Bem podia te por aqui um artigo mais cientifico, mas julgo ser melhor falar no portugues mais universal... A teoria como é obvio, e verifica-se na prática, é de que a entrada do peixe dá-se no inicio da praia mar, ou seja com a maré vazia a começar a encher... para se vir alimentar, procurar pequenos peixes, mariscos ou minhocas... Na maré vazia o peixe sai normalmente indo mais para os fundões... mas isto não invalida que não apanhes mais peixe, com a maré a vazar, porque nenhuma teoria é universal, e por algum motivo em determinado dia pode comer mais com a maré a vazar... já me aconteceu... porque o peixe ao fazer a rota de saída do pesqueiro pode passar pela zona onde estamos a pescar e ainda se encontrar com fome para comer... Não sei qual é o teu objectivo com a pergunta... se é para saberes se deves ir á pesca com a maré a encher ou a vazar, isto não te dá certezas, apenas te diz que o peixe normalmente encosta mais com a maré a encher...mas depende muito dos pesqueiros... o meu pesqueiro de eleição apanho mais peixe nas 2 ultimas horas da vazante e as 2 primeiras da enchente...
Obrigado amigo, a minha finalidade era saber se na enchente ou vazante se deveria pescar mais longe ou pescar mais perto da costa, normalmente pesco com 2 canas, e utilizo uma para mais longe outra para mais perto.. sempre com diferentes iscos..
Aí ainda é mais dificil... porque o peixe pode estar a comer junto à margem ou não... Se pescas com 2 canas faz o seguinte... lanças uma para longe o máximo que puderes e outra mais perto, a que for apanhando mais peixe, vais começando a lançar a outra pouco a pouco para perto dela ou seja imagina que a cana 1 está a 100 metros e a 2 a 25 metros, se a 1 estiver a sacar mais peixe vais começando a por a cana 2 nos 50( ainda não bate), a seguir passas aos 70, 80, até elas ambas estarem a apanhar... mas isto também não é universal... quantas vezes eu tenho 2 canas lado a lado, mais metro menos metro na mesma distancia e uma sempre a bater e a outra mal pica.
Mas existe uma lógica que te explico rapidamente... imagina a tua banheira cheia até cima... se la estiverem 2 peixes(daqueles de aquário) eles tem muito para nadarem, agora imagina que abris-te o ralo, e deixas-te apenas 1 terço da banheira com agua, O QUE ACONTECE? O peixe, tem menos por onde nadar, logo está mais compactado, logo sabes que é para ali que lanças, enquanto com muita água, obriga-te a procurar mais...No mar e parecido, os peixes com a mare cheia tem mais por onde se deslocar com ela vazia estão mais limitados...
Boa explicação... entao por essa lógica na maré vazia deveria ser mais facil de pescar Sou iniciante na pesca, começei a pescar este verão com uma cana que comprei e com a do meu pai que já nao lhe toca Já tirei uns peixitos e com a ajuda aqui no site tenho vindo a aprender umas coisas =) Espero agora ter mais algum sucesso com a noçao das marés..
não necessariamente, mas já lá vamos... tenho pena de não me lembrar do forum espanhol em que li um artigo que foi publicado numa revista da especialidade sobre a captura de peixes de um pescador durante quase um ano, posso-te dizer que o resultado dava as tais guas horas de maré vazia como as mais rentáveis de longe... lembro-me que ele tinha registrado cerca de 600 e tal peixes em cada dessas 2 horas e nas seguintes quase todas andavam pelos 100 e tal a duzentos...lembrei-me logo da minha experiencia na pesca, que me ensinou que na maioria dos pesqueiros que EU frequento essa realidade é a que eu tenho, no meu local de eleição chego a apanhar peixe com palmo e meio de água, ainda com o pessoal a apanhar casulo... devem pensar que eu sou maluco...mal sabem eles as douradas e os robalos que saco naquelas 2 peimeiras horas...mas isto pode não servir para ti... é obvio que se conheces bem o local e a maré estiver vazia podes explorá-lo melhor porque sabes que a haver peixe só pode andar por tal sitio devido a ter pouca água, enquanto com a maré cheia, já é mais um tiro no escuro... Mas o melhor concelho que te posso dar é este, conversa, lê, participa no forum, navega pela net, mas nunc te esqueças de construir a tua realidade, de adaptares tudo isso à forma como tu pescas, e mais importante vai aos locais onde pescas com a maré vazia e observa e absorve tudo, vê os fundões, vê os locais de passagem do peixe, observa se tem rochas e onde, vê o tipo de fundo é, se tem mexilhão, se andam por lá caranguejos, espera pelo inicio da enchente e ve como a agua ali começa a entrar... essa é a tua realidade, o resto depois serás tu aqui a contares a todos como foi, e o porque de teres utilizado este ou aquele material, iscos, e em que horas deu mais peixe.
O local onde custumo pescar tem muita rocha.. o problema é que tem dias q as rochas existem e no dia a seguir a areia tapou as rochas ou vice versa... no inverno, quando o mar esta mais agitado.
Tenho q ir um dia observar na maré vazia, para ver os fundoes. Quando exitem mexilhoes, perceves, (marisco) é mais facil de encontrar peixe certo?
Nestas zonas de pedra perco é muito material, chumbadas. De vez em quando lá ficam umas.. ehehe
Os fundos mistos, como me descreves tem essa particularidade, muitas vezes as areias tornam- a nossa pesca mais dificil... a sua movimentação obriga-nos a estarmos atentos a essas mudanças---no entanto se as rochas que me falas forem pequenas não são problema(tipo pedras do tamanho de um punho), se forem grandes aí deves mesmo ver na maré vazia onde normalmente elas estão, para depois poderes adequar melhor os teus lançamentos à realidade do pesquerio...
Quanto aos mariscos, a sua presença é um excelente indicador da presença de peixe... o sargo gosta muito de mariscar nessas zonas...
Das chumbadas, se as perdes, bem não uses em forma de piramide, tenta usar em forma de pêra ou mesmo redonda(isto se não existir muita corrente), e já deve ajudar...