Petição a favor dos ouriços do mar...

Ambiente, protecção da natureza e preservação das espécies

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Petição a favor dos ouriços do mar..."
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
dpeneireiro
Mensagens: 102
Registado: segunda jul 16, 2007 1:59 pm

Petição a favor dos ouriços do mar...

Mensagem por dpeneireiro »

Olá amigos,
recentemente recebi um e-mail com o seguinte texto...
Petição na net defende sobrevivência dos Ouriços-do-Mar.



Rui Taxa, um deputado municipal de Caminha, anunciou hoje que vai colocar na Internet uma petição em defesa do ouriço-do-mar, uma espécie que diz estar ameaçada devido à apanha "desenfreada" permitida pela legislação em vigor.

"Em Portugal só há ouriços-do-mar na costa entre Caminha e Esposende, mas todos os anos, durante o período reprodutivo das fêmeas, que decorre entre Outubro e Abril, deverão ser apanhadas umas 19 toneladas, para aproveitar as ovas frescas, que são colocadas no mercado a preço de ouro", disse hoje, à Lusa, aquele deputado.
Segundo Rui Taxa, a escassez de caviar a nível mundial fez disparar a procura das ovas de ouriço, que têm um paladar muito semelhante e que chegam a ter um custo de 24 euros por cada 130 gramas, sendo Espanha o seu destino.
"Os preços finais para o consumidor atingem valores muito mais elevados", frisou.
Para Rui Taxa, o principal problema é que a lei não estabelece limites para a apanha, seja em termos de quantidades ou de tamanhos.
"Tudo o que vai à rede é peixe. Levam tudo e não deixam nada. E se isto continua assim, em breve deixará de haver ouriços-do-mar em Portugal", alertou.
A petição que vai ser colocada na Internet exige a proibição da apanha de ouriços-do-mar durante cinco anos, para a regeneração e estabilização da espécie, e a criação de legislação adequada, que imponha limites à apanha.
Neste momento, e segundo Rui Taxa, que é também presidente da Direcção do Clube Ancorense de Pesca e Caça, qualquer pessoa que seja portador do Cartão Individual de Apanhador de Animais Marinhos, que custa apenas 10 euros, pode retirar da costa todo o mexilhão que quiser e puder.
O cartão, emitido pela Direcção Geral de Pescas, tem actualmente cerca de 20 pessoas detentoras, na costa entre Esposende e Vila Praia de Âncora.
Fonte da Polícia Marítima, contactada pela Lusa, explicou que, com a actual legislação, as autoridades apenas podem intervir se os apanhadores fizerem uso de instrumentos, como foucinhas, no exercício da actividade.
"Isso sim, é proibido por lei, mas é muito difícil apanhar os infractores, porque eles montam esquemas de vigilância, tendo alguém sempre 'de plantão' para os avisar quando se aproxima a Polícia Marítima", acrescentou a fonte, sublinhando que "é frequente" encontrar utensílios daquele tipo abandonados nas rochas.
Rui Taxa lembra que a utilização destes instrumentos "viola os habitats naturais" de outras espécies, que "também ficam com a sobrevivência ameaçada".
O autora da petição em defesa dos ouriços-do-mar Rui Taxa, garante que já alertou para este problema diversas entidades, entre as quais os Ministérios do Ambiente e Agricultura e Pescas, as câmaras municipais, os deputados eleitos pelo distrito de Viana do Castelo e o Governo Civil.
http://www.peticao.com.pt/ourico-do-mar

Não estou a pedir para assinarem nem a dizer que concordo, apenas aqui coloquei esta petição para termos de debate, saber quais as vossas opiniões, conhecimentos na área, se existe razão de ser para tal petição...
Numa breve pesquisa na internet sobre o tema não encontrei nada que negasse o texto, mas também não tenho dados de que o que se diz é inteiramente verdade ou só alarmismo.
Que me dizem, será que esta é mais uma daquelas petições com carácter alarmista ou existe de facto um problema que tem que ser resolvido e sobre o qual os pescadores devem estar alertados?
Que dizem os pescadores submarinos que pescam nestas áreas, sempre se verifica a drástica dimimnuição desta espécie nas áreas indicadas ou perto da costa o fenómeno ainda não está dessiminado?
Se existe essa escassez, será mesmo que tem a ver com a apanha ou por factores climatéricos ou naturais ?


Cumprimentos e boas pescarias,
David Peneireiro
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Petição a favor dos ouriços do mar...

Mensagem por Ramiro »

Também desconheço de todo esta situação, mas não fico nada admirado já que qualquer marisco apanhável na nossa costa é normalmente alvo de abusos e recolhido com os tais instrumentos proibidos. Veja-se o caso dos Pecebes ou Perceves, Mexilhões, Berbigões, etc.
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Petição a favor dos ouriços do mar...

Mensagem por Paulo »

Por acaso depois de ler o texto fiquei com a impressão que em tempos já me tinham falado neste assunto.

Não me parece nada estranho.

Há um atentado que acontece todos os anos, cujo produto do saque vai para o mesmo pais, para depois de transformado ser vendido a preço de ouro.

Falo do meixão (enguia juvenil), nunca mais me esqueço de conhecidos meus chegarem a lucrar 30 contos por noite em 1994. Actualmente ainda muitos se dedicam a esta captura e ganham muito com ela, até um dia, o dia em que deixarem de haver enguias.

Mas certamente mais maus exemplos destes de "matança da galinha dos ovos de ouro" haverão por este país fora.

Nós temos o que merecemos, mas infelizmente quem mais paga é quem não tem culpa nenhuma no assunto, quem paga são as espécies que levamos à extinção no nosso país.
Retortaman
Mensagens: 11
Registado: domingo fev 17, 2008 4:14 pm

Re: Petição a favor dos ouriços do mar...

