Pescaria Barragem em Tramagal

Fotos e descrições de pescarias.
Uma secção boa para aumentar ou baixar o ego.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pescaria Barragem em Tramagal"
na nova versão do site.

Rafa07
Mensagens: 11
Registado: quinta jun 10, 2010 8:20 pm

Pescaria Barragem em Tramagal

Mensagem por Rafa07 »

Boas pessoal, este aqui é o meu primeiro post.
o meu nome é João Rafael e há imensos anos que vou a pesca, comecei por pescar pimpões em barragens e barbos no tejo depois pescava exclusivamente carpas, sempre segui a máxima de capturar e largar, a alguns anos comecei a dedicar a pesca de achigãs e desde desses tempos que a unica pesca que faço é a este fantástico predador, a alguns anos um primo do meu pai construiu uma barragem pequenina e coube-nos a nós popular-mo-la com peixes, organizei um concurso na minha rua numa barragem grande e nesse dia capturarmos cerca de 100 carpas todas de elevadas dimensões( as mais pequenas fora devolvidas, mesmo com a medida mínima) carpas normais e 3 carpas espelhadas, passado um ano as carpas já faziam criação, então começamos por capturar achigãs, todos os dias íamos a pesca e enchemos a barragem com bastantes achigãs.
Passado 4 anos(actualmente) comecei este ano a testar a pesca nessa barragem, logo após ao final da desova fui la uma hora ao final do dia e capturei este achigã:
[IMG=http://img257.imageshack.us/img257/7763/imagem0168.jpg][/IMG]

Uploaded with ImageShack.us

antes de ontem fui la dar um salto para testar o meu antigo material de pesca a francesa e em hora e meia pesquei 3 carpas todas de 50cm para cima! fiquei bastante espantado não só pelo tamanho mas pela luta que deram, não tinha bateria no telemóvel:( mas prometo mais tarde por aqui umas fotos:P) e ainda morderam 2 que me partiram o fio(já com anos-.-).
hoje fui la de manha com o meu primo para o ensinar a pesca do achigã, logo ao inicio a maior carpa que ja vi rebentou-me com o fio da cana, pensei; bem isto hoje promete, mas no fim apenas apanhei uma carpa com 25cm e totalmente prateada, enquanto isso o meu primo passou a manha toda a lançar a amostra e no final decidimos trocar um bocado, ao segundo lançamento apanho um achigã com 24cm fêmea pós desova, e ainda deu tempo pra ter um ataque numa popper mas o gajo desferrou-se quando o estava a puxar.
[IMG=http://img641.imageshack.us/img641/4615/imagem0176q.jpg][/IMG]

Uploaded with ImageShack.us

agora tenho uma pergunta, nas 3 carpas que pesquei no sábado todas elas tinham uma risca a meio do corpo como a dos achigãs e a carpa hoje era completamente prateada, quais são os tipos de carpas existentes afinal?
2º alguém sabe como acabar com a praga das percas?
alguém soltou la algumas percas e hoje fiquei espantado pois como não tinha posto la nenhuma perca estava descansado quanto a essa praga,mas vi la 2 adultas na área de caça dos achigãs,e ainda apanhei uma pequenina a mão, espero que se adicionar mais alguns achigãs eles dêem cabo delas enquanto são poucas.
rui valerio
Mensagens: 899
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Re: Pescaria Barragem em Tramagal

Mensagem por rui valerio »

Parabéns... Tramagal ui ui ui !

Olha em relação às percas, elas pertencem à cadeia alimentar dos achigãs, portanto a inter-relação entre as duas espécies vai equilibrar as populações, aumento de achigãs diminuição de percas, diminuição de percas, aumento de achigã.
Diverte-te nesse pesqueiro, quanto às carpas, tens que tirar umas fotos para vermos, podem ser vários os factores que alteram o fenótipo de algumas espécies... marca aí uma pescaria... e umas cervejolas, e pode ser que vá aí visitar o meu amigo Costa! :join: :ko:
Rafa07
Mensagens: 11
Registado: quinta jun 10, 2010 8:20 pm

Re: Pescaria Barragem em Tramagal

Mensagem por Rafa07 »

bem hoje entre as 7 e meia e as 9 fui a pesca ao achigã numa outra barragem aqui perto onde ja não tirava peixes a bastante tempo, e aqueles que tirava tinham menos de 20 cm, fui la com o meu irmao e numa hora e meia apanhei 5 peixes e ele apanhou 1 =P, mal chegamos la, ao segundo lançamento consegui tirar um com 21cm mas mt magrinho, depois as 8 e 15 apanhei um segundo e tive outro que me escapou ja perto da margem quando eu o ia agarrar, ao 1 quarto pras 9 o meu irmão foi para uma parte onde o ano passado tiramos 1 de 30 cm e ao primeiro lançamento com uma amostra de superfície apanhou um, foi excelente, então fui la por-me mesmo ao lado dele e a pescar os 2 pra mesma zona, eu com uma medalha e ele com uma de superfície, ao meu segundo lançamento apanhei outro, no outro lançamento mais 1, dps lancei e não saiu nada e no outro pimba o maior peixe do dia com 24 cm(ui como eu me contento com pouco-.-), fizemos mais uns lançamentos e viemos embora e foi assim que aproveitamos o nascer da lua para matar o vicio.


todos os peixes foram recolocados noutra barragem, como já referi anteriormente

5 peixes com uma medalha
1 peixe com uma amostra de superfície

Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Avatar do Utilizador
Biri
Mensagens: 112
Registado: sexta out 23, 2009 2:59 pm

Re: Pescaria Barragem em Tramagal

Mensagem por Biri »

Boa noite,

Caro Rafa tens andado a dar bem nos verdinhos, mas tens barragens melhores no concelho de Abrantes e com peixes maiores, como por exemplo a barragem do pouchão que tem dado uns peixes valentes com vinil, uma barragem perto do pego que eu agora não me lembro do nome e um pouco mais fora podes ir à pracana que dá sempre uns valentes verdinhos, só tens é o problema das margens serem muito inclinadas e os acessos serem poucos.

