Arma e carreto

Mergulho

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Arma e carreto"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
dpeneireiro
Mensagens: 102
Registado: segunda jul 16, 2007 1:59 pm

Arma e carreto

Mensagem por dpeneireiro »

Bom, agora que temos uma nova secção teremos que lhe dar uso :lol:

A arma que vou comprar é uma cressi comanche de 75cm... foi a medida que me aconselharam para um praticante no inicio pois é uma arma mais polivalente (dá para o buraco e para uns tiritos) e geralmente quem tem uma arma maior não descarta esta e dá sempre como complemento; 75cm para o buraco e maior para o azul.

Estive indeciso entre esta e a omer excalibur mas a maioria dos mergulhadores de outros fóruns onde me aconselhei usam esta e por isso achei que seria mais fácil em caso de dúvidas, obter suporte do pessoal amigo.

A questão é que queria comprar também o carreto mas disseram-me que o carreto da cressi é uma porcaria... e não presta, que o melhor seria adaptar um carreto da omer na cressi,...

O que acham? Da vossa experiencia o que me aconselhariam vocês?

Cumprimentos e boas pescarias... :boia:
Avatar do Utilizador
nhicas
Mensagens: 125
Registado: sexta out 17, 2008 10:18 am

Re: Arma e carreto

Mensagem por nhicas »

Bom antes de mais temos mais um forum para discutir o que é louvável e podemos agradecer a quem teve a ideia e ao Boss.

Eu já caço há algum tempo, mas nunca senti a necessidade de pôr um carreto na minha arma, até porque o peixe que apanho ainda não o justificou. Se achas que já apanhaste ou vais apanhar peixe de grande porte, é sempre bom esse recurso. Se te aconselharam o da omer avança mas eu não percebo mt de carretos.

Quanto à arma acho que fizeste uma boa opção em detrimento da excalibur até porque tenho 2 amigos que tem esta e não estão muito satisfeitos ao nivel do punho e do disparo.

Abraço
motinha
Mensagens: 82
Registado: sexta nov 21, 2008 1:57 pm

Re: Arma e carreto

Mensagem por motinha »

Tens 90cm de arpão, mais 180cm de fio mais 85 da arma, isso dá 3m e meio mais ou menos.
Se caçares aos 9/10 metros com água turva e um pouco de corrente, perdes a arma num estante ou andas uma hora a fazer patos para nada. Um carreto não é só para peixe graudo.
Eu tenho uma excalibur de 90 e adoro. Tenho o carreto na arma e isso deixa-a muito pesada, especialmente em movimentos laterais. Talvez seja melhor comprares um carreto e adapta-lo ao cinto.
Avatar do Utilizador
dpeneireiro
Mensagens: 102
Registado: segunda jul 16, 2007 1:59 pm

Re: Arma e carreto

Mensagem por dpeneireiro »

Pois, acho que a maior vantagem do carreto não é apanhar peixes de grande porte... é sim quando estamos ao buraco, a uma profundidade razoável, podemos ter necessidade de vir acima tomar ar e o arpão estar enfiado num buraco. Coma as corresntes e se a água estiver turva podemos perder a arma se tivermos que soltá-la para vir acima insuflar :huuum: .

Vou hoje comprar a arma e se calhar o carreto fica para outras nupcias... até porque o de aluminio é caro e o de plastico dizem que acaba por ficar mais caro.

É uma questão que ainda vou analisar e tentar experimentar com alguém que tenha já um.

Cumprimentos e boas pescarias :fishcool:
cachote
Mensagens: 98
Registado: domingo abr 05, 2009 10:06 pm

Re: Arma e carreto

Mensagem por cachote »

Boas,
Realmente o carreto não é somente para peixes de porte mas uma salvaguarda para caso o arpão fque encravado no fundo a arma regressar com o caçador á tona, um exemplo arpoam um safio (ou um congro como queiram chamar) de 10 a 15 kilos e o 1º tiro foi mal dado, aí regressam á boia ou ao barco amarram o fio da arma que deu o tiro e podem voltar a mergulhar para fazer o remate ou dar o tiro de Misericórdia. Em relação ao carreto da cressi sempre ouvi dizer que não vale o preço e é mt inseguro a malta que conheço que tem um andou a inventar para ter mais segurança porque basicamente o carrecto tem os sistemas de fixação todos em plastico... :hummm:
já agora eu uso carrto numa apache de 75 e nunca me dificultou a vida em caça nem considero que o conjunto seja pesado e regra geral ainda levo a máquina digital acupulada na máquina :join: ...

