Açorda de ovas

Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Açorda de ovas"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Açorda de ovas

Mensagem por Ramiro »

Bom, fazer uma açorda de ovas não tem nada de especial, e há pequenas nuances que cada um pode acrescentar ou retirar. Eu costumo fazer assim:

Ingredientes:
- 1 pão tipo caseiro
- 600gms a 800gms de ovas
- 2 chávenas grandes de água da cozedura das ovas
- 4 dentes de alho grandes
- Ovos (1 por pessoa)
- Coentros, azeite, sal e pimenta q.b
- 1 limão (opcional)
- 1/2 cubo de caldo Knorr de peixe (opcional)

Confecção:
- Tirar a côdea ao pão e desfarelar o miolo grosseiramente, não muito fino (1 chávena grande por pessoa). Raspar o limão e guardar. Depois cozem-se as ovas em água temperada de sal, pimenta e 2 rodelas de limão, durante cerca de 8 a 9 minutos. Coar e guardar a água. Depois tira-se a pela que envolve as ovas e desfazem-se com um garfo. Picar os alhos e pô-los num tacho com azeite em lume baixo. Quem quiser pode também juntar o tal 1/2 caldo Knorr de peixe. Quando o alho alourar pôr o pão misturar tudo, sempre com o lume baixo. Regar com a água da cozedura das ovas lentamente, mexendo sempre. A água deve ser colocada a gosto mas tendo o cuidado de não exagerar para a açorda não ficar muito rala. Bater os 2 ovos com uma pitada de sal juntar ao "material" já no tacho, mexendo sempre para que os ovos não fiquem cozidos. Manter esta operação durante cerca de 2 minutos, sempre a mexer. De seguida, juntar as ovas, a raspa do limão e algum sumo do mesmo (o limão é opcional, mas eu ponho para "desenjoar" um pouquito). Juntar também os Coentros picados (pessoalmente não aprecio Coentros). Rectificar os temperos e servir quentinho, juntamente com peixe frito ou filetes de peixe fritos. O peixe a fritar não deve ser muito grosso, de modo a ficar bem sequinho quando frito. Portanto, postas finas e antes de fritar envolver em farinha.

Pode-se também compor um pouco mais o refogado para a açorda, ou seja, pode-se fazer com cebola picada, um tomate maduro pelado e picado, o alho picado e uma folhita de louro, deixando apurar bem. Há também quem ao invés de colocar os ovos completos ponha só as gemas.
:beer:
Avatar do Utilizador
ruibaco
Mensagens: 408
Registado: quinta ago 29, 2002 11:00 pm

Re: Açorda de ovas

Mensagem por ruibaco »

Mestre Ramiro,

Esta receita desperta o sentido do palato, a qualquer apreciador de ovas.
Críticas que me levam a evitar experimentar esta receita, e outras com ovas de peixe.

Comer ovas -> sinónimo de grades futuras.
Ovas + Ovos -> perigo para a centralina.

Boas pescarias
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Açorda de ovas

Mensagem por Ramiro »

ruibaco Escreveu:Mestre Ramiro,

Esta receita desperta o sentido do palato, a qualquer apreciador de ovas.
Críticas que me levam a evitar experimentar esta receita, e outras com ovas de peixe.

Comer ovas -> sinónimo de grades futuras.
Ovas + Ovos -> perigo para a centralina.

Boas pescarias
Olá companheiro. :olaaa:

Claro que em termos fundamentalistas tens razão mas, como em tudo na vida, os fundamentalismos nunca são saudáveis. Desde que não hajam abusos, nenhum perigo daí advém. No meu caso (por exemplo) isto é um prato que talvez coma de ano a ano. E depois, por vezes acontece pescares peixe ovado e só te apercebes em casa quando o amanhas. O que fazer aqui? Deitar fora? Se assim fosse o desperdício e "crime" era duplo.

Um grande abraço e votos de um excelente 2010,

Ramiro
Avatar do Utilizador
ruibaco
Mensagens: 408
Registado: quinta ago 29, 2002 11:00 pm

Re: Açorda de ovas

Mensagem por ruibaco »

Oi Mestre Ramiro,

Ok, eu sei sou um bocado fundamentalista, tenho tendência para exagerar.
Acho que já não me recordo do que é pescar um peixe, quanto mais ovado.
Fui pescar à várias Luas e tive muito sucesso. Tudo dentro da Lei é claro.
Quando regressei ao lar perguntaram-me onde tinha estado a pescar.

Ficaram a pensar que tinha passado pela peixaria.

Boas pescarias.
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Açorda de ovas

Mensagem por Ramiro »

Olá mais uma vez, amigo.

Fico feliz em saber que o teu sucesso nas pescarias tem aumentado :let: . E espero que tenhas feito a devida compensação em croquetas de gato (sabes que concordo plenamente com esta atitude :fixe: ).

Um grande abraço e um excelente 2010 para ti e os teus.
Avatar do Utilizador
ruibaco
Mensagens: 408
Registado: quinta ago 29, 2002 11:00 pm

Re: Açorda de ovas

Mensagem por ruibaco »

Oi Mestre Ramiro,

Agradeço e retribuo o abraço e os votos de excelente 2010. (12 Luas e poucas refeições preparadas com ovas de peixe:fixe: ).

Boas pescarias.
Responder