Já agora repara na carpa que um colega capturou na segunda feira dia 14 de junho na barragem de sta Margarida aí mesmo ao pé da tua porta.

Eu sou de Abrantes e embora só costume ir a casa ao fim de semana se quiseres podemos combinar uma pescaria em qualquer lado, ou no tejo ou no açude de sta margarida.

um abraço

Filipe Clemente
Anexos
pesava bem perto dos 5kg capturada à francesa
pesava bem perto dos 5kg capturada à francesa
Rafa07
Mensagens: 11
Registado: quinta jun 10, 2010 8:20 pm

Re: Pescaria Barragem em Tramagal

Mensagem por Rafa07 »

Biri Escreveu:Boa noite,

Caro Rafa tens andado a dar bem nos verdinhos, mas tens barragens melhores no concelho de Abrantes e com peixes maiores, como por exemplo a barragem do pouchão que tem dado uns peixes valentes com vinil, uma barragem perto do pego que eu agora não me lembro do nome e um pouco mais fora podes ir à pracana que dá sempre uns valentes verdinhos, só tens é o problema das margens serem muito inclinadas e os acessos serem poucos.

Já agora repara na carpa que um colega capturou na segunda feira dia 14 de junho na barragem de sta Margarida aí mesmo ao pé da tua porta.

Eu sou de Abrantes e embora só costume ir a casa ao fim de semana se quiseres podemos combinar uma pescaria em qualquer lado, ou no tejo ou no açude de sta margarida.

um abraço

Filipe Clemente
bem vou começar pelo fim, essa carpa tem mesmo bom aspecto mas nunca tinha pescado la, e quando la fui foi num concurso e quase ninguem apanhou carpas, eu nao gosto muito de ir pescar para o tejo, quando ia la era pra apanhar barbos mas nem mesmo assim o tejo me atraiu muito, a barragem onde apanhei estes achigãs é boa porque uso-a como campo de treino pois é relativamente perto de minha casa, mas as vezes vou a outros lugares, pena os achigãs não serem um peixe tão resistente e durante o transporte não se aguentam la muito bem, visto que maior parte dos achigas que pesco são para passar la pra outra barragem.
que outras zonas são boas para as carpas aqui perto? essas 2 barragens ja ouvi falar mas nunca la fui exprimentar, tenho de procurar um dia no google maps
Avatar do Utilizador
Biri
Mensagens: 112
Registado: sexta out 23, 2009 2:59 pm

Re: Pescaria Barragem em Tramagal

Mensagem por Biri »

Bom dia,

a barragem do pouchão fica na estrada que vai da barca do pego para os valhascos, tens de entrar por um caminho à esquerda depois de uma ponte que há a seguir à que passa por cima da A23, o caminho não está muito mau mas é melhor teres cuidado.
O açude de Sta Margarida fica mesmo dentro de sta margarida, tens de tirar a licença da concessão de pesca ou na Junta de freguesia de sta margarida ou nos bombeiros, eu costumo tirar sempre nos bombeiros porque eles estão lá sempre. Quando vou com os meus colegas a esta barragem é normal tirar sempre de 20kg para cima em 4h de pesca, o meu record está em perto de 40kg, mas temos de estar lá sozinhos, pois em concursos já não é bem assim.

Se quiseres combinar kk coisa um dia destes diz por MP que eu assim recebo no mail.

um abraço
Filipe Clemente
Rafa07
Mensagens: 11
Registado: quinta jun 10, 2010 8:20 pm

Re: Pescaria Barragem em Tramagal

Mensagem por Rafa07 »

eu sei onde ficam ambas, do pouchão ja me indicaram agora e neste momento estou a estagiar a 10 minutos de la^^
em santa margarida tens de falar com os bombeiros, e paga-se 1 euro e meio não é? eu fui la num concurso a pouco tempo mas nao tenho equipamentos para carpas, apenas tenho cana boia fio chumbos e anzol, tudo ja com alguns aninhos, o pessoal pra la levou tudo de topo com canas mt maiores que as minhas, nem deu ipotese
Avatar do Utilizador
Biri
Mensagens: 112
Registado: sexta out 23, 2009 2:59 pm

Re: Pescaria Barragem em Tramagal

Mensagem por Biri »

boa noite, é bem verdade que o açude está cheio de peixe mas se não levares uma cana com no mínimo 9,5m não te safas! Eh eh eu em concurso pesco com 13 e as coisas nesses dias não são fáceis, é muita confusão e muito barulho e o peixe desconfia mais! Mas num concurso que um colega meu foi no inverno passado apanharam lá uma bicha com 7,100kg! Eh eh claro que ganhou! :join:

Agora se estás virado para os predadores pq não tentas às lúcio-percas no tejo? :boia: Tem-se capturado alguns exemplares de respeito com vinis! Tenta e diz kk ao pessoal que essa espécie é recente e pouco conhecida na nossa zona!

Um abraço
Filipe clemente
Responder