Mensagem por Retortaman »

Boas pessoal! o que é falado na petição é verdade, eu sou da terra do Dr. Rui Taxa. O que esses individuos fazem é uma limpeza completa, e qualquer poço que tenha ouriços, mesmo os mais pequenos, desaparecem todos. eles chegam a mergulhar para os apanhar.
Fanecamen
Mensagens: 1
Registado: sábado mai 02, 2009 3:49 pm

Re: Petição a favor dos ouriços do mar...

Mensagem por Fanecamen »

Eu sou de Viana do Castelo, e sim é verdade essa petição para salvar os ouriços.
Infelizmente o nosso governo autorizou uma empresa espanhola a fazer a recolha de ouriços na nossa costa. A "limpeza" foi tal que poucos foram os que ficaram.
Lamentamos que uma empresa dos nosso vizinhos que preservam tanto a sua costa e a sua fauna marinha, não tenham a sensibilidade de ver que estão a fazer um atentado a nossa fauna marinha.
Se este comportamento não mudar, dentro de algum tempo nos pescadores podemos arrumas as nossas canas pk o pouco peixe que passa na nossa costa sem alimento acaba por desaparecer.

Ass: Faneca
Avatar do Utilizador
Oceanus
Mensagens: 11
Registado: sexta set 19, 2008 10:41 am

Re: Petição a favor dos ouriços do mar...

Mensagem por Oceanus »

Boas.

Também ontem tive conhecimento da tal petição, e como tal assinei-a, estou solidário com o Dr Rui Taxa, embora esteja contra uma afirmação "Em Portugal só há ouriços-do-mar na costa entre Caminha e Esposende" o que é verdadeiramente falso, pois vivo em Odemira e conheço todo o PNSACV onde o que não falta são ouriços.

Curiosamente por cá temos medidas restritivas que apenas permitem a apanha de 4 kg máximo de ouriços para fins de alimentação ou iscas para a pesca nada mais, como é da tradição na altura do carnaval muita boa gente vai às mares para se dedicarem a apanha para fins de petisco com os familiares e amigos, antigamente eram as sacas mas actualmente a PM tem andado em cima do pessoal por aqui e o ano passado chegaram a multar um reformado porque tinha pouco mais de 2 kg (isto porque nessa altura só era permitido esse peso). Ora que apanhou e já comeu ouriços sabe que 4 kg não é nada para duas ou tres pessoas, mal da para beber uma mini, isto não quer dizer que se deva apanhar uma ou duas sacas, é apenas um registo.

O que não concordo nem compactuo é a miserável dualidade de critérios que este pais tem, uns por um lado são marginalizados porque não fazem vida da apanha de ouriços, porque são residentes na área do PNSACV, porque aqui impera uma outra realidade de fiscalização, etc. Outros porque são espanhóis vem cá buscar e delapidar um recurso que é de todos, isto inclusive com a questão que o Paulo mencionou do meixão.

já agora uma pequena observação de quem tem uns anitos de observação quer de fora como de dentro de água desta realidade cá por baixo, como faço caça submarina e em tempos tive um semi rígido posso afirmar que já existiram menos ouriços do que existem actualmente, actualmente considero os ouriços a uma praga (cá por baixo) dado que houve uma explosão demográfica dos mesmos, existem locais que ninguém consegue andar 50 metros sem os pisar, a alimentação base dos ouriços anda em torno da flora, e onde existe um determinado numero de exemplares bem se sabe o que acontece, não existe algas que se safem, não à velocidade desta espécie mas sim ao apetite voraz dos mesmos.

Para finalizar, já só falta mesmo é começarem a vir capturar os nossos sargos que são bem melhores do que os deles (pelo menos os da galiza em termos de sabor).
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Petição a favor dos ouriços do mar...

Mensagem por Paulo »

Boas Fernando.

E será que já não andam por cá a capturar os nossos sargos e a limpar os nossos fundos? :hummm:

De qualquer forma os culpados não são os espanhóis, nos fazemos exactamente o mesmo noutros países, seja através de barcos nossos, seja através da importação de produtos marinhos que provavelmente estão a provocar nesses locais os mesmos malefícios que criticamos aqui. Mas isso são outros quinhentos.

Infelizmente os culpados pela lapidação dos recursos já foram encontrados há muito, os pescadores lúdicos são os bodes expiatórios, depois há uma quantidade de actividades paralelas sejam elas legais ou não a darem cabo da nossa costa.

Não têm nada a haver com os ouriços, mas para terem uma ideia de como as coisas estão a ficar, aqui em Peniche já vi a circular uma petição nos cafés (feita pelos pescadores profissionais) a pedirem para acabarem com a pesca do arrasto que está a conseguir limpar com toda esta costa. Vejam a onde isto chegou... quando é que será que os nossos governantes abrem os olhos e fazem leis que acabem de vez com actividades que apenas servem para nos empobrecer? :pau:

PS: Além das leis obviamente é necessário dotar as autoridades de meios de fiscalização, se não é mais do mesmo.
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Petição a favor dos ouriços do mar...

Mensagem por Paulo »

Acerca da quantidade industrial de ouriços na tua zona.

Uma vez vi um documentário onde isso acontecia, lembro-me que os principais predadores dos ouriços naquele local eram as estrelas do mar, mas estas como estavam a desaparecer nessa zona os ouriços estavam a multiplicar-se e fazer estragos ao consumir toda a flora. Certas zonas já pareciam desertos.

Não sei se o caso (estrelas do mar) se aplica à tua zona, mas certamente para haver um aumento tão grande de indivíduos alguma coisa se deve passar com os predadores dos ouriços. :fixe:
Responder