Boas pescarias.
Só agora tive oportunidade, mas cá vai mais uma descrição duma embarcada em Peniche, na embarcação Nau.
Dia 17ABR2010, pelas 03H00, concentração de 7 guerreiros pescadores, junto ao Restaurante Alfredo, em Coimbra. Arrumar material e pessoal por duas viaturas e vamos nós até às bombas da Repsol, onde nos encontraríamos com mais 5, para completar a equipa e tomarmos o 1º. pequeno-almoço, com café e lá arrancámos em três viaturas, com destino à próxima paragem, tratando-se da área de serviço da Nazaré.
Chegados à área referida, mais uns cafés, nesta altura existiram uns quantos que tomaram os comprimidos para o enjoo e saímos então com o destino pretendido, Peniche.
Sem novidade até embarcarmos, começámos de seguida os preparativos e montagem do material e rumo traçado até ao pesqueiro, uns a dormitar, outros a contar situações de pesca, para passarmos o tempo.
Poitada feita e alguns mandam pescas para baixo, outros estavam mais demorados para ultimar a montagem do seu material e outros tivetram um acordar difícil.
Após a limpeza do pesqueiro, ferrados uns “cagalhões chumbados”, eis que começámos então a apanhar uns sargos e de porte razoável, mas o inevitável acontece e o peixe começa a escassear, havendo pessoal que deixou de apanhar peixe.
Foi efectuada nova poitada, mais uns peixes, mais umas minis, a acompanhar a respectiva sandes e eis que aparecem uns besugos e aqui e além uns carapaus, para alegrar a malta.
Mais duas ou três poitadas, com almoço pelo meio, sem que antes se tenham tomado uns aperitivos, que foram mais umas rodadas de minis e uns digestivos, que foram mais umas rodadas de minis, muitas minis, pois o dia começou cinzento, com um vento incomodativo, mas que não era impeditvo para a pesca, mas que nos criou muitas dificuldades nas ferragens, eu estou incluído, mas sabiamos que iria diminuir de intensidade, a chova também ameaçou, chegando a pingar, mas depois abriu um sol radioso, o vento diminuíu e tivemos de refrescar a garganta.
Foram capturados uns sargos XL e outros até XXL, que até estranhei e umas fanecas também XL.
A minha pescaria resumiu-se a 51 peixes, tratando-se de 10 fanecas, 10 besugos, 4 carapaus, 4 choupas e 23 sargos, vários sargos de quilos, não quantifiquei os serrões ou serranos, nem tão pouco as adoradas bogas.
Foi feita ainda uma última poitada, mas eu optei por arrumar o material e adiantar-me, para ser um sério candidato a um lugar deitado…ih…ih…ih…, sem que antes, andasse a mendigar uma mini, pois as minhas já tinham terminado.
Pesquei sempre com a mesma cana, a “Titanus Offshore”, de 4 metros, com ponteira de carbono, o carreto foi o “Shimano Stella 8000 FA”, que tem aposto um multifilamento de 17 mm e chicote de 30 mm em nylon, as montagens foram várias, assim como os seus comprimentos, sendo as madres de 28,5, 26 e 25 mm e os estralhos de 23,5 e 22 mm, de fios fluorcarbono da “Seaguar” e “Awa-shima”, anzóis de tamanhos variados, todos da “Sasame”, modelos
“Wormer”, “Yamane”, “D point chinu” e outros, falta apenas referir os iscos que utilizei que foi a amêijoa e o camarão, que tiveram a minha primazia, mas tem experimentei a navalha e a sardinha.
Regresso a terra sem novidade, assim como a nossa chegada a Coimbra, mas ainda em Peniche, tivemos de fazer mais umas comemorações com minis, umas pevides e tremoços, não me perguntei quantas rodadas foram, que não sei.
Já me estava a esquecer no regresso a terra, vim a dormitar deitadinho, à pois foi.
Já sei que me vão perguntar sobre imagens, mas é muito difícil, apesar de ter o telemóvel, desligo-o, quando o ligo não me lembro, pois não é muito usual fazer fotografias, aguardem pela próxima descrição e quiçá não irá aparecer alguma fotografia.
Boa continuação.
Braga.
Embarcada em 17ABR2010, em Peniche
Re: Embarcada em 17ABR2010, em Peniche
Grande Braga, já vi que valeu a pena. Por aqui não temos dado com os sargos xxl, só anões. Fotos és como eu, raramente levo sequer o telemovel novo, e agora que não sei da máquina, é um problema, mas quero ver se consigo para a próxima tirar umas fotos.
Boas pescarias.
Eu levo telemóvel, mas nunca me lembro de fazer fotografias.
Abraço.
Braga.
Eu levo telemóvel, mas nunca me lembro de fazer fotografias.
Abraço.
Braga.
Boas Braga.
Estou a ver que valeu a pena em todos os aspectos a deslocação aqui a Peniche.
Obrigado pelo relato, 5 *
Abraço.
Estou a ver que valeu a pena em todos os aspectos a deslocação aqui a Peniche.
Obrigado pelo relato, 5 *
Abraço.