porque todos amamos o mar...

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"porque todos amamos o mar..."
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

porque todos amamos o mar...

Mensagem por FILIPEPC »

Boas pessoal, não venho aqui dar grandes exemplos neste tópico, ou por grandes questões, mas apenas desabafar um pouco.
Respiro a pesca, o mar, e acreditem que sou um apaixonado, por tudo o que a pesca me oferece. desde muito pequeno, quando ia passar ferias com os primos da ilha da culatra que viviam do mar que me habituei a pescar. nao à cana, com uma simples bobine de linha e mao lnçava e puxava. era um fartote de ferreiras, nem imaginam a loucura que era.
Quando voltava para almada, era sempre um vazio cá dentro, até que me ofereceram a minha primeira cana de pesca, tinha eu cerca de 8 anos. Lembro-me como se fosse hoje de ir para a curva do mónaco/caxias(o meu avo tinha la casa), para me ir entreter, e ver os outros apanhar, e eu nada. também me lembro do dia em que apanhei a minha 1 sargueta :D . Foi mágico. Lembro-me de ir para a cecil em setúbal e cada vez que percia uma chumbada, ia cheio de vergonha pedir a uns pescadores para me fazerem as baixadas, que nao sabia fazer. Desde essa época aprendi a ser feliz.
Não vos sei explicar o que sinto, o que vibro, os momentos de alegria que já passei, com o meu tio, avô, e pai.
Deixando de ser lamechas, e desculpem-me a introdução, mas tem tudo a ver com o que vou dizer, estou aqui a escrever por 2 razoes.
1- As leis que devastam a minha alma fabricadas por ignorantes de bolsos cheios e alma vazia, tira-me o sono, e tira-me do serio. A policia compactua com tudo isto, e muitas vezes arrelia o pobre pescador de cana, que apanhou um peixito mais pequeno do que deve, ou esqueceu-se da licença no carro, enquanto outros se deleitamà frente dos seus olhos.
Sou de Almada como disse, e acompanho as leis e os que lhes queiram chamar, que existem, e se percebo a protecção de algumas especies e zonas, nao percebo a constante tendencia da sociedade para apenas possibilitar a quem tem muitas posses, de se poderem divertir e ter os seus momentos.
Amigos pescadores, estejam atentos, vejam o exemplo da caça( já la vou), e não se deixem enganar, senão um dia destes os meus certates, ultegras, aero tehnium, as minhas steel power, super aero technium, e as dezenas de outras que tenho, vão para o armazem que tenho em casa, só para a pesca. Cresci numa familia de pescadores... e caçadores e acompanhei o meu avo muitas vezes na zona da azeitao a caça, que adorava. Ele é um frustrado hoje em dia, e conta histórias. Não quero SÓ contar histórias, quero ser feliz. Quero um dia poder levar o meu filho ao pé do mar e vê-lo fechar os olhos com a cana na mão como faço e sentir aquela paz e vibração que este desporto me dá. Temo, que ele possa não ter essa sorte, começaram devagar com leis, e a proibir zonas, igual à caça. chegará o dia em que ou tens papel para pagar ou um barco, ou não pescas.Estejam atentos. Se amam o que fazem, e embora não tenhammos esse poder, não permitam que esse dia chegue. parte de todos.
2 - qualquer pescador que ame a pesca e a perceba, não dá cabo dos sitios onde passa, não suja, não estraga, preserva.
Vivo perto do seixal, e o que assisto é um flagelo aos meus olhos. tudo sujo nos locais de pesca, as garrafas de cerveja, de lixo, é uma vergonha. Quando proibirem a pesca nos pontoes do seixal, e da costada caparica, vão ficar todos satisfeitos. Lembrem-se que é isso que eles querem, não lhes dêm motivos para tal.
E para os que apanham os 100 quilos diarios de amijoa ao mergulho e arrasto, espero que sejam apanhados, mas pena, é que a policia está feita com voces, que são o nojo da pesca( perdoem-me os moderadores), mas voces se gostam como eu, percebem.
Assisti este ano a diversas pessoas na ponta do mato a serem multadas com 2 ou 3 kilos de ameijoa a mais ou por terem um cm a menos do que é legal( multas de 200 euros a 500 e tal). Lembro-me dum velhote desesperado que disse que a pensao dele nem dava para a multa, e o senhor agente nem ligou. Justo? ok. Mas esse mesmo agento quando o confrontei sobre o que se passa diariamente naquela baia, a frente dos olhos de quem quer ver, respondeu muito irritado " mas você está a ensinar-me a fazer o meu trabalho", ao que respondi, não estou a mostrar-lhe como o podia fazer bem. é triste, mas é só ir ver.
O mesmo se passa na trafaria, na costa, estão todos feitos, bem quase todos, vendidos. são toneladas de redes, aparelhos, com medidas ilegais, em zonas proibidas. Este é o reflexo da nossa sociedade, simplesmente adaptado`à nossa áréa de paixão.
Desculmpem ter-me alongado, mas isto é muito mais do que uma simples opinião... É um reflexo do que sinto, como homem livre que sempre gostará do mar. Tenho 29 anos, e de certeza que não estou sozinho...
Avatar do Utilizador
ruibaco
Mensagens: 408
Registado: quinta ago 29, 2002 11:00 pm

