Amigos,
Tenho aqui uma duvida que pretendia ver esclarecida. Os Multi de 20lbs e 30lbs da PowerPro equivalem a que diametro no nosso sistema?
Agradecido,
João Rico
Multi PowerPro
Boas,
http://www.universal.pt/site/medidas/conv_peso.htm
só uma questão, quer saber o diametro através do peso???
Cumps.
J.M.
http://www.universal.pt/site/medidas/conv_peso.htm
só uma questão, quer saber o diametro através do peso???
Cumps.
J.M.
Mas o que eu pretendia mesmo era o diametro em milimetros.
Mas passo a explicar o porquê da minha pergunta...
Eu tenho um carreto Shimano Stradic 4000 e nas duas bobines que são iguais diz que leva 260m de 0.25 , 180m de 0.30 e 100m de 0.40. Ora eu pensava que o PowerPro de 20lbs (300 jardas ou 270m) correspondia a um diametro de 0.23, no entanto quando o pus no carreto acho que só metade é que consegui pôr, assim o 20lbs não deve corresponder ao 0.23 e nem o 30lbs ao 0.28.
Ou estou errado? Será que existe algum outro multi que com diametro mais pequeno mantenha a mesma capacidade destes dois?
Pretendia usar o carreto no Spining e Caceia.
Outra questão é a de o carreto não enrolar uniformemente e na zona mais baixa da bobine fazer assim como uma barriga. Isso tem resolução?
Abraço a todos,
João Rico
Mas passo a explicar o porquê da minha pergunta...
Eu tenho um carreto Shimano Stradic 4000 e nas duas bobines que são iguais diz que leva 260m de 0.25 , 180m de 0.30 e 100m de 0.40. Ora eu pensava que o PowerPro de 20lbs (300 jardas ou 270m) correspondia a um diametro de 0.23, no entanto quando o pus no carreto acho que só metade é que consegui pôr, assim o 20lbs não deve corresponder ao 0.23 e nem o 30lbs ao 0.28.
Ou estou errado? Será que existe algum outro multi que com diametro mais pequeno mantenha a mesma capacidade destes dois?
Pretendia usar o carreto no Spining e Caceia.
Outra questão é a de o carreto não enrolar uniformemente e na zona mais baixa da bobine fazer assim como uma barriga. Isso tem resolução?
Abraço a todos,
João Rico
Boas,
Amigo, gostava de o ajudar mas só me posso pronunciar na questão do carreto não enrolar bem em baixo, acho que isso tem mesmo a ver com a construção do mesmo ou com monofilamento enrola bem ? é que se também não enrolar veja as carateristicas do mesmo e repare se diz alguma coisa a ver com a distribuição uniforme da linha. Caso contrário dentro do carreto tem uma engrenagem que faz o veio subir pode estar com um ou dois dentes danificados e não eleva a bobine ao topo, não sente nenhum resalto no trabalhar?
Acerca das libras jardas, etc... não percebo uma coisa o americanos atribuiem ao diamentro da linhas Lbs? é que libras é uma unidade de peso e não de comprimento, não tem mais valores nenhuns na bobine tirando esses? verifique se diz algo relacionado com Yards (yds) tal como Libras (Lbs).
yards = a comprimento
Lbs = a peso/resistência
Cumps.
J.M.
Amigo, gostava de o ajudar mas só me posso pronunciar na questão do carreto não enrolar bem em baixo, acho que isso tem mesmo a ver com a construção do mesmo ou com monofilamento enrola bem ? é que se também não enrolar veja as carateristicas do mesmo e repare se diz alguma coisa a ver com a distribuição uniforme da linha. Caso contrário dentro do carreto tem uma engrenagem que faz o veio subir pode estar com um ou dois dentes danificados e não eleva a bobine ao topo, não sente nenhum resalto no trabalhar?
