Multi PowerPro

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Multi PowerPro"
na nova versão do site.

joaorico
Mensagens: 50
Registado: terça jun 27, 2006 2:15 pm

Multi PowerPro

Mensagem por joaorico »

Amigos,



Tenho aqui uma duvida que pretendia ver esclarecida. Os Multi de 20lbs e 30lbs da PowerPro equivalem a que diametro no nosso sistema?


Agradecido,


João Rico
Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Mensagem por aranha »

PENSO que o de

20ls corresponde ao 9Kg
30ls corresponde ao 13,6Kg
zumbrax
Mensagens: 819
Registado: segunda jul 24, 2006 4:55 pm

Mensagem por zumbrax »

Boas,


http://www.universal.pt/site/medidas/conv_peso.htm

só uma questão, quer saber o diametro através do peso???

Cumps.
J.M.
joaorico
Mensagens: 50
Registado: terça jun 27, 2006 2:15 pm

Mensagem por joaorico »

Mas o que eu pretendia mesmo era o diametro em milimetros.

Mas passo a explicar o porquê da minha pergunta...


Eu tenho um carreto Shimano Stradic 4000 e nas duas bobines que são iguais diz que leva 260m de 0.25 , 180m de 0.30 e 100m de 0.40. Ora eu pensava que o PowerPro de 20lbs (300 jardas ou 270m) correspondia a um diametro de 0.23, no entanto quando o pus no carreto acho que só metade é que consegui pôr, assim o 20lbs não deve corresponder ao 0.23 e nem o 30lbs ao 0.28.
Ou estou errado? Será que existe algum outro multi que com diametro mais pequeno mantenha a mesma capacidade destes dois?
Pretendia usar o carreto no Spining e Caceia.


Outra questão é a de o carreto não enrolar uniformemente e na zona mais baixa da bobine fazer assim como uma barriga. Isso tem resolução?


Abraço a todos,


João Rico
zumbrax
Mensagens: 819
Registado: segunda jul 24, 2006 4:55 pm

Mensagem por zumbrax »

Boas,


Amigo, gostava de o ajudar mas só me posso pronunciar na questão do carreto não enrolar bem em baixo, acho que isso tem mesmo a ver com a construção do mesmo ou com monofilamento enrola bem ? é que se também não enrolar veja as carateristicas do mesmo e repare se diz alguma coisa a ver com a distribuição uniforme da linha. Caso contrário dentro do carreto tem uma engrenagem que faz o veio subir pode estar com um ou dois dentes danificados e não eleva a bobine ao topo, não sente nenhum resalto no trabalhar?

Acerca das libras jardas, etc... não percebo uma coisa o americanos atribuiem ao diamentro da linhas Lbs? é que libras é uma unidade de peso e não de comprimento, não tem mais valores nenhuns na bobine tirando esses? verifique se diz algo relacionado com Yards (yds) tal como Libras (Lbs).

yards = a comprimento
Lbs = a peso/resistência

Cumps.
J.M.
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Essa questão das libras é como diz o Zumbrax e isso não tem a ver com a espessura, que pode variar. No nosso mercado podemos observar o mesmo, em que para a mesma espessura, linhas diferentes podem ter resistências diferentes.
Quanto ao carreto, pode efectivamente ser algum defeito do mesmo. No entanto, existem alguns carretos que fazem um enrolamento ligeiramento cónico de forma a optimizar o lançamento, mas não parece ser o caso já que dizes que faz uma barriga.
E porque queres um multifilamento tão grosso para corricar? Especialmente no spinning, quanto mais grosso menos lanças.
joaorico
Mensagens: 50
Registado: terça jun 27, 2006 2:15 pm

Mensagem por joaorico »

Antes de mais quero agradecer os posts colocados pelo Aranha, Zumbrax e Mestre Ramiro.


Quanto ao carreto acho que ficou melhor tirando uma anilha dentro do carreto, para colocar mais fico no topo da bobine.
E porque queres um multifilamento tão grosso para corricar? Especialmente no spinning, quanto mais grosso menos lanças.

E qual o diametro e marca que o mestre Ramiro aconselhava para o corrico/spinning aqui em Peniche?



Abraço,


João Rico
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

O fio que uso para "spinar", apesar de não ser uma pesca muito praticada por mim, é o Whiplash Pro da Berkley, na espessura de 0,18.
E muitos dos "spinadores" aqui da zona usam multifilamentos finos (até mais finos que 0,18 ), já que a resistência destes fios é muito grande e as canas usadas para o efeito serem muito ligeiras e terem um bom poder de amortecimento. Claro que depois de ferrar um bicho de peso, o que se pede é muita calminha e caldos de galinha.
O fio de que falei não é barato e normalmente vem em bobines de 300mts. Podes usar cerca de 100mts para o carreto de spinning e se pescares de barco, podes por exemplo usar os outros 200mts para esse fim. É só uma ideia.
E é um fio que dura, dura, dura... e dura.
E não perdes nada em, de cada vez que voltas da pesca, retirar a bobine do carreto, passá-la por água doce e depois pincelares a linha com vaselina líquida (daquela que se compra nas drogarias). Dás-lhe umas pinceladas boas, umas 4 ou 5 voltas à bobine... o fio agradece. Esta mézinha também serve para os nylons. :wink:
Responder