Re: porque todos amamos o mar...

Mensagem por ruibaco »

Olá FilipeC,

Caramba, que pessimismo.Nem tudo está assim tão mal. Ainda noutro dia estava à pesca e consegui capturar também um mágnifico saco de plástico. Que luta, que peso. Estava a ver que partia a cana. Que sensação inesquecível.

Boas pescarias.
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: porque todos amamos o mar...

Mensagem por FILIPEPC »

lol, ao menos fizeste-me rir. olha se gostas te do saco de plático, reza para apanhares uma gaivota. isso sim dá luta, qual corvina, qual sargo, aquilo é que dá pica.
Acredita que hoje em dia, ainda não está mal, mas vai ficar. Um dia vais-te lembrar das minhas palavras. Abraço.
ra-bap
Mensagens: 1
Registado: domingo abr 06, 2008 5:24 am

Re: porque todos amamos o mar...

Mensagem por ra-bap »

Será que não ha pescadores entre os nossos governantes ?
Manuel Alegre e...................que e feito de vós ?
Os legisladores dos Ministerios terão a minima noção do efeito que esta "coisa" tem nos pescadores mais idosos e de fracas reformas . (ex. polvito para o almoço, mexilhões para o lanche ,sarguito para o jantar.)
Tenham juizo , e olhe , comecem a pescar, far-lhes-á bem .

Desculpem este desabafo ; mas ... estão a acabar com o desporto de muitos pobres e reformados .
E...e... com coimas para ricos .

Saudações e Boas Festas ,
atsimoes
Mensagens: 348
Registado: domingo out 22, 2006 10:15 am

Re: porque todos amamos o mar...

Mensagem por atsimoes »

Caro Amigo,
Tudo tem um começo. Vai demorar anos , talvez, para que o seu filho(os), assistam a esses momentos mágicos que relata.É ainda novo , eu tenho 48 e já pesquei todos os meus sonhos. Por cá deixei de pescar, já só pesco em Espanha, mas não deixo de lutar, e a unica forma de o fazer legalmente é associar-se á Anpled. Juntos teremos mais força.Sabe.., em Espanha, no Norte, onde vivo a 500 mtros do mar e vou pra lá pescar todos os fins-de-semana na Galiza, as autoridades demoraram 15 anos a educar , preservar, proteger e limpar os pescadores profissionais e ludicos...Tinham o mesmo problema e se não fossem todas essas medidas restritivas, jamais a Galiza seria sustentavel nos seus recursos marinhos, mais depauperados, mas ainda a tempo de os corrigirem...
Façam todos o mesmo, sem estarem associados, não tem voz individual, e o lamento e desanimo transmitidos num forum de pesca , não chega. Sabe, acha que o Manuel Alegre , se importou com o n/Manifesto pela pesca,ou que pensa como pescador, que o foi, no verdadeiro sentido da palavra??
Enfim...Um santo Natal e façam-se sócios da Anpled. Tem lá gente séria, honesta,descomprometida com o poder politico, dos lobbies das marcas e outras miseraveis caras vendidas ao negocio, do peixe, do dinheiro, da soberba , da vaidade,das viagens pagas, das mordomias, das ofertas de linhas e carretos e canas....
País de corruptos e corrompidos, é o que vale.A pesca desportiva e ludica e profissional padece do mesmo retrato deste País.

