SER BOM OU MAU PESCADOR: DUVIDAS...

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"SER BOM OU MAU PESCADOR: DUVIDAS..."
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
leo76scp
Mensagens: 11
Registado: sexta dez 18, 2009 2:09 pm

SER BOM OU MAU PESCADOR: DUVIDAS...

Mensagem por leo76scp »

BOAS A TODOS OS PESCADORES: nao sei se ja repararam em certos pescadores que pescam por exemplo tainhas e as deixam a morrer em cima dos molhes para depois quando forem embora as deixarem a apodrecer, gostava de saber o que pensam sobre esses ditos (pescadores), gostava tambem de saber qual a melhor atitude a ter neste caso, imaginem que tiram um peixe fora de medida mas que ta bem embuxado para lhe retirar o anzol fere o peixe de morte que fazem voces votam-no a agua ou trazem-no embora, pergunto isto porque as vezes fico a pensar como reagir nessas situaçoes porque nao axo que faça sentido devolver um peixe a agua para morrer as vezes por 3 ou 4 cm de diferença tamanho de captura, gosto de cumprir a lei quanto a medidas mas acho certas coisas dificeis de entender na lei. ABRAÇO E BOAS PESCARIAS A TODOS :fishcool:



A PESCA E A PROVA QUE O PARAISO EXISTE
_________________________________
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: SER BOM OU MAU PESCADOR: DUVIDAS...

Mensagem por Ramiro »

Olá.
São tudo questões legítimas, sem dúvida. Vou começar pelo fim, acerca dos peixes sem medida. Aos olhos da lei, as medidas são para cumprir. Claro que no exemplo que deu, faz imensa pena devolver o peixe já morto só porque mede 2 ou 3cm abaixo do limite, mas aos olhos da lei estaremos a prevaricar se conservarmos esse peixe e se formos 'apanhados' com ele no bornal sujeitamo-nos ao quadro legal respectivo... e a multa é bem pesada. Por outro lado, encarando noutra perspectiva e 'desenterrando' um velho chavão que diz "na natureza nada se perde, tudo se transforma" podemos encarar a coisa como uma reposição de matéria orgânica no habitat (os camarões, caranguejos, etc. tratarão dele) voltando ao ciclo da vida. :fixe:
Quanto aos 'pescadores' que quando tiram uma das tais Tainhas e a deixam morrer em cima da pedra ou do betão, para mim não tem nada de pescadores. Estes e outros no género são os tais que dão mau nome ao pescador e o respeito que deviam de ter pela natureza e pela vida que tiram simplesmente não existe. É como cuspir no prato da sopa que se come. E esses peixes normalmente nem as Gaivotas conseguem comer, e ficam como disseste a apodrecer ao Sol, muitas vezes a empestar locais de passagem/veraneio. Solução para isto? Pela nossa parte, como pescadores conscienciosos, podemos tentar dialogar com essas pessoas (o que raramente resulta). A outra forma vai pela via de dar o exemplo, deixando-os por vezes embaraçados e em muitos casos levando-os a mudar de atitude. Esta é uma das maneiras que mais resulta, e sei disso por experiência própria, principalmente no caso de devolução de peixe sem medida e na limpeza do pesqueiro no final da pescaria. :fixe:
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: SER BOM OU MAU PESCADOR: DUVIDAS...

Mensagem por Paulo »

Tenho pouco a acrescentar já que concordo com tudo o que o Ramiro disse. :fixe:
Avatar do Utilizador
Caparzo
Mensagens: 1158
Registado: sábado ago 30, 2008 11:02 pm

Re: SER BOM OU MAU PESCADOR: DUVIDAS...

Mensagem por Caparzo »

Aproveitando o tópico coloco uma duvida que tenho a algum tempo. Quais serão as hipóteses de um peixe sobreviver com um anzol dentro, digo isto porque já me aconteceu apanhar peixe sem medida de tal maneira enbuxado que a minha atitude foi cortar o fio o mais rente que consegui e devolve-lo ao mar.

Fonseca
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: SER BOM OU MAU PESCADOR: DUVIDAS...

