O baile das Bailas

Surfcasting / Rockfishing

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"O baile das Bailas"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
lostsoul
Utilizador Regular
Mensagens: 2684
Registado: terça mar 14, 2006 10:25 pm

O baile das Bailas

Mensagem por lostsoul »

O Baile das Bailas

Ora já todos leram os varios textos que o Mestre Frias vai expondo sobre as suas venturas e desventuras com as Bailas (sendo que esta ultima é a que menos se vê :hahaha: ). Assim sendo vou contar mais uma das suas desventuras com as Bailas. :fixe:

Todo começou com uma troca de provocaçoes sobre pesca :moca: , ao que se pode resumir num convite para vir as Bailas se fosse Homem :grrr2: , Bem dito bem feito, aceito já o convite (eu bem avisei que de terra sou pró na grade). :sing: Todo combinado para o dia que por acaso calhou ser o dia do solesticio do sol (entrada do verao), Mestre Frias ainda aproveitou o dia para sardinha abordo de uma embarcaçao ali pros lados de Setubal, e claro que no caminho para terra bateu a sua soneca retemperadora. :music:
Chegados as Bicas, desculpa-se do atraso mas o barco veio muito tarde para terra, la entramos e começamos a arranjar as coisas para mais uma noite de pesca que se previa produtiva quer estado do mar quer pelo calor que se fazia sentir.
Todo preparado uma unica observaçao antes de partirmos:
-estas preparado para andar,Pisso ??, pergunta o Mestre Frias
-sim, respondi eu
-Olha que ainda sao uns Kilometros , começando a andar em direçao a praia

Bem nunca tinha feito tantos kilometros pela praia, e para “piorar “ levando as coisas as costas e na mao. Mas nada que não se fizesse , uma vez chegados ao sitio um descanso merecido enquanto começa a analise do pesqueiro e do mar em si. :let:
Eu tirei a t-shirt que estava encharcada (esqueçam as corridas, e aulas de fitness :122: ) vesti uma sweet e toca preparar as coisas canas, montagens, carretos, iscos, preparaçao do local aonde vao ficar os baldes, mochilas,sacos, porque depois de noite feita o mar já não avisa de uma onda ou outra mais forte na enchente.
O Mestre Frias la prepara a 1ª cana para começar a sondar, enquanto que eu vou assintindo aos ensinamentos na preparaçao das seguintes canas, com a noite já a vencer a claridade do astro rei que se sumia lá ao longe na linha de agua. Chega o Mestre Joao Vieira companheiro do Mestre Frias nestas e noutras andanças naquelas praias, ficou uns metros antes de nós e começou o seu ritual de pesca que eu já tinha assistido anteriormente, canas prontos e ai vai disso, para dentro de agua a procura delas.
Entretanto bebe-se uma cervejinha para repor as energias gastas :beer: e esperamos que elas deem sinal de si, entretanto mais um pescador passa por nós ficando uns metros a nossa frente, ( o que vale é que até a Lagoa há espaço mais que sufeciente para o pessoal se estender pela praia fora) entretando olhos mais experientes lá vao detectando mais movimentos de pescadores ao longo da praia eu só afim de algum tempo começei me a aperceber de tais moviementos pela praia fora.
As horas iam passando e as famosas entradas das nossas amigas não se faziam sentir, :hummm: pese embora fossemos trocando as iscadas, a distancia de lançamento e o local de lançamento.
Entretanto o Joao Vieira faz das suas e la puxa uma Baila afinal apos uma pequena caminha constato que não era a primeira mas sim a 2 ª (leitarosos :join: dizem alguns) entretanto o Frias ia lutando para as encontrar e contra a sonelencia que se abatia sobre ele.
Apos alguns minutos de luta com essa sonelencia ele decide ir meditar sobre o assunto e diz me para ir dando um olho nas canas e nos iscos enquanto ele meditava :201: , algo que fiz mas se os mestre andavam com dificuldades em dar com elas, eu muito mais, embora elas andassem por la pois as famosas faziam se sentir mas nunca o sufeciente para ferrar.
Apos uma meditaçao e troca de impressoes com o seu Guru Joao Vieira o mestre Frias e eu la nos movimentamos para um pouco mais abaixo do Joao Vieira esperando agora dar com elas pois o Joao já ia com umas 5 embora reconhecesse que elas estavam particularmente dificeis de ferrar. :nubone:
O Mestre Frias volta a preparar todo, lançar , iscar, em busca delas mas os toques não eram o sufeciente para ferrar, as malvadas estavam a dar um baile e nós a ver. :122: :122: :2dedos: :122:
Eis que no meio da noite vejo o Joao a correr em direçao a agua e a gritar :
-não te vas embora sua ….
-deixa essa …... disse o Frias

