Mais de 500 kg de polvo dão á costa...

Ambiente, protecção da natureza e preservação das espécies

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Mais de 500 kg de polvo dão á costa..."
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Mais de 500 kg de polvo dão á costa...

Mensagem por pedrolourenco79 »

Pracase foi mesmo aqui á porta de casa e nem dei por nada.... É um fenomeno estranho sem duvida....

http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t= ... 07416&tm=8
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Mais de 500 kg de polvo dão á costa...

Mensagem por Paulo »

Por acaso estou curioso em saber a explicação.

A primeira vez que ouvi a noticia pensei que tivesse sido algum carregamento que tivesse caído ao mar. Mas vamos aguardar pelas explicações.
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: Mais de 500 kg de polvo dão á costa...

Mensagem por pedrolourenco79 »

A minha opiniao paulo é que será um fenomeno que se ira reptir mais vezes, nao tendo causas de poluiçao.
Desde a construçao do molhe novo da foz, que existem alteraçoes nas correntes aqui da zona. AS praias a sul do rio têm-se modificado de forma impressionante. Ora esta foi a primeira "cheia" do douro desde a construçao do dito molhe. As correntes para sul junto á costa deixam estas aguas completamente tapadas, ao contrario das praias a norte do rio.
O facto de apenas polvos teram dado á costa, e mais nenhuma especie, e até alguns ainda se encontrarem vivos pois sao dos animais mais resistentes a factores de poluiçao, aponta para que o sucedido se deva ao excesso de agua doce causados pelas correntes do rio em cheia.
No entanto claro até haver analises havera´ sempre a duvida sobre o bom estado dos mesmos para alimentaçao.
Uma coisa sei... vai haver muito polvo a destes ha venda... disso nao tenho duvida nenhuma... :hummm: :hummm:
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Mais de 500 kg de polvo dão á costa...

Mensagem por Paulo »

É bem provável que tenha a ver com isso.

Como disse a minha primeira impressão (estava num restaurante e vi a noticia na tv sem som) tinha sido que talvez tivesse caído ao mar.

Mas ao ver o vídeo dá para perceber que há polvo de diferentes tamanhos, por isso a causa deve ser mesmo natural e o excesso de água doce pode muito bem ser o responsável. :hummm:
Avatar do Utilizador
joaosousa
Utilizador Regular
Mensagens: 2204
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: Mais de 500 kg de polvo dão á costa...

Mensagem por joaosousa »

Estranho este acontecimento, ainda mais por ter aparecido um pé humano...
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Mais de 500 kg de polvo dão á costa...

Mensagem por TALIBAN »

Boas pesscarias.
A interrogação mantém-se sobre o que aconteceu aos polvos.
Fiquei chocado com o que foi dito num dos canais de televisão, que algumas pessoas levaram alguns dos aludidos polvos para casa, será que alguém os irá consumir?
Também fico a aguardar pelas justificações dadas às causas da mortandade.
Boa continuação.
Braga.
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: Mais de 500 kg de polvo dão á costa...

Mensagem por pedrolourenco79 »

TALIBAN Escreveu:Fiquei chocado com o que foi dito num dos canais de televisão, que algumas pessoas levaram alguns dos aludidos polvos para casa, será que alguém os irá consumir?
Consumir apenas? será que nao vao ser muitos deles vendidos á boa moda portuguesa?

Bem pelo menos os que levaram os ditos para casa, que tenham o bom senso de os congelar e consumirem-nos apenas apos os resultados das analises.... :hummm:
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Mais de 500 kg de polvo dão á costa...

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.
Pois é caro Pedro, já tinha lido isso, mas nem quero acreditar, que há pessoas capazes de vender o polvo ali apanhado, sem saber as consequências que pode causar a quem o comer.
Ouvi algumas pessoas a dizer que algumas pessoas que os levaram eram pescadores, que apenas os iam utilizar como isco, mas daí a saber a verdade, a distância é enorme.
Boa continuação.
Braga.
Responder