Cumprimentos
Ricardo Cruz :fixe:
tiago76
Mensagens: 13
Registado: quinta jun 18, 2009 2:40 pm

Re: Arma e carreto

Mensagem por tiago76 »

Boas,

Do que foi dito de facto é verdade que o carreto não é para pensarmos em peixes de grande porte , será mais para situações em que a arma tenha de ficar no tal buraco a uma profundidade mais considerável e possivelmente com pouca visibilidade .
Depreendo que estejas a começar nesta modalidade , e só tenho a fazer uma consideração mais importante que o tema de ter ou não ter carreto .... falas em ir aos 10 metros ou 9 metros .... cuidado em primeiro lugar , não enveredes pelo conceito muitas vezes errado de que quanto mais fundo mais peixe :nono: . Esta é uma profundidade aceitável mas não para iniciantes .

Nesta situação deixaria o carreto para segundas nupcias,isto se te estás a iniciar nesta modalidade é claro.

Boas pescarias ,

Abraço ,

Tiago
Avatar do Utilizador
dpeneireiro
Mensagens: 102
Registado: segunda jul 16, 2007 1:59 pm

Re: Arma e carreto

Mensagem por dpeneireiro »

Já comprei a minha arma... a comanche de 75cm e guardei o carreto para quando tiver mais experiência.
Como só tenho os Domingos livres e não há lojas especializadas abertas neste dia, aproveitei uma ida à civilização e passei pela loja de desporto da sonae no Oeiras Park e comprei-a lá.
Claro que, sendo uma loja generalista a rapariga que me atendeu não percebia muito do assunto, deu-me a arma montada com os eláticos, etc... mas o fio que segura o arpão estava à parte.
Agora não sei muito bem como é que se ata o fio, sei que tenho que dar umas volta à arma mas não sei por onde se deve passar ao certo. Já descarreguei o manual da internet mas as imagens que lá estão são de péssima qualidade e não se percebe nada daquilo :122: .
Aguém sabe como é que o fio se mete? Se pudessem por imagens era melhor :D .

Obrigado
motinha
Mensagens: 82
Registado: sexta nov 21, 2008 1:57 pm

Re: Arma e carreto

Mensagem por motinha »

Fio esquece. Parte facilmente.
Compra fio de nylon acima de 0.70mm para montar. Não sei a espessura do meu fio mas tem ponto de ruptura de 98 kilos. É grosso.
Engatas primeiro na arma, numa zona propria perto da cabeça da arma.
Depois vai ao engate perto do gatilho, volta á cabeça da arma, entra dentro da cabeça, corre ao longo do arpão.
Nesta ultima parte, é-me dificil explicar uma coisa bastante simples. Cá vai:
compras umas peçinhas chamadas oitos, tem dois olhais. Passas o fio por um olhal, passas no arpão, e voltas a passar pelo outro olhal. o fio tem de fazer um olho grande, o suficiente para o arpão( a parte anterior) poder passar por lá. Depois com um alicate prendes o oito, sem apertar em demasia para não partir o fio.
Se tiveres paciencia e jeito, aconselho o uso de um elastico proprio para montares logo á saida da cabeça da arma.
Dás umas voltas do fio por ele e ele evita coices quando o arpão é disparado em águas livres e chega ao fim da linha.
Parece complicado, estive a ler o que escrevi, mas se pegares na arma e fores lendo e tentando fazer ao mesmo tempo vês que super simples.
Depois com o tempo dás mais ou menos folga no fio. :olaaa:
Responder