Cumprimentos
António Simões
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: porque todos amamos o mar...

Mensagem por FILIPEPC »

Percebo o que ambos quiseram dizer, concordo que preservar é necessário. Aliás tento cumprir as regras, não sujo os pesqueiros, e farto-me de tentar passar a mensagem a tantos pescadores... Só que será dificil parar o que nos estão a fazer. Quem faz as leis não percebe bem o que está a fazer, apenas assina uma papelada que algum acessor tratou... Não entrando em política porque não estou associado a ningúem, mas costumo defender que cada ministro de cada departamento, devia ter estudos na área que vai tutelar, e os respectivos acessores também. Se me metessem a ser Ministro da sáude, até podia ter medidas mais humanas que muitos, mas eu não percebo nada da área.. é tão importante teres consciencia do que estás a fazer...
Quanto ao outro companheiro, bem é obvio que o que se passa é uma vergonha. O meu avô caça desde míudi, tem 79 anos, e eu vejo o desencanto dele, e isso revolta a alma. E como embora seja novo(29 anos), cresci desde pequeno a pescar e a acompanhar caçadas, vi e vivi grandes jornadas, bem diferentes do que se consegue hoje. O estado que me desculpe, mas este é o meu vício, não sou fumador, nem bebo, gosto é da natureza, e pricipalmente do mar. O meu dinheiro é gasto em canas e carretos, tenho muitos, sou um coleccionador, é uma paixão que tenho, e não quero que me tirem o que mais gosto de fazer. Mas isto dava para dar exemplos aqui que demorariam horas. Mas como falei em canas e carretos, no outro dia um colega meu disse que eu era maluco em dar 400 euros por um Carreto, e eu respondi rapidamente( sem falsos moralismos, vão perceber... e a ideia pode vos servir a alguns): "olha pá, eu só tenho este vicio, e é bem melhor do que o teu. Quantos cigarros fumas ao dia? e ele diz-me epa maço e meio. ok, então a 3.50 o maço, isso dá 5 euros e tal dia. ao fim do mês significa mais de 150 aérios, juntas a isso o whisky que bebes e isso dá mais de 200 mês. olha a cada dois meses podias ter um topo de gama de qualquer marca. PESSOAL, ISTO É MESMO SEM FALSOS MORALISMOS, MAS DÁ QUE PENSAR, EU RESPEITO QUEM FUMA E BEBE, MAS ESTE MEU COLEGA E O MEU PAI SOFREM DO MESMO. QUE O MATERIAL DELES TEM QUE SER BARATO E TAL... que nãopodem dar tanto por um carreto, ok, mas podem pelo resto...lol.
Bem o importante é que hoje é natal, um dia feliz para uns menos para outros... e a todos quero desejar um santo natal, e que este site do qual faço questão de ajudar a manter activo com as minhas opiniões e paixão, que dure muitos anos. Ao meu companheiro Paulo e restantes moderadores, tudo de bom, e cá continuaremos a ser felizes sempre que pudermos sentir a tal brisa...Abraço a todos.
Avatar do Utilizador
ruibaco
Mensagens: 408
Registado: quinta ago 29, 2002 11:00 pm

Re: porque todos amamos o mar...

Mensagem por ruibaco »

Oi FilipeC,

Fica aqui a sugestão:

No lugar de investir tanto em canas e carretos, que tal dar de comer aos peixes para eles ficarem mais gordos e pesados, como muitas pessoas de bom coração fazem com os pombos, patos, gansos e outras aves urbanas, sem interesse gastronómico.

Boas pescarias.
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: porque todos amamos o mar...

Mensagem por FILIPEPC »

lol. bem já é a segunda vez que me fazem rir neste tópico. Olha então queres que eu os ande a engordar, para tu os apanhares. olha-me o espertalhão. Bem se isso te serve de consolação hoje um robalo de cerca de 3 kilos ao spinning, ficou-me com a amostra. ele que a coma e engorde. como sou nabiço no spinning esqueci-me de levar uma cesta e estava em altura, quando o puxei a mão, já o bixo estava quase desmaiado, a linha cedeu, e foi vê-lo a ir engordar mais um pouco. Bem este já o alimentei...
Responder