PARGOS / DENTãO

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"PARGOS / DENTãO"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
007kil
Mensagens: 1204
Registado: terça dez 12, 2006 5:05 pm

Re: PARGOS / DENTãO

Mensagem por 007kil »

Então mas e as leis não são iguais para todos?
O que andam a fazer os indivíduos das capitanias e da ASAE (que estão sempre a malhar nos mesmos e então com as grandes superfícies não se metem?) , não era suposto fazerem este tipo de fiscalização?
Ou então os peixes de viveiro terão medidas diferentes?
E nós lá temos que andar com a fita métrica atrás senão estamos sujeitos a ser fiscalizados por estes senhores e comemos uma multa.
Realmente há muitas injustiças neste país.
Está nas nossas mãos a mudança.
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: PARGOS / DENTãO

Mensagem por Paulo »

As leis são iguais para todos, as excepções é que não são. Há sempre capturas acidentais, etc, etc.

De qualquer forma eu não quero excepções para mim, nem quero poder apanhar peixe abaixo do tamanho mínimo, gostava era que todos (e só para começar) cumprissem os tamanho existentes, já era bom. Depois o ideal seria aumentar os tamanhos.

Mas se já nem estes (tamanhos existentes) muitos profissionais, furtivos e mesmo os lúdicos não cumprem. :let:
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: PARGOS / DENTãO

Mensagem por Paulo »

Acerca dos peixes de viveiros a resposta é sim, têm tamanhos diferentes.

Além disso os tamanhos mínimos são diferentes de país para país.

A tabela é de tamanhos mínimos de captura (nas nossas águas), não de tamanhos mínimos de venda. :fixe:
dord
Mensagens: 113
Registado: domingo jul 12, 2009 9:48 pm

Re: PARGOS / DENTãO

Mensagem por dord »

Certo, Certo, Certo

Vou dar o meu exemplo, ao que respeita á pesca lúdica porque para os GRAUDOS era á :122: :moca: :evil:

Comecei a pescar sem ter a mínimas noções do que é pesca e tudo o que a envolve, ignorância ou falta de informação
ia para a pesca sem licença para tal, etc etc etc...

É obvio que acho que é falta de informação. ( o que é que acham?)

Acho que deveria ser obrigatório que sempre que se comprasse uma cana tivesse-mos que levar com um flyer panfleto o que for, com a informação básica a nível de leis e bons princípios, panfletos com as capturas mínimas nem que fosse as principais etc.., princípios porque não é só com a lei que temos que cumprir pois o bom censo e respeito já lá foi.. :no2:

Não estou a por de parte as nossas responsabilidades como indivíduos de uma sociedade, mas é o mesmo que dizer ao meu avô para me fazer um script no meu pc…
Comecei a pescar com 9 anos e nunca tive ninguém que me alertasse para estas situações.. ok há um pouco de ignorância!!?!? :x

Abraço :join:
Avatar do Utilizador
007kil
Mensagens: 1204
Registado: terça dez 12, 2006 5:05 pm

Re: PARGOS / DENTãO

Mensagem por 007kil »

paulo Escreveu:As leis são iguais para todos, as excepções é que não são. Há sempre capturas acidentais, etc, etc.
De qualquer forma eu não quero excepções para mim, nem quero poder apanhar peixe abaixo do tamanho mínimo, gostava era que todos (e só para começar) cumprissem os tamanho existentes, já era bom. Depois o ideal seria aumentar os tamanhos.
Mas se já nem estes (tamanhos existentes) muitos profissionais, furtivos e mesmo os lúdicos não cumprem. :let:
Pois é amigo Paulo não quer excepções para si, eu para mim também não quero, este assunto quanto aos tamanhos já foi mais que rebatido aqui no fórum, eu próprio já presenciei por diversas vezes pescadores a capturarem peixes sem a respectiva medida e de nada me adianta chamar a atenção às pessoas, ainda sou insultado, como já me aconteceu, por isso penso que é uma luta inglória ou então a fiscalização terá que ser mais interveniente e dura na aplicação da lei
Avatar do Utilizador
007kil
Mensagens: 1204
Registado: terça dez 12, 2006 5:05 pm

Re: PARGOS / DENTãO

Mensagem por 007kil »

paulo Escreveu:Acerca dos peixes de viveiros a resposta é sim, têm tamanhos diferentes.

Além disso os tamanhos mínimos são diferentes de país para país.

A tabela é de tamanhos mínimos de captura (nas nossas águas), não de tamanhos mínimos de venda. :fixe:
Ok obrigado
Já agora não tem a ideia desses tamanhos para venda de peixes de viveiro
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: PARGOS / DENTãO

Mensagem por Paulo »

Que eu saiba não há nenhuma lei (do estado) a determinar o tamanho mínimo de venda desse peixe de "aviário".

Acho que a lei que existe é a lei do mercado, está bom para vender, o consumidor compra com determinado tamanho, então vende-se (quanto mais depressa se vender mais dinheiro se ganha).

Acerca do peixe selvagem, acho que a solução melhor, mais demorada, mas com melhores frutos a longo prazo é essa a da pedagogia, e eu sempre que posso não a deixo de fazer.

Talvez seja também é necessário uma acção pedagógica não só perante os pescadores, mas acima de tudo sobre os consumidores. Se não houver quem compre "espinhas" porque sabe o que essa sua compra provoca, há menos razões para a apanha dessas "espinhas", apanha essa que serve apenas para impedir uma adequada renovação das espécies.
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: PARGOS / DENTãO

Mensagem por Paulo »

Dord, ninguém nasce ensinado.

Eu próprio já capturei muito peixe sem medida, nem sequer sabia que havia medidas, não condeno ninguém que o faça pelo desconhecimento das implicações das suas acções.

O que não admito é que quem sabe o mal que faz (ou já foi avisado para isso) a captura de peixe que ainda não se reproduziu o continue a fazer. E que depois ainda tenha a lata de se queixar de que cada vez há menos peixe, como em alguns casos que já me aconteceram. Que tenham a lata de dizer que por exemplo robalos com 20cm são robalos que nasceram naquele ano, que os peixes têm altas taxas de crescimento, e blá blá blá. Ou que coitadinho do peixe embuchou e é por isso que está no saco. :pau:
Responder