Embarcada em 17ABR2010, em Peniche

Fundeado / Jigging / Big Game
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Embarcada em 17ABR2010, em Peniche"
na nova versão do site.

TALIBAN
Utilizador Regular
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Embarcada em 17ABR2010, em Peniche

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Só agora tive oportunidade, mas cá vai mais uma descrição duma embarcada em Peniche, na embarcação Nau.

Dia 17ABR2010, pelas 03H00, concentração de 7 guerreiros pescadores, junto ao Restaurante Alfredo, em Coimbra. Arrumar material e pessoal por duas viaturas e vamos nós até às bombas da Repsol, onde nos encontraríamos com mais 5, para completar a equipa e tomarmos o 1º. pequeno-almoço, com café e lá arrancámos em três viaturas, com destino à próxima paragem, tratando-se da área de serviço da Nazaré.

Chegados à área referida, mais uns cafés, nesta altura existiram uns quantos que tomaram os comprimidos para o enjoo e saímos então com o destino pretendido, Peniche.

Sem novidade até embarcarmos, começámos de seguida os preparativos e montagem do material e rumo traçado até ao pesqueiro, uns a dormitar, outros a contar situações de pesca, para passarmos o tempo.

Poitada feita e alguns mandam pescas para baixo, outros estavam mais demorados para ultimar a montagem do seu material e outros tivetram um acordar difícil.

Após a limpeza do pesqueiro, ferrados uns “cagalhões chumbados”, eis que começámos então a apanhar uns sargos e de porte razoável, mas o inevitável acontece e o peixe começa a escassear, havendo pessoal que deixou de apanhar peixe.

Foi efectuada nova poitada, mais uns peixes, mais umas minis, a acompanhar a respectiva sandes e eis que aparecem uns besugos e aqui e além uns carapaus, para alegrar a malta.

Mais duas ou três poitadas, com almoço pelo meio, sem que antes se tenham tomado uns aperitivos, que foram mais umas rodadas de minis e uns digestivos, que foram mais umas rodadas de minis, muitas minis, pois o dia começou cinzento, com um vento incomodativo, mas que não era impeditvo para a pesca, mas que nos criou muitas dificuldades nas ferragens, eu estou incluído, mas sabiamos que iria diminuir de intensidade, a chova também ameaçou, chegando a pingar, mas depois abriu um sol radioso, o vento diminuíu e tivemos de refrescar a garganta.

Foram capturados uns sargos XL e outros até XXL, que até estranhei e umas fanecas também XL.

A minha pescaria resumiu-se a 51 peixes, tratando-se de 10 fanecas, 10 besugos, 4 carapaus, 4 choupas e 23 sargos, vários sargos de quilos, não quantifiquei os serrões ou serranos, nem tão pouco as adoradas bogas.

Foi feita ainda uma última poitada, mas eu optei por arrumar o material e adiantar-me, para ser um sério candidato a um lugar deitado…ih…ih…ih…, sem que antes, andasse a mendigar uma mini, pois as minhas já tinham terminado.

Pesquei sempre com a mesma cana, a “Titanus Offshore”, de 4 metros, com ponteira de carbono, o carreto foi o “Shimano Stella 8000 FA”, que tem aposto um multifilamento de 17 mm e chicote de 30 mm em nylon, as montagens foram várias, assim como os seus comprimentos, sendo as madres de 28,5, 26 e 25 mm e os estralhos de 23,5 e 22 mm, de fios fluorcarbono da “Seaguar” e “Awa-shima”, anzóis de tamanhos variados, todos da “Sasame”, modelos
“Wormer”, “Yamane”, “D point chinu” e outros, falta apenas referir os iscos que utilizei que foi a amêijoa e o camarão, que tiveram a minha primazia, mas tem experimentei a navalha e a sardinha.

Regresso a terra sem novidade, assim como a nossa chegada a Coimbra, mas ainda em Peniche, tivemos de fazer mais umas comemorações com minis, umas pevides e tremoços, não me perguntei quantas rodadas foram, que não sei.

Já me estava a esquecer no regresso a terra, vim a dormitar deitadinho, à pois foi.

Já sei que me vão perguntar sobre imagens, mas é muito difícil, apesar de ter o telemóvel, desligo-o, quando o ligo não me lembro, pois não é muito usual fazer fotografias, aguardem pela próxima descrição e quiçá não irá aparecer alguma fotografia.

Boa continuação.

Braga.
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Embarcada em 17ABR2010, em Peniche

Mensagem por FILIPEPC »

Grande Braga, já vi que valeu a pena. Por aqui não temos dado com os sargos xxl, só anões. Fotos és como eu, raramente levo sequer o telemovel novo, e agora que não sei da máquina, é um problema, mas quero ver se consigo para a próxima tirar umas fotos.
TALIBAN
Utilizador Regular
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Eu levo telemóvel, mas nunca me lembro de fazer fotografias.

Abraço.

Braga.
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Boas Braga.

Estou a ver que valeu a pena em todos os aspectos a deslocação aqui a Peniche.

Obrigado pelo relato, 5 * ;)

Abraço. :fixe:
Responder