Enquanto isso, eu aproximo me e o Joao Vieira trás um belo exemplar de uma ….. Tainha :119: (e por acaso bem boa, uma vez que ali não esgotos nem marina para elas andarem a comer procarias), não era o que pretendiamos mas sempre serviu para animar a noite, entretanto sai uns safios sem tamanho para as iscadas quanto mais para servir de petisco, devolvidos ao meio ambiente natural com algumas cicratizes futuras. :moca: :moca:
O Joao entretanto e após a captura de 7 achou que ficava por ali e fez se ao caminho no escuro da noite pesado mas contente. Deixando a indicaçao que com o amanhecer elas podessem aparecer. :fixe:
E lá foi decorrendo a noite até ao nascer do dia, já nós pensavamos em fazermos nos ao caminho com uma grade de todo o tamanho, mas não convencidos, lá fomos fazendo mais alguns lançamentos mas sem que a sorte nos bafejasse. :119:
Decidos a fazermos nos ao caminho dirijimos nos as canas que continuaram a noite toda com aqueles toques caracteristico, mas fracos demais.
Eis que quase simultaneamente mais uns toques mas desta vez um pouco mais forte, e eu decidido puxo a linha e nada só o peso da rebentaçao, toca a recolher a linha enquanto o Frias corria para uma pancada mais vigorosa numa outra cana mais a frente, já so com a chumabda a ser rebocada noto que vinha mais qualquer coisa na linha, um puxar mais rapido para fugir um pouco há ondulaçao e eis que deparo com a minha 1ª Baila (pequena é verdade, mas muito trabalhada), e mostro ao Mestre Frias :
-Tas a ver ainda apanho uma antes de ti, digo eu
-Pera ai que já te dou troco, enquanto puxava a 2ª baila que nos tocou nessa pescaria

Voltamos a tentar com uma comvicçao reforçada, mas não era a nossa noite. :122: :122:
Fizemos nos ao caminho pois ainda era longe do destino final. Conversamos sobre o que tinha acontecido e o que podia estar mal ou termos feito de mal.
Eu ainda argumentei isso é por eu estar presente já lhe tinha dito que sou um pró na grade em terra:
- grade o tanas diz o Frias, estreaste ou não !!! Foi pequena é pena.

Bem chegados ao sitio combinamos as coisa para uma caldeira que entre tanto tinha sido oferecida, e la fomos nós para um sono retemperador.
Concluindo que o peixe nem sempre é facil, que temos de procurar e insistir, que o pescar de noite requer alguns cuidados e habituaçao, e que acima de tudo pescar com estas 2 personagens é acima de tudo uma noite de risota em bem disposta, se o peixe aparecer tanto melhor.
Só por mera curiusidade o Mestre Frias já la voltou a elas :hahaha: ainda penou para apanhar algumas ainda trouxe 6, o que quer dizer que há esperança em mim de nao ter sido o causador da má noite de pesca. :join: :join: :join:

eis algumas fotos
o calor que se fazia sentir num final de tarde
o calor que se fazia sentir num final de tarde
eis o resultado de uma noite
eis o resultado de uma noite
Avatar do Utilizador
romeu32
Utilizador Regular
Mensagens: 1811
Registado: segunda mai 19, 2008 3:39 pm

