Ardentia

Surfcasting / Rockfishing

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Ardentia"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
cmr136
Mensagens: 325
Registado: segunda fev 22, 2010 9:50 pm

Re: Ardentia

Mensagem por cmr136 »

A gente não pode generalizar, como nós sabemos, são inumeros os factores que influenciam a pesca, e a ardentia é mais um.
Normalmente aqui no algarve/sotavento, quando existe ardentia, é dificil termos sucesso na pescaria, não é apenas a minha opinião, mas sim de um grande número de pescadores daqui.
Mas não quer dizer, que tirando a ardentia, não esteja reunidos uma grande numero de condições favoráveis para a pesca, e que a pescaria seja boa.
Isto é como tudo, não há regra sem excepção.
Avatar do Utilizador
Terramoto
Mensagens: 302
Registado: quinta jul 15, 2010 7:01 pm

Re: Ardentia

Mensagem por Terramoto »

O camarão vai a ardentia a ardentia acende, o choco cega e o robalo vai ao choco ou ao camarão. Isto é daqueles dias em que a comida do peixe está em abundância, cá em baixo quando há ardência há muita e concentra-se toda na costa, deixando até a areia alaranja/rosa/da. Ai em cima como há bastantas correntes é provável que não se concentre tanto. Acho eu :)
Avatar do Utilizador
PeJotaFixe
Mensagens: 167
Registado: quarta jan 25, 2012 2:50 pm

Re: Ardentia

Mensagem por PeJotaFixe »

Na pesca, o problema da ardentia é que uma seda fina transforma-se num cabo grosso, dai os dias de ardentia não serem bons para a pesca, salvo raras excepções. Uma das excepções é a pesca ao corrico com amostras. A esteira azul/branca que se forma, com a deslocação da amostra, atrai os predadores.
AFCSM
Mensagens: 19
Registado: sábado jan 28, 2012 2:37 pm

Re: Ardentia

Mensagem por AFCSM »

pessoal alguem me pode esplicar o que e a ardentia???? e que no meio disto tudo e como sou novo nestas coisas estou um pouco por fora disto!!!! :chora:
cumps
Avatar do Utilizador
PeJotaFixe
Mensagens: 167
Registado: quarta jan 25, 2012 2:50 pm

Re: Ardentia

Mensagem por PeJotaFixe »

Comece a ler o tópico todo desde do inicio que irá compreender melhor o que é a ardentia. :fixe:
Avatar do Utilizador
rjp trindade
Mensagens: 189
Registado: terça ago 28, 2012 3:04 pm

Re: Ardentia

Mensagem por rjp trindade »

FILIPEPC Escreveu:Boa noite, antes de mais esta opinião dava um filme...e até tenho uns videos em que falo nisso, mas disse tanta asneira, que o pessoal ia ficar danado comigo se os puser aqui...
Vou tentar explicar-te o que me aconteceu, sempre te ris(com o video era mais giro), mas é assim eu sou do Seixal, mas tenho família do Algarve, mais propriamente na Ilha Da Culatra, em Olhão.
Em julho passado, fui após muitas provocações ao meu primo( e depois deste ter levado uma tareia numa pesca aqui na minha zona), convidado por ele a ir a ilha reviver a adolescencia que lá passei e a pescar uns robalos a sério, e umas douradas que era só lá cair a chumbada :hahaha:

O bom do Filipe, mais o seu tio, lá foram ter com os primos, e assim que lá cheguei só queria era ir para a pesca(as recordações do que lá vivi e pesquei eram e são muitas), monto as canas e vou direito à ria, lanço a cana e pimba um robalote, passado uns minutos, pimba, vai uma dourada, também pequena, e durante uns 20 minutos foi sempre a sacar. Depois parou, foram horas, sem um toque, fiquei todo triste, e fui para casa jantar, montei as canas, e à noite fui para o lado do mar... Bem nem um toque, e o mar espectacular...frustrado voltei para casa lá da família. O meu primo estava fora, e só voltou no meu 3 dia lá(dos 5 que passei). todos os dias ia umas 8 horas à pesca, e de dia para dia piorava. no 2º dia 1 robalo de dia, 1 à noite. No 3º dia nada de nada, nem um toque. :grrr: :122:. A minha dia alertou-me para um fenómeno que os pescadores da ilha não tinham ido ao mar porque a água estava em fogo... Eu claro, estive-me nas tintas...
Quando o meu primo me entra em casa, chamei-lhe tudo, e que porcaria era aquela, mas o que se passava, nunca me tinha acontecido tal coisa na ilha da culatra :no2: , e ele ria :hahaha: , eu estava frustado, pensei em tudo, mudei os iscos, corri a ilha toda e nada no 4º dia. Fiquei em tal estado que lhe disse que ia apanhar um peixe desse por onde desse, ao que ele sentado na mesa da cozinha me diz " oh Felipe porque é que achas que eu não fui ao mar? Não vale a pena, ninguem foi ao mar, enquanto a´água estiver assim não apanhas nada. Não vês que a água está ardida?", ao que eu danado, frustrado, em fase de fúria mesmo lhe respondi, "tás a gozar comigo, agora a água está ardida, a água está mas é fo....., se fosses mas é po c...... :pau: ", desculpem mas foi mesmo assim :hahaha: . Imaginem a minha frustração de ter tirado 5 dias no trabalho para ir encher os baldes, porque é o que lá estou habituado, e nada, que desespero. No último dia o meu primo diz-me olha não vais apanhar nada, mas eu vou contigo, sempre estamos os 3 entretidos, e assim foi. Lanço a cana,e sem um único toque durante mais de uma hora, vou tirá-la e vem um molho de limos, nisto ao retirá-los, começo a ver tudo a brilhar, pareciam pirilampos, uma árvore de natal. Durante alguns minutos fiquei a olhar para aqulio, a pensar mas que bichos eram aqueles, e à procura no meio dos limos deles, e nada, e chamo pelo meu primo e o meu tio, para verem aquele espectáculo, ele assim que chegou ao pé de mim responde "tás a ver Felipe, a água está ardida", e só assim me convenci,aquilo parecia fogo, os limos que fui tirando nessa noite eram arvores de natal, um espectaculo só visto. Em tantos anos nunca me tinha sucedido, e sempre que alguem invocava essa ideia, eu ria-me e dizia que eram desculpas esfarrapadas. Precisei de ver, de entender, e hoje tenho mais uma história para contar...Frustrado, mas resignado, voltei para a minha terra, e assim que cheguei a casa montei as canas aqui da zona,e fui dormir, no dia a seguir de madrugada fui direito ao meu local de eleição danado, para deitar fora o stress, e fiz uma pescaria formidável, liguei de lá para o Algarve e disse "Quinito aqui a água não está ardida, 2 a 0" :hahaha: .
boas.
apesar do post ja ser velho, eu andava por aqui a pesquisar, e como no sitio onde moro (grandola) esse fenomeno tambem acontece regularmente e em muitos dias o peixe nem come, mas por norma so acontece em noites que a lua aparece ja tarde e quando esta aparece essa chamada "ardentia" desaparece e o peixe por sua vez começa a comer!!!
agora a questão que ponho é se nesses dias a lua tambem aparecia mais tarde e se esperas-te para ver os resultados?
Responder