Acerca das libras jardas, etc... não percebo uma coisa o americanos atribuiem ao diamentro da linhas Lbs? é que libras é uma unidade de peso e não de comprimento, não tem mais valores nenhuns na bobine tirando esses? verifique se diz algo relacionado com Yards (yds) tal como Libras (Lbs).
yards = a comprimento
Lbs = a peso/resistência
Cumps.
J.M.
Essa questão das libras é como diz o Zumbrax e isso não tem a ver com a espessura, que pode variar. No nosso mercado podemos observar o mesmo, em que para a mesma espessura, linhas diferentes podem ter resistências diferentes.
Quanto ao carreto, pode efectivamente ser algum defeito do mesmo. No entanto, existem alguns carretos que fazem um enrolamento ligeiramento cónico de forma a optimizar o lançamento, mas não parece ser o caso já que dizes que faz uma barriga.
E porque queres um multifilamento tão grosso para corricar? Especialmente no spinning, quanto mais grosso menos lanças.
Quanto ao carreto, pode efectivamente ser algum defeito do mesmo. No entanto, existem alguns carretos que fazem um enrolamento ligeiramento cónico de forma a optimizar o lançamento, mas não parece ser o caso já que dizes que faz uma barriga.
E porque queres um multifilamento tão grosso para corricar? Especialmente no spinning, quanto mais grosso menos lanças.
Antes de mais quero agradecer os posts colocados pelo Aranha, Zumbrax e Mestre Ramiro.
Quanto ao carreto acho que ficou melhor tirando uma anilha dentro do carreto, para colocar mais fico no topo da bobine.
E qual o diametro e marca que o mestre Ramiro aconselhava para o corrico/spinning aqui em Peniche?
Abraço,
João Rico
Quanto ao carreto acho que ficou melhor tirando uma anilha dentro do carreto, para colocar mais fico no topo da bobine.
E porque queres um multifilamento tão grosso para corricar? Especialmente no spinning, quanto mais grosso menos lanças.
E qual o diametro e marca que o mestre Ramiro aconselhava para o corrico/spinning aqui em Peniche?
Abraço,
João Rico
O fio que uso para "spinar", apesar de não ser uma pesca muito praticada por mim, é o Whiplash Pro da Berkley, na espessura de 0,18.
E muitos dos "spinadores" aqui da zona usam multifilamentos finos (até mais finos que 0,18 ), já que a resistência destes fios é muito grande e as canas usadas para o efeito serem muito ligeiras e terem um bom poder de amortecimento. Claro que depois de ferrar um bicho de peso, o que se pede é muita calminha e caldos de galinha.
O fio de que falei não é barato e normalmente vem em bobines de 300mts. Podes usar cerca de 100mts para o carreto de spinning e se pescares de barco, podes por exemplo usar os outros 200mts para esse fim. É só uma ideia.
E é um fio que dura, dura, dura... e dura.
E não perdes nada em, de cada vez que voltas da pesca, retirar a bobine do carreto, passá-la por água doce e depois pincelares a linha com vaselina líquida (daquela que se compra nas drogarias). Dás-lhe umas pinceladas boas, umas 4 ou 5 voltas à bobine... o fio agradece. Esta mézinha também serve para os nylons.
E muitos dos "spinadores" aqui da zona usam multifilamentos finos (até mais finos que 0,18 ), já que a resistência destes fios é muito grande e as canas usadas para o efeito serem muito ligeiras e terem um bom poder de amortecimento. Claro que depois de ferrar um bicho de peso, o que se pede é muita calminha e caldos de galinha.
O fio de que falei não é barato e normalmente vem em bobines de 300mts. Podes usar cerca de 100mts para o carreto de spinning e se pescares de barco, podes por exemplo usar os outros 200mts para esse fim. É só uma ideia.
E é um fio que dura, dura, dura... e dura.
E não perdes nada em, de cada vez que voltas da pesca, retirar a bobine do carreto, passá-la por água doce e depois pincelares a linha com vaselina líquida (daquela que se compra nas drogarias). Dás-lhe umas pinceladas boas, umas 4 ou 5 voltas à bobine... o fio agradece. Esta mézinha também serve para os nylons.