Um sabado de manha a zagaia...........

Spinning / Corrico na Costa

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Um sabado de manha a zagaia..........."
na nova versão do site.

romeu32
Utilizador Regular
Registado: segunda mai 19, 2008 3:39 pm

Um sabado de manha a zagaia...........

Mensagem por romeu32 »

Ora venho aqui fazer um pequeno relato da pesca deste sabado.
Tudo combinado com o compicha de pescaria,que neste caso era o Tone pois tinha a ideia que o PedroAlvarinho estava a trabalhar,puro engano. :moca: :moca:
Tudo preparado e tal,vamos tentar fazer uma pesca que nesta altura do ano costuma dar muitas alegrias.
Que é o chamado a pesca de lançar ferro. (zagaia)
Pesqueiro conbinado e tal fomos tentar,lá pros lados da petrogal,que tão bons resultados tem dado.
Chegamos ao pequeiro e as primeiras impressões são, água turva,não com muito lixo,mar com mais ou menos dois metros.
Para mim estava muito bom,com vaga muito espaçada,o que dava para trabalhar muito bem o ferro (zagaia).
Toca a montar o material,eu meto chicote mais menos de uma braça,o Tone não mete chicote,começamos entao propriamente a pescar e tal,e não é que recebemos uma chamada de um outro companheiro.
É pá traz só a cana carreto e o vadeador e anda cá ter a Petrogal,o resto nós temos.
Pergunto eu ao Tone,quem era? era o Antonio ele vem cá ter.
Porreiro pois mais um é sempre bem vindo,e então o Antonio ainda melhor.
Vamos lançando aqui vamos tentado ali e tal,mudo de borracha e tal meto uma que para mim não me dava grandes garantias pois não era a "ideal" para aquela cor dá água.
Mas prontos nada como tentar,lanço recolho e nada,lanço outra vez e reparo que está a passar um "mirone" muito perto de mim,pois com certeza náo era para perguntar se estava a dar peixe,mas sim para ver o que estava a usar. :2dedos:
Mas prontos nada que não seja normal,recolho mais devagar e tal lanço outra vez, e o ferro (zagaia) mal cai na água dou duas maniveladas,e levo semelhante pancada,que nem tempo tive para segurar o menino,começou a puxar linha como um louco,e eu incredulo quem nem tive tempo de dar a manivela pois rebentou tudo.
Para mim e isto é só uma suposição,acho que foi o maior robalo que senti numa cana.
Recolho a linha e fiquei incredulo com o que vi,pois rebentou pelo nó do chicote "Albright",o que para mim era a primeira vez que partia algo com este nó.
Resultado,presumo eu que perdi o robalo da minha vida,mas não desanimei pelo contrario,toca a insistir pois só assim aprendemos.
Mas já não meti chicote,pois já estava provado que o chicote nesta pesca podia não ser a melhor ideia.
Passado pouco tempo chega o nosso amigo Antonio,ao qual se rapidamente se juntou a faina pois a montagem desta pesca é muito rapida.
E não é que o homem rapidamente se adaptou a este tipo de pesca!!! "zagaia". :118:
Pois bastou fazer o primeiro lançamento e ficar lá tudo...... :122: :122:
Diz ele muito chateado. há é assim!!! Perá lá que já vais ficar com mais ferros "zagaias". :nono:
E continuamos na nossa pesca,tentado ali e mais a esquerda mais a direita,mas não andava lá mais nada.
Resumindo,para uma pesca que não faço muitas vezes ao ano,gostei bastante porque é uma pesca muito activa,como eu gosto,salta esta pedra salta para outra,etc...etc...
Foi uma manha muito bem passada com companhia do melhor,e que deu para aperfeiçoar ainda melhor a tecnica,e tirar boas liçoês do que se pode e deve usar,nesta que é uma tecnica não muito dificil na minha opinião,mas com os seus truques.
As fotos não tenho comigo mas tirei algumas,que se correr bem vão cá aparecer.
Abraço.

Ps:Boas entradas para o pessoal que por aqui anda por Bem. :let: :let:
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: Um sabado de manha a zagaia...........

