+tampa dde drag. Cumprimentos a todos os utilizadores desta máquina.

Re: Alerta-Shimano´s Super e Ultegra´s

Enviado: quarta jul 28, 2010 4:47 pm
por nando_g80
Boas! Sempre apreender! Obrigado pela a dica!

Re: Alerta-Shimano´s Super e Ultegra´s

Enviado: segunda ago 02, 2010 10:44 am
por Paulo
Filipe epá, estive a medir (bobines e drags) e não encontro nenhuma diferença entre os meus XSA e Super XSA. :huuum:

Em relação aos XT isso há diferença, agora entre os outros não encontro, será que saiu alguma série com diferenças nos drags? :hummm:

Re: Alerta-Shimano´s Super e Ultegra´s

Enviado: segunda ago 02, 2010 11:10 am
por FILIPEPC
Não sei, mas posso confirmar isso questionando o meu colega sobre o assunto, não vá ser má intrepertação minha, o que pode ter sido e as diferenças serem somente as que dizes. No entanto é importante que exista cuidado, pois as bobines ao entrarem umas nas outras, podem induzir em erro.

Re: Alerta-Shimano´s Super e Ultegra´s

Enviado: segunda ago 02, 2010 7:00 pm
por FILIPEPC
Após questioná-lo e com telefonema para a Normark, a tua ideia Paulo está correcta, logo os xt, trocam a tampa, e os xsa não necessitam.
Fica outra informação que muitos não sabem, o drag que anunciam, é de 15 kilos.

Re: Alerta-Shimano´s Super e Ultegra´s

Enviado: segunda ago 02, 2010 8:21 pm
por FILIPEPC
Boss, existe cá no sítio algum glossário dos iscos, com toda a informação precisa? se não há em que secção faria mais sentido? Abraço.

Re: Alerta-Shimano´s Super e Ultegra´s

Enviado: segunda ago 02, 2010 9:52 pm
por psoeiro
FILIPEPC Escreveu:o drag que anunciam, é de 15 kilos.
Boas!

Querendo eu aprender mais alguma coisita... o que é o drag? E qual a sua função?

Abraço

Re: Alerta-Shimano´s Super e Ultegra´s

Enviado: segunda ago 02, 2010 10:11 pm
por FILIPEPC
Boas. O drag funciona como um travão, que pode estar muito aberto, semi aberto, ou fechado. Existem bastantes teorias, mas o essencial é perceberes que serve como definidor do valor de ruptura/força que ele aguentará em esforço. Deixo-te no entanto algumas teorias e explicações dos meus arquivos(das tais horas que passo com insónias a ler, algo que gosto imenso).

1-Segundo os entendidos e conforme eu tenho visto nalgums programas do canal caça e pesca,sobretudo na pesca de grandes peixes,o drag deve ser sempre ajustado comforme a carga de ruptura do fio utilizado, neste caso o mais fraco que é o fio do estralho.
Resumindo: se a carga do fio for por ex. de 12 Kg o drag de ser regulado para funcionar sempre com uma força inferior de por ex.10 ou 9Kg
Assim evita que o peixe ao dar um puxão de força superior à resistencia do fio este parta,e neste caso o drag regulado para uma força de 10 ou 9Kg é mais que suficiente para ferrar qualquer peixe.
O drag pode ser regulado utilizando um peso(com o peso pretendido,neste caso os 9 ou 10 Kg) preso na ponta do fio a fazer força,indo desapertando até que este comece a funcionar.

2-Neste ponto as opiniões divergem, na pesca grossa o leader (Estralho) é mais grosso do que a linha principal. O força do drag é ajustada consoante a especie que se pretende capturar podendo variar entre 1/2 e 1/3 da linha principal, se pescar com 30lb posso ter de ajustar a força a 10LB.

Existem varias razões para que isso aconteça:

- um atum de 5kg que ataque uma amostra a 35-45km hora faz uma força brutal (força depende do peso e velocidade do impacto), o drag tem que aguentar o 1ª impacto.
- ao funcionar o Drag aquece, e à medida que aquece para funcionar precisa mais força, um drag regulado a 20LB, depois de algum tempo a libertar linha, necessita de uma força de 25, 28 e a ruptura pode acontecer devido ao aquecimento.
- os nós a exposição ao sol e a utilização da linha reduzem a resistência da linha.
No jigging o drag é usado quase fechado, caso contrário o peixe vai contra as rochas do fundo e ao roçar rebenta com tudo, um Mero pode entocar e depois ninguém o tira.
De qualquer forma e no que diz respeito a corvinas perdi 1 na semana passada que rebentou o estralho junto ao anzol com fio 0,50, o drag estava a funcionar e a corvina ferrada, parei o Drag para evitar que a corvina afundasse, e ela cortou-me o estralho. Neste ponto não existe uma regra única depende do Local e da Espécie...e até da técnica (no corrico o Drag deve ir mais aberto).

Abraço.