Ruibaco_Chumbo_perdido_2009

Ambiente, protecção da natureza e preservação das espécies
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Ruibaco_Chumbo_perdido_2009"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
ruibaco
Mensagens: 408
Registado: quinta ago 29, 2002 11:00 pm

Ruibaco_Chumbo_perdido_2009

Mensagem por ruibaco »

Bom dia,

Fazendo o balanço da pesca de 2009, concluí que voltei a desperdiçar bastante chumbo.
Este desperdício está de acordo com o aumento do meu conhecimento de pessoas com doenças no aparelho digestivo.
Existem pessoas e organizações atentas a este problema, que estão a implementar medidas para o resolver.
Até ao momento, tenho tentado evitar este desperdício de chumbo sem sucesso. É difícil encontrar alternativas nas lojas de pesca que conheço e acabo por utilizar chumbo, que tanto mal causa.
Chumbo perdido na pesca 2009.jpg

Estes dados e gráfico podem ser visualizados melhor em:

http://www.arcns.no.sapo.pt
Pesca

Boas pescarias
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Ruibaco_Chumbo_perdido_2009

Mensagem por FILIPEPC »

Não possuo conhecimentos de maior na questão, embora me pareça óbvio a ligação, entre o chumbo, e a deterioração das condições da qualidade da água, e restante fauna, assim como outros compostos que anualmente se desperdiçam pelos oceanos. As alterações não vão ser a curto prazo, pelo menos é a minha ideia, não por duvidar que surjam, mas sim por duvidar que venham a preços competitivos, como se vê no caso da alimentação. Pedir a uma população algo endividada, que pague 2 ou 3 vezes mais por um produto porque não polui, é ser utópico, e a aderência(a menos que seja regulamentada, será concerteza muito baixa), no entanto o assunto é interessante.
Em 2004, andaraM A COMER CHUMADAS?
Avatar do Utilizador
ruibaco
Mensagens: 408
Registado: quinta ago 29, 2002 11:00 pm

Re: Ruibaco_Chumbo_perdido_2009

Mensagem por ruibaco »

Bom dia, FilipeC

A questão nem é tanto o preço, porque penso que poderiam ser comercializados produtos substitutos sem utilizar o chumbo a preços competitivos.
A questão é a tradição de utilizar o chumbo. Poucas pessoas reflectem sobre os malefícios desta prática.
Felizmente em alguns países já é ilegal esta prática. Na Bélgica, Dinamarca, Holanda, Noruega há proibição total de uso de chumbo. (Fonte jornal GLOBAL , 3 Fevereiro 2010).
Se a produção de "chumbadas", por exemplo em aço, ou material cerâmico fosse feita em grandes quantidades, provavelmente o seu preço seria inferior aos 5€ que pagamos por Kg de chumbo, para prejudicar a nossa alimentação.
Estamos mal habituados.

Boas pescarias.
Miguel Pais
Mensagens: 41
Registado: quarta abr 01, 2009 12:10 am

Re: Ruibaco_Chumbo_perdido_2009

Mensagem por Miguel Pais »

Já á muito tempo que faço essa pergunta, e um dia resolvi ir apontando o chumbo que perdia aproximadamente 3Kg por ano, é muito, não devido ao valor € que custou mas devido á poluição que eu fiz. Não sei o que faz 3 Kg de chumbo nas aguas mas 500.000 portugueses a perderem digamos 100 g, acredito que ja seja muito por isso, procurei nas lojas alternativas ao chumbo mas não encontrei nada fui a Espanha, e encontrei pedras com um destrocedor colado dentro desta para o carpfishing, mas era muito caro 0.80€ 40 g, mas para meu espanto eram pedras normais sem serem trabalhadas nem polidas ou cortadas, e iguais as milhares que se encontram no rio ao pé de minha casa( vivo a 20m do rio Vez), por isso como gosto de bricolage pus mãos á obra, trago as que quero para casa vejo o peso e marco-as faço um furo com berbequim, ponho um destrocedor ou mais barato uma argola feita com cabo de aço, colo com super 3 e já está, as vezes na praia para as atirar mais longe uso a rebarbadora para lhes dar uma forma mais de missel, pelo menos ja não me pesa a consciência cada vez que lá fica uma chumbada.
Atentamente miguel pais
Avatar do Utilizador
zedomorto
Mensagens: 194
Registado: terça nov 27, 2007 10:05 pm

Re: Ruibaco_Chumbo_perdido_2009

Mensagem por zedomorto »

Miguel Pais Escreveu:Já á muito tempo que faço essa pergunta, e um dia resolvi ir apontando o chumbo que perdia aproximadamente 3Kg por ano, é muito, não devido ao valor € que custou mas devido á poluição que eu fiz. Não sei o que faz 3 Kg de chumbo nas aguas mas 500.000 portugueses a perderem digamos 100 g, acredito que ja seja muito por isso, procurei nas lojas alternativas ao chumbo mas não encontrei nada fui a Espanha, e encontrei pedras com um destrocedor colado dentro desta para o carpfishing, mas era muito caro 0.80€ 40 g, mas para meu espanto eram pedras normais sem serem trabalhadas nem polidas ou cortadas, e iguais as milhares que se encontram no rio ao pé de minha casa( vivo a 20m do rio Vez), por isso como gosto de bricolage pus mãos á obra, trago as que quero para casa vejo o peso e marco-as faço um furo com berbequim, ponho um destrocedor ou mais barato uma argola feita com cabo de aço, colo com super 3 e já está, as vezes na praia para as atirar mais longe uso a rebarbadora para lhes dar uma forma mais de missel, pelo menos ja não me pesa a consciência cada vez que lá fica uma chumbada.
Atentamente miguel pais

Colar o destorcedor com super Cola e depois lança a chumbada em surfcasting deve não deve dar grande resultado...
Responder