Re: O baile das Bailas

Mensagem por romeu32 »

Bruno,simplesmente 5* este relato.
E com a companhia de mestres tao dedicados,só tinhas mesmo a aprender.
Abraço.
Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Re: O baile das Bailas

Mensagem por aranha »

boa bruno :fixe: mas...foste lá por causa das bailas?!?!ou dos parguetes??! :join:
caparica

Re: O baile das Bailas

Mensagem por caparica »

Belo relato, as bailas ficam para a próxima, tens é que insistir que acabas por ser premiado. :fixe:
Agora cuidado é com aquela praia porque no verão aparecem por ali muitas gibóias. :hahaha: :hahaha: :hahaha:
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: O baile das Bailas

Mensagem por pedrolourenco79 »

Olha o pisso agora deu numa de ir ás lontras hein... Belo relato bruno... que saudades de ir aí aos quintais do frias fazer uma patoscada :fixe: :fixe: :119: :119: :118: :118:
Anexos
mecu_mini.JPG
meco4.jpg
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: O baile das Bailas

Mensagem por Ramiro »

Boa narrativa Bruno. :fixe:

Essa tal caminhada é uma grande estica :119: , só a fiz 1 vez, por alturas do célebre encontro do Meco em 2007.
Avatar do Utilizador
lostsoul
Utilizador Regular
Mensagens: 2684
Registado: terça mar 14, 2006 10:25 pm

Re: O baile das Bailas

Mensagem por lostsoul »

Epá os parguetes este ano entao estao terriveis mesmo com um tom de pele :fixe: :fixe: ui ui

As giboias essas ficam para os gostam delas que ali andam sempre uma catana afiadinha para por ordem na casa :hahaha: :hahaha: dass longe longe

O pisso isso é so vires ca abaixo que arranja-se uma patuscada seja no Meco, Sesimbra,ou Azeitao. :join:

Ramiro o convite para uma caminha pode estender para desmoer as almoçaradas que por ali se fazem que as vezes sao autenticos manjares prelongados e muito regados :hahaha: :hahaha:

deixa la ver quando é que volto a ser convocado para umas aulas :hahaha: :hahaha: :hahaha:
Avatar do Utilizador
frias
Mensagens: 1491
Registado: segunda set 05, 2005 3:29 pm

Re: O baile das Bailas

Mensagem por frias »

Realmente não tivemos sorte nenhuma nessa noite, mas não foi só por isso tambem houve algumas falhas da minha parte e algum cansaço pelo dia de pesca embarcada debaixo de um calor tórrido, quando cheguei ao pesqueiro só me apetecia mesmo era dormir.
Mas tive pena por não termos conseguido apanhar mais algumas mas não era o nosso dia, e aquela falha de não deixares os bicos dos anzois de fora talvez tenha tido alguma influência no período que eu estive a meditar, mas depois de corrigido o erro a coisa tambem não melhorou nesse dia eram poucas, porque elas quando são poucas puxam apenas a ponta da iscada que como é grande e se não tiver o bico do anzol logo ali é só toques e nada.
Mas continuam dificeis este fim de semana passado para apanhar meia dúzia tive que me aplicar o que vale é que era tudo na ordem das 800, 900 gramas, algumas já até ferradas não se conseguiam por em seco acabavam sempre por desferrar na rebentação.
A pesca é assim uns dias melhores outros piores senão qualquer dia não havia lá nada.
Na próxima sexta à mais e pode ser que apareçam em força, pois quando andam em cardumes maiores a concorrência entre elas é grande e atiram-se de qualquer maneira.
Aparece para ver se és realmente tu que dás azar se fores! da próxima vais dar azar ao leitoso do Vieira. :hahaha: :hahaha: :hahaha:
Responder