apanha de berbigão

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"apanha de berbigão"
na nova versão do site.

joao brito
Mensagens: 10
Registado: domingo nov 04, 2007 10:54 pm

apanha de berbigão

Mensagem por joao brito »

gostava que alguem me explica-se se para apanhar BERBIGÃO é perciso licença,e se for perciso que licença é que tiro.obrigado :boia:
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: apanha de berbigão

Mensagem por Paulo »

Se apanhar "à mão" e respeitar os limites diários, não necessita de licença (apanha lúdica).

Se utilizar algum utensílio (que seja legal utilizar na pesca lúdica) tem de ter a licença de pesca apeada.
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: apanha de berbigão

Mensagem por Ramiro »

Exactamente como disse o Paulo.

Tenho um amigo que no ano passado levou com uma de 600 oiros por ser teimoso e usar uma ferramenta na apanha. :119:
Ainda hoje lhe faz «dores». #-o
joaquimclemente
Mensagens: 4
Registado: segunda mar 26, 2012 1:37 pm

Re: apanha de berbigão

Mensagem por joaquimclemente »

A licença da pesca apeada a que se referem é a mesma que dá para pescar com cana? É que de vez em quando ia apnhar alguns com ancinho(acho que é assim que se chama) ao fim de semana para depois fazer um petisco, mas desde que saiu esta lei nunca mais fui por desconhecer o que era preciso. Li a portaria, mas está tão confusa que fiquei na mesma, hehe
Desculpem lá a maçada, um abraço a todos (as)
joaquimclemente
Mensagens: 4
Registado: segunda mar 26, 2012 1:37 pm

Re: apanha de berbigão

Mensagem por joaquimclemente »

Bem, enquanto aguardo a resposta, vou aceitar uma sugestão que me fizeram na apresentação. A minha pesca favorita é de mar, com cana e boia. Extritamente ludica e infelizmente muito pouco regular por falta de tempo. Estar junto ao mar ajuda a relaxar do stress do dia-a-dia e só por isso já vale a pena. No interior já fiz pesca semelhante à carpa e achigã, neste ultimo com amostra e isco vivo ((enquanto foi permitido). E pronto, já me situei quanto às minhas poucas atividades piscatórias.
Boas pescarias e se alguem me conseguir responder agradecia.
Avatar do Utilizador
drpauloalmeida
Mensagens: 1066
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Re: apanha de berbigão

Mensagem por drpauloalmeida »

boas,

este assunto tem vindo a ser discutido ao longo do tempo. Não lhe sei dizer se as portarias de 2009 ainda são as vigentes mas dê uma vista de olhos nestes tópicos, concerteza ajudarão.

http://www.pescador.com.pt/livre/viewtopic.php?t=6540

http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... 7&start=48

http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... 144%2F2009
joaquimclemente Escreveu:Bem, enquanto aguardo a resposta, vou aceitar uma sugestão que me fizeram na apresentação. A minha pesca favorita é de mar, com cana e boia. Extritamente ludica e infelizmente muito pouco regular por falta de tempo. Estar junto ao mar ajuda a relaxar do stress do dia-a-dia e só por isso já vale a pena. No interior já fiz pesca semelhante à carpa e achigã, neste ultimo com amostra e isco vivo ((enquanto foi permitido). E pronto, já me situei quanto às minhas poucas atividades piscatórias.
Boas pescarias e se alguem me conseguir responder agradecia.
Acredite, só o contacto com o mar já vale a pena assim como o convivio se tivermos companhia, o peixe vem por acréscimo! :fixe:

abraço e disponha sempre
joaquimclemente
Mensagens: 4
Registado: segunda mar 26, 2012 1:37 pm

Re: apanha de berbigão

Mensagem por joaquimclemente »

Obrigado drpauloalmeida pela resposta. Pelo que pude ver, o chamado anchinho é só para quem tiver licença de mariscador? Lá se vão algumas tardes de petisco, hehe
Essa licença deve ser muito dispendiosa para quem ia uma ou duas vezes por ano. Mais vale comprar o artigo, mas não vai ser igual, porque a graça estava na forma como corria o dia. Levantar cedo, ir ao mar, apanhar o bicho e depois á tardinha um petisco em familia. Vou ter de arranjar outro passatempo, que pode voltar a ser a pesca de cana (mas convem deixar o petisco preparado que o peixe é mais incerto)
Saudações
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: apanha de berbigão

Mensagem por Joao Rodrigues »

Amigo, a licença de pesca apeada nacional (custa 12€) permite pescar com cana e apanhar bivalves à mão ou com ancinho.

E por este preço o meu Amigo não vai deixar de:
joaquimclemente Escreveu:... Levantar cedo, ir ao mar, apanhar o bicho e depois á tardinha um petisco em familia....
porque é isto que sabe bem :fixe:

João Rodrigues
Responder