Pesca ao Salmão no rio Minho...

Discussão Geral. Pesca em rios, barragens e outras águas interiores.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pesca ao Salmão no rio Minho..."
na nova versão do site.

Miguel Pais
Mensagens: 41
Registado: quarta abr 01, 2009 12:10 am

Pesca ao Salmão no rio Minho...

Mensagem por Miguel Pais »

Olá pessoal,
É para avisar a todos que se por acaso se deslocarem ao rio Minho á pesca, a pesca ao Salmão este ano esta proibida tal como foi no ano passado. Esta informação foi me dita por 2 agentes da policia marítima á 15 dias no rio Minho, apesar de estes me dizerem que ainda não era certa, mas para confirmar no dia 1 de Março na abertura aos salmonídeos, que foi hoje. Esta informação foi hoje novamente me transmitida por um amigo que foi á abertura ao Minho, e no local foi fiscalizado pela policia marítima que confirmou a proibição. Já tentei atravez da Net confirmar esta noticia mas não consegui encontrar nada nem um edital… estes dias vou telefonar para a capitania de caminha a ver se confirmo. Pois por exemplo o ano passado os guardas da GNR de Monção que fiscalizavam o rio não tinham essa informação, isto dito por pescadores fiscalizados que lhes faziam a pergunta. Outra nota a ter em atenção e um aviso para todos é que a polícia marítima, faz fiscalização á civil, pelo menos na zona de monção, um casal a passar por turistas com máquina fotográfica e que vão fazendo perguntas aos pescadores de como vai o dia de pesca se já tiraram alguma coisa etc. E as multas são da ordem das centenas de euros, tal como a apreensão de material e mesmo a apresentação a um juiz.
Fica o aviso para todos, quando descobrir mais informação ponho aqui no fórum.
Atentamente Miguel pais
Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Re: Pesca ao Salmão no rio Minho...

Mensagem por aranha »

obrigado pela informação :fixe:
Avatar do Utilizador
joaosousa
Utilizador Regular
Mensagens: 2204
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: Pesca ao Salmão no rio Minho...

Mensagem por joaosousa »

Obrigado pela informação! Mas não há nada como estar legal e responder a esses turistas como está a ser o dia de pesca :D
Qualquer dia dou um salto ao Rio Minho, nunca lá pesquei, apenas na foz :moca:
aranhicos
Mensagens: 9
Registado: terça mai 12, 2009 10:42 pm

Re: Pesca ao Salmão no rio Minho...

Mensagem por aranhicos »

Caros amigos,

A captura do salmão é proibida no rio Minho.

A proibição encontra-se publicada no Decreto n.º 8\2008.

Espero ter ajudado.

Qualquer questão é só perguntar.
Avatar do Utilizador
CSI
Mensagens: 12
Registado: domingo mai 01, 2011 9:48 pm

Re: Pesca ao Salmão no rio Minho...

Mensagem por CSI »

Este tópico já é antigo, mas fica a info que este ano é permitida a pesca de salmão no rio Minho...

Para aguçar mais o apetite, deixo uma foto de salmões pescados em Monção, há mais de 40 anos, em que alguns chegavam a pesar 20 Kg e eram pescados à cana!!

Imagem
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Pesca ao Salmão no rio Minho...

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.
CSI Escreveu:Este tópico já é antigo, mas fica a info que este ano é permitida a pesca de salmão no rio Minho...

Para aguçar mais o apetite, deixo uma foto de salmões pescados em Monção, há mais de 40 anos, em que alguns chegavam a pesar 20 Kg e eram pescados à cana!!

Imagem
E agora onde existe peixe desse calibre? Quarenta anos volvidos, tudo mudou até os tamanhos.

Abraço.

Braga
Avatar do Utilizador
joaosousa
Utilizador Regular
Mensagens: 2204
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: Pesca ao Salmão no rio Minho...

Mensagem por joaosousa »

Barragens, açudes, pesca excessiva, etc! Ando à uns meses à procura de Salmões no rio Minho e tirando um ou outro relato, ainda não apanhamos nenhum... Mas este ano já foram vistos, e em maior número que os do costume, a desovar, o que já de si é uma excelente noticia!
Avatar do Utilizador
CSI
Mensagens: 12
Registado: domingo mai 01, 2011 9:48 pm

Re: Pesca ao Salmão no rio Minho...

Mensagem por CSI »

A pesca do salmão esteve as duas ultimas épocas interdita. Este ano abriu com carácter excepcional... Gostava de um dia ter a sorte de pescar o rei do rio Minho, no entanto sei o quão dificil isso será, dada a quantidade reduzida desta espécie nos nossos dias. Em tempos, o rio Minho "paria" salmões... salmões como aqueles da foto eram às paletes... só que naquele troço do rio Minho (a montante de Valença) a população ribeirinha não está consciencializada para a protecção das espécies, desde estacarem redes em toda a largura do rio, até apanharem salmão quando estava vedada a sua captura, fisgarem lampreias na desova, bombas no rio... enfim, tudo vale! A isto, alia-se o facto de existir reduzida ou nula fiscalização no rio, por parte das autoridades portuguesas e, se não fossem as autoridades espanholas a por um pouco a mão no rio, já nem trutas existiriam no rio Minho...

Há dias, um pescador de rede dizia que tinha tirado um salmão na sua rede, mas que estava desovado o que significa menos valor na sua venda porque pesa muito menos do normal. Eu respondi-lhe que ainda bem que estava desovado, ficando ele muito admirado a olhar para mim, e eu prossegui, dizendo que se estava desovado, o salmão cumpriu o seu ciclo, deixou os ovos para nascer novos salmões... são coisas que quem pesca para ganhar a vida não compreende!

:)
Responder