Mensagem por Panca »

Ramiro Escreveu:Olá.
São tudo questões legítimas, sem dúvida. Vou começar pelo fim, acerca dos peixes sem medida. Aos olhos da lei, as medidas são para cumprir. Claro que no exemplo que deu, faz imensa pena devolver o peixe já morto só porque mede 2 ou 3cm abaixo do limite, mas aos olhos da lei estaremos a prevaricar se conservarmos esse peixe e se formos 'apanhados' com ele no bornal sujeitamo-nos ao quadro legal respectivo... e a multa é bem pesada. Por outro lado, encarando noutra perspectiva e 'desenterrando' um velho chavão que diz "na natureza nada se perde, tudo se transforma" podemos encarar a coisa como uma reposição de matéria orgânica no habitat (os camarões, caranguejos, etc. tratarão dele) voltando ao ciclo da vida. :fixe:
Quanto aos 'pescadores' que quando tiram uma das tais Tainhas e a deixam morrer em cima da pedra ou do betão, para mim não tem nada de pescadores. Estes e outros no género são os tais que dão mau nome ao pescador e o respeito que deviam de ter pela natureza e pela vida que tiram simplesmente não existe. É como cuspir no prato da sopa que se come. E esses peixes normalmente nem as Gaivotas conseguem comer, e ficam como disseste a apodrecer ao Sol, muitas vezes a empestar locais de passagem/veraneio. Solução para isto? Pela nossa parte, como pescadores conscienciosos, podemos tentar dialogar com essas pessoas (o que raramente resulta). A outra forma vai pela via de dar o exemplo, deixando-os por vezes embaraçados e em muitos casos levando-os a mudar de atitude. Esta é uma das maneiras que mais resulta, e sei disso por experiência própria, principalmente no caso de devolução de peixe sem medida e na limpeza do pesqueiro no final da pescaria. :fixe:

Faço das suas minhas palavras, nada mais a dizer... :let:

Abraço e boas pescarias :wink:
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: SER BOM OU MAU PESCADOR: DUVIDAS...

Mensagem por Ramiro »

Caparzo Escreveu:Aproveitando o tópico coloco uma duvida que tenho a algum tempo. Quais serão as hipóteses de um peixe sobreviver com um anzol dentro, digo isto porque já me aconteceu apanhar peixe sem medida de tal maneira enbuxado que a minha atitude foi cortar o fio o mais rente que consegui e devolve-lo ao mar.
Fonseca
Dizem algumas vozes que, sendo os anzóis em ferro, o mar se encarregará de os desfazer livrando o peixe do dito 'piercing'. Até sou capaz de acreditar nisso. Já os anzóis mais usados hoje em dia, vulgarmente chamados de carbono, não são tão propensos à corrosão mas... com o passar do tempo também vão à vida. Mas fundamentalmente penso que a probabilidade de sobrevivência do peixe vai depender de onde está ferrado o anzol e qual a extensão de estrago que o mesmo fez quando se recolheu o peixe. Pela minha experiência, se o peixe vem a sangrar abundantemente dificilmente irá escapar mas como eu disse mais acima e pelas razões apontadas, desde que não tenha medida deverá ser devolvido. :fixe:
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: SER BOM OU MAU PESCADOR: DUVIDAS...

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Faço minhas as palavras que o Ramiro proferiu sobre a questão postada, acrescentando apenas que essas tainhas, ou outros peixes que ficam sobre os molhes, pedras, etc, vão acabar por ser comidos, por ratos e ratazanas, acabando outros pescadores por ali colocar as mãos, onde os animais que disse, ali vão passar, urinar, etc, podendo trazer sérios problemas, causados por um mero descuido, por exemplo inadvertidamente colocar a dita mão na boca, após o dito contacto com o local, chamo a estes pescadores, seres demasiado "inteligentes".

Abraço.

Braga.
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: SER BOM OU MAU PESCADOR: DUVIDAS...

Mensagem por Ramiro »

Exactamente Braga, não podemos descurar também essa vertente de saúde pública.

Voltando aos peixes sem medida, uma das formas em que podemos tentar evitá-los e sermos mais selectivos é usar anzóis um pouco maiores que o habitual. Não oferece garantias mas aumenta as probabilidades de não ferrarmos peixe miúdo.
:boia:
Responder