Mensagem por pedrolourenco79 »

Eu ainda não percebi onde é que algumas vez pensaste que auqi o alvarinho trabalhava :hahaha: :hahaha: :hahaha: :hahaha:

Convem dizer que após esta manha de pesca perdida por mim, o dia acabou com mais uma jantarada e noitada aqui em casa, para os intervenientes poderem contar as aventuras do dia em directo aqui ao je....
Quanto ao relato, parece que mais 2 ou 3 dias e o tempo vai dar umas treguas... vamos ver se é desta que os bocas grande conseguem finalmente fazer a nossa alegria... Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee :hahaha: :hahaha: :hahaha:
Estou farto de comer leitoes e afins dasse.... :hahaha: :hahaha: :hahaha: :hahaha: :hahaha:
Gato

Mensagem por Gato »

Então Miguel, tudo bem?Bom ano para ti e para os teus :fixe:

Esclarece-me só uma questão : pescar á zagaia na petrogal? desde quando essa zona tem profundidades para essa técnica? Na altura em que estava ai por cima e pescava nessas praias, "a pesca de corricar" que se fazia era com o boião e quanto muito com as rapalas...agora com a zagaia é novidade...ou então essas praias afundaram muito, o que não me parece...

abraço
pedrolourenco79
Utilizador Regular

Pois bem como houve algumas Mps de pessoal que nao sabia bem que tipo de pesca era este, e outros que pensavam que era zagaiar de barco, ficam aqui uma foto de algumas das "zagaias" que costumamos usar, assim como uma foto do pescador do relato todo equipado.
Resta dizer que usa-mos neste tipo d pesca, canas de buldo ou parecidas, com acçao entre as 60 e as 120gr, com comprimentos entre os 3.90m e os 4.20m. Os carretos deverão ser robustos com tamanhos na casa dos 6000.

abraço e qualquer duvida é só apitar....
Anexos
chapas de 45 e 55gr com redgill de 14 e 17cm. Anzois 5/0 e 7/0
chapas de 45 e 55gr com redgill de 14 e 17cm. Anzois 5/0 e 7/0
Romeu.jpg
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Boas...

Miguel parabéns pelo relato... vais ver que um dia destes és brindado com um ainda maior e dessa vez ele vêm cá para fora. :fixe:

Pedro obrigado por esclareceres as duvidas que parece que existiram acerca da técnica e por tabela acerca da veracidade do relato. :no: :no:

Por acaso já pesquei umas vezes com a zagaia na praia (só a zagaia) e até tive resultados interessantes. :fixe:
pedrolourenco79
Utilizador Regular

paulo Escreveu:e por tabela acerca da veracidade do relato.
A veracidade da coisa fica á consideração de cada um... É dos livros que para pescar á zagaia basta 2 palmos de agua, mas claro, cada um aplica as tecnicas que acha mais indicado ao pesqueiro em causa. :fixe:
Gato

Mensagem por Gato »

pedrolourenco79 Escreveu: A veracidade da coisa fica á consideração de cada um... É dos livros que para pescar á zagaia basta 2 palmos de agua
xiiiii, esta agora é que eu não sabia.. :hahaha: tens de me dizer UM livro onde isso está escrito :hummm:

Quanto á veracidade da história, da minha parte só questionei o local, que por acaso até conheço bem e nunca vi por lá ninguem a pescar á zagaia...não era para levarem a mal :fixe: não tenho qualquer motivo para duvidar que seja verdade, nunca apanhei o Pedro a mentir aqui no forum :join:
romeu32
Utilizador Regular
Registado: segunda mai 19, 2008 3:39 pm

Mensagem por romeu32 »

Lembre-te:Não se consegue quase nada,nesta vida,sem um pouco de esforço sem um certo sacrificio,se bem que esta leitura não é um sacrificio,pelo contrário,é até um deleite,vais notar que é uma leitura didactica,informativa e altamente "viciante".Prentendo que a leitura deste relato seja um "reforço" para atingires a grande meta aqui que é:Ser melhor homem e melhor Pescador.

Abraço e bom ano para o pessoal,que por aqui anda por bem.
Responder