Afinal Onde É Permitido Pescar Em Esposende

Questões / Sugestões / Críticas
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Afinal Onde É Permitido Pescar Em Esposende"
na nova versão do site.

joaopinheiro
Mensagens: 1
Registado: terça mar 31, 2009 7:14 pm

Afinal Onde É Permitido Pescar Em Esposende

Mensagem por joaopinheiro »

Olá a todos:

Agradecia que algum de vocês me esclarecesse, se souberem, onde, exactamente, se pode pescar em Esposende?

Esta pergunta e a consequência da confusão que se instalou após a publicação da legislação sobre a pesca apeada relativa à Foz do Rio Cávado.

De facto, em 2008, a pesca na Foz do Rio Cávado, ficou limitada ao paredão paralelo à marginal de Esposende. Não se podia pescar no paredão que conduz o rio ao mar e as autoridades toleravam a pesca na praia desde a foz do rio Cávado até 50 metros em direcção à praia.

Mas, em Agosto de 2009, foi passar uma semana de férias em Esposende e como sabia que não se podia pescar nesses locais, nem levei cana para pescar. Qual não é o meu espanto quando chego à praia, perto da ronca em direcção ao mar, encontro dezenas de pescadores por ali fora a pescar ao fundo, corrico e à boia. Local este que, no ano anterior todos os pescadores, com quem falei disseram que não se podia pescar testemunhando, inclusive, que as autoridades marítimas tinham aplicado multas.

Ainda perguntei a um senhor que se encontrava a pescar que me garantiu que se podia pescar ali e, de facto, a Policia Marítima apareceu e não fez nada. E sei que aqui a fiscalização é bi-diária e não perdoa a ninguém.

Acontece que este Sábado estava a pensar em ir pescar para Ofir, isto é, no Rio Cávado mas do lado de Ofir. Como sabia que um colega tinha ido para este local, no fim de semana anterior, lembrei-me perguntar como é que a pescaria tinha corrido. O meu colega então disse-me que já não era permitido pescar em Ofir e que havia umas placas a informar.

De facto, eu li atentamente os Editais de 2008 e 2009 da Capitania de Viana do Castelo e, na minha opinião, não houve grandes alterações. Infelizmente não consigo ter acesso ao o Edital de 2010.

Agradecia que os colegas que costumam pescar nestas zonas me dessem alguma informação sobre este assunto.

Obrigado e até já.
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Afinal Onde É Permitido Pescar Em Esposende

Mensagem por Panca »

Boas quanto à ajuda que te posso dar é só de te informares junto da Capitania e tirares essas duvidas é que aqui em Vila do Conde a capitania abriu algumas excepções quanto a alguns lugares porque senão não se podia pescar junto ao posto de socorros a naufragos :wink:
Responder