Petição a favor dos ouriços do mar...

Ambiente, protecção da natureza e preservação das espécies

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Petição a favor dos ouriços do mar..."
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
dpeneireiro
Mensagens: 102
Registado: segunda jul 16, 2007 1:59 pm

Re: Petição a favor dos ouriços do mar...

Mensagem por dpeneireiro »

O engraçado é que eu nem tinha a noção de que os ouriços do mar se comiam... já tinha ouvido dizerem que os comiam mas pensava que eram os loucos e mais os seus mitos urbanos, sendo assim e fugindo um pouco ao ambito do tema, que souber era engraçado colocar na secção própria a preparação e confecção destes animais como forma de petisco.
Por acaso estou curioso, é que no caso dos ouriços "caixeiros", apesar de nunca ter comido, faço uma ideia de como amanhar e preparar, afinal não passa de um animal que tem carne "lá dentro" agora os do mar nem faço ideia

Fica a deixa.

Cumprimentos e boas pescarias
David Peneireiro
Realgana
Mensagens: 44
Registado: sábado mar 11, 2006 2:47 pm

Re: Petição a favor dos ouriços do mar...

Mensagem por Realgana »

Esta dos ouriços dom mar deixou-me de boca aberta ... eh eh eh

Agora virou caviar !!!!!??? XIÇA

Pessoalmente desde os meus 6 anos de idade que comi pela primeira vez ouriços (só as ovas) não vou dizer onde senão vão todo a correr para lá pois agora VIROU CAVIAR .... valha-nos São BelzeBu.
E pelo que eu li agora mesmo ... é tipo corrida ao ouro no FAROESTE amaricano...

Tenho-vos a dizer que é realmente bom ou cozidos ou assados
Se forem cozidos em água do mar melhor mas se for água doce com sal tambem são bons.
Mas assados em cima duma camada generosa de caruma dos pinheiros e depois cobertos com outra camada boa de caruma e deitar fogo á mesma, ficam muito bons pois os picos ficam quebradiços e caiem da carapaça.
E depois é só parti-los e degustá-los ... só as ovas

Eu não acho que o ser humano extremine os ouriços mas talvez devesse haver alguma regulação da apanha, para bem de todos até dos ouriços.
Estejam descansados que o ouriço não está em vias de extinção e ouriços há em muitas zonas do país, não é só no norte.

Agora as autoridades as leis parvas e mesquinhas que apareceram ... enfim ... para o Estado só estará tudo bem se tirar dividendos caso contrário é uma perseguição desenfreada como se o mar fosse pertença do ESTADO (neste momento é)
Agora já ninguem pode ir mariscar descansado é uma perseguição .... tornámo-nos dum país de destemidos navegadores e descobridores ... para um país de piegas e mesquinhos com ratos de escritório a ditar o nossa vida.

O meixão (enguia bébé) tambem dá muito dinheiro ... mas aí sim é estragar pois ficamos com os nossos rios sem enguias em quantidade como havia dantes.
A minha posição em relação a este caso é que desejo que haja um entendimento numa regulação da apanha para todos ficarem bem pois as pessoas têm que sobreviver.
O Estado não vai resolver os problemas dessas pessoas ... há muita gente a passar fome elas estão a tentar sobreviver.
E não andam a assaltar casas e pessoas .... andam simplesmente a apanhar ouriços ... e a exportar ... ou seja está a entrar dinheiro no País, agora se o Estado não mama nada isso é outro assunto.
kimbraga
Mensagens: 1
Registado: quarta mar 25, 2009 1:48 pm

Re: Petição a favor dos ouriços do mar...

Mensagem por kimbraga »

Caros companheiros
A costa de Viana esta a ficar limpinha!!!!......um escandalo!!!
E ninguem responsavel vê....ou sera que nao quer ver?????
Abraço cordial
Joaquim Silva
Fatico
Mensagens: 1
Registado: quinta ago 20, 2009 4:04 pm

Re: Petição a favor dos ouriços do mar...

Mensagem por Fatico »

Bom,eu com respeito a essa questão da escassez de ouriços do mar, aqui na minha costa "costa alentejana" não acho que isso se passe,nem nunca se deu por isso mesmo quando se podia capturar à vontade ás sacas, quanto mais agora que só se pode apanhar 4 quilos por pessoa para o petisco,e mexilhão 2 k talvez por haver mais fiscalização, mas à sempre quem abuse, continua a haver muito ouriço em toda a costa,mas também acho que tem avido apanha desenfreada de animais marinhos,Perseves Navalheira Lapas mexilhão etc...

Boas pescarias

Fatico
Realgana
Mensagens: 44
Registado: sábado mar 11, 2006 2:47 pm

Re: Petição a favor dos ouriços do mar...

Mensagem por Realgana »

É realmente verdade ás vezes é um disparate de gente a mariscar aqui na minha zona, na altura da sexta-feira santa,
é tradição o pessoal ir mariscar para depois degustar o produto em casa com a família e os amigos ... mas é um exagero, só falta levar motosseras, enxadas ETC.
O humano Português perde o senso nessas alturas só falta levar as pedras ... neste caso não é só a ganancia, é sim a vaidade de mostrar que se é melhor que o outro na apanha do percebe e do mexilhão.

É a mentalidade do Português que aos poucos mudará com as novas gerações mais conscientes de que é necessário preservar e colher mais tarde com alguma regra ... mas isso pode ser feito já e não é só com as preversas MULTAS que se resolve o problema ... tem que vir de dentro para fora e não de fora para dentro ... mas é complicado porque a cobiça e o dinheiro falam muito alto.

Se eu alguma vez ia imaginar que ovas de ouriço iam virar CAVIAR ...xiiiiiiiiça
Eu sei que aquilo é bom talvez melhor que caviar .... e eu sempre gostei imenso mas por amor de deus não acabem com a semente ...xiça

Estou a chegar á conclusão que tem mesmo que haver regras algo duras para esses vendilhões da Pátria.
Responder