Distinguir peixe de mar do de cativeiro

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Distinguir peixe de mar do de cativeiro"
na nova versão do site.

ibpacheco
Mensagens: 2
Registado: terça ago 04, 2009 2:11 pm

Distinguir peixe de mar do de cativeiro

Mensagem por ibpacheco »

Boa tarde,

Gostaria de saber se existe alguma forma de quando vamos à praça comprar peixe conseguirmos distinguir o peixe de mar do de cativeiro, para desta forma não sermos enganados. Os peixes que pretendia conseguir distingir são:

* Robalo;
* Dourada;
* Rodovalho;
* Pregado.

Obrigado.
Ismael

PS: Se existirem endereços electrónicos com este tipo de esclarecimento, digam-me por favor.
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Distinguir peixe de mar do de cativeiro

Mensagem por Paulo »

Teoricamente quando o peixe é de "aviário" o mesmo deve estar assinalado na zona de captura.

Em termos de douradas e robalos, normalmente quando os peixes são pequenos e todas iguais há uma grande probabilidade de não serem do mar.

Outra forma de distinguir é pelo preço de venda. Se for barato < 15€ , então o mais certo não é ser do mar.

Pode ainda levar o peixe para arranjar em casa (se achar que está a comprar gato por lebre), se no estômago tiver só farinha, então. :pay:
Avatar do Utilizador
007kil
Mensagens: 1204
Registado: terça dez 12, 2006 5:05 pm

Re: Distinguir peixe de mar do de cativeiro

Mensagem por 007kil »

A melhor maneira mesmo de os distinguir é no sabor.
O peixe de mar não tem nada a ver com o de viveiro,o de viveiro é um peixe mole e sabe a farinha
Avatar do Utilizador
ATLANTIS
Mensagens: 297
Registado: quarta out 25, 2006 11:40 am

Re: Distinguir peixe de mar do de cativeiro

Mensagem por ATLANTIS »

No caso das douradas, foi-me dito por uma peixeira que as de mar tem muito mais brilho nas escamas e principalmente na faixa dourada que tem por cima dos olhos. Pude confirmar isso mais tarde no mercado de peixe em Quarteira e realmente nota-se a diferença. O problema é que no meu caso e por falta de experiencia, teremos de ter os dois tipos de peixe para comparação.De qualquer maneira, ela não me disse, tb acho que se deve ter em conta o estado de frescura do bicho e por isso na pratica :hummm:
Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Re: Distinguir peixe de mar do de cativeiro

Mensagem por aranha »

ATLANTIS Escreveu:...principalmente na faixa dourada que tem por cima dos olhos...
em geral, as de viveiro sao vendidas antes chegar idade de ganhar essa tal faixa dourada :fixe:
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Distinguir peixe de mar do de cativeiro

Mensagem por Ramiro »

Por lei, deve estar indicada a origem do peixe numa etiqueta bem à vista dos clientes. Mas como em tudo neste nosso Portugal, as leis na maior parte dos casos não passam de meras sugestões.
O peixe de viveiro, no caso dos Robalos e Douradas, apresentam um calibre menor (medida de dose) e são praticamente todos muito certinhos. Pode-se por vezes observar alguns defeitos de crescimento, principalmente na boca. É bastante visível nas Douradas, onde aparecem muitos casos de queixo "rabeca" (maxilar inferior saliente em relação ao superior). Como já foi dito também há diferenças na coloração dos peixes, mas por vezes se não houver uma base de comparação é difícil detectar. No caso dos Pregados e Rodovalhos parece-me mais difícil distinguir, mas se estiverem vários disponíveis e apresentarem um calibre muito semelhante, é de suspeitar a origem.
Por fim, se eu comprasse peixe para comer, desconfiaria sempre que a origem não está devidamente exibida já que decerto ninguém teria medo de mostrar o que fosse de origem natural. :pay:
ibpacheco
Mensagens: 2
Registado: terça ago 04, 2009 2:11 pm

Re: Distinguir peixe de mar do de cativeiro

Mensagem por ibpacheco »

Boas,

Obrigado a todos pela ajuda. Vou tentar seguir as vossas dicas.

Abraço.
Ismael
Avatar do Utilizador
leo76scp
Mensagens: 11
Registado: sexta dez 18, 2009 2:09 pm

Re: Distinguir peixe de mar do de cativeiro

Mensagem por leo76scp »

OLA A TODOS OS PESCADORES: na minha maneira de ver as coisas devias fazer como eu so como peixe pescado por mim se fizeres o mesmo nunca ades comer gato por lebre, ca em casa a maria nao se preocupa com a compra de peixe, so existe um pequeno problema as grades as vezes complicam um pouco lol... ABRAÇO E BOAS PESCARIAS A TODOS :fishcool:

A PESCA E A PROVA QUE O PARAISO EXISTE
_______________________________________
Anexos
pescador0009120.gif
pescador0009120.gif (8.5 KiB) Visto 904 vezes
Responder