Pesca ao Salmão no rio Minho...

Discussão Geral. Pesca em rios, barragens e outras águas interiores.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pesca ao Salmão no rio Minho..."
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
joaosousa
Utilizador Regular
Mensagens: 2204
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: Pesca ao Salmão no rio Minho...

Mensagem por joaosousa »

Em Portugal ainda não tive acesso aos Salmões, apesar de já ter visitado os locais onde eles desovaram este ano, mas em Espanha, apanharam num estação de contagem cerca de 20 Salmões a descer um afluente :) Aos poucos eles vão cumprindo o seu ciclo :)
Avatar do Utilizador
rngpe
Mensagens: 495
Registado: domingo jul 29, 2001 11:00 pm

Re: Pesca ao Salmão no rio Minho...

Mensagem por rngpe »

Daquilo que vejo nos programas do Caça e Pesca, mesmo em Espanha em determinados locais onde havia abundância de salmões estes têm vindo a desaparecer. Mesmo assim os nuestros irmanos vão tomando medidas adequadas tentando preservar as suas espécies. Fiscalização e limitação a pesca é fundamental coisa que no nosso país pouco se vê. Agora com esta crise e falta de verbas para tudo e mais alguma coisa não esperem grande melhorias antes pelo contrario.

Continuo achar que mais cedo ou mais tarde as associações e clubes de pesca deverão ter um papel ainda mais interventivo no contexto da pesca em Portugal pois se estivermos apenas focados na legislação "que muitos não respeitam" e fiscalização que é "quase nula" não vamos a lado nenhum.

Já nem falo dos atropelos que são cometidos nas construções de açudes e barragem alterando assim o caudal natural dos Rios. Todas as barragem deviam ter um canal de acesso para que os peixes possam subir os rios e desovar. As alterações climáticas das ultimas décadas também não ajudam, enfim um cem número de problemas.

Se estivermos a espera que pessoas que estão sentadas atrás de uma secretaria e pouco sabem sobre o assunto sejam os grandes decisores destas questões vamos continuar com mais do mesmo. Sei que muito tem sido feito mas é manifestamente insuficiente.

Um bem haja a todos aqueles que se preocupam e têm dado o seu contributo para que a situação vá melhorando.
O nosso potencial de pesca é vasto e diversificado, cabe-nos a nos preserva-lo e melhora-lo.

Abraço,
Miguel Pais
Mensagens: 41
Registado: quarta abr 01, 2009 12:10 am

Re: Pesca ao Salmão no rio Minho...

Mensagem por Miguel Pais »

Ola pessoal,
Sim este ano pode se pescar aos salmoes mas a pesca a ENGUIA por seu turno esta PROIBIDA. Sendo eu (fui) um pescador pemanente no rio minho (um aparte ja nao vou mais pois recuso me a pagar mais uma lincenca ao estado tendo eu ja a nacional, so porque alguem resolveu dizer que como rio internacional devia ter outra licenca, nao temos mais rios internacionais????enfim), tive o prazer de ver tirar alguns salmoes, pois nunca me calhou nenhum, mas e um espetaculo dao uma luta impressionante. Quanto a fiscalizacao discordo, sempre vi muita policia maritima e a venatoria da GNR a fiscalizar, alem do mais penso ter escrito aqui uma vez que ate a civil a passar por um casal turista fui abordado pela policia maritima que so depois de varias perguntas inocentes, tipo como vai a pesca, o que pescou etc e que se indentificaram. Tirando a parte da caça a multa concordo com estas acçoes pois o rio minho e os rios de Portugal precisam, apesar de na MINHA OPINIAO nao percebo como e que as multas, sao bem mariores por apanhar uma truta com menos 1 centimetro do que a lei, do que ser apanhado com 0,51 de alcool no sangue.... ou ate 1,21, sei que quase ninguem pesca para comer mas... e a minha opiniao. Que crescam outra vez os salmoes como nestas na imagem e eu volto nem que seja pesca sem morte.
Atentamente
miguel pais
Avatar do Utilizador
abraao1
Mensagens: 8
Registado: sexta fev 18, 2011 6:38 am

Re: Pesca ao Salmão no rio Minho...

Mensagem por abraao1 »

olá tal como o Miguel Pais disse, a pesca ao salmão no rio Minho este ano é permitida, um amigo meu apanhou um não muito grande perto dos 2kg.
no entanto na pesca artesanal/proficional no rio Minho, com as redes do savel teem saído(todos os anos saem mas este ano tem sido de mais) muitos e de bom tamanho tenho conhecimento de exemplares de 9kg, 5kg, 7kg em seixas caminha,e 1 de 11kg em lanhelas a própria policia maritima pede aos pescadores para tirarem a dita escama do salmão e entregarem para estudos, o único problema é que tamos num pais em que muito poucos são civilizados e que ninguém paga impostos e o pescador não vai dizer que apanhou um peixe de 9 8 5 7kg, tampouco tirar a escama e entregar na PM, o que é pena.
o rio Minho é um excelente local para pescar trutas e salmões eu adoro desde Seixas Melgaço tal como todos os afluentes...

espero ter ajudado,guardem o lixo e respeitem as medidas PLEASE, não digam tava morta, ia morer o anzol tava lá no fundo até le sairão as tripas, morta na agua alimentará os outro peixes enquanto no prato dá pa 3 garfadas...

boas pescas...
Responder