Qual a melhores montagens para robalos e sargos

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Qual a melhores montagens para robalos e sargos"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
charreu
Mensagens: 44
Registado: sexta jun 26, 2009 4:27 pm

Qual a melhores montagens para robalos e sargos

Mensagem por charreu »

Boas pessoal,
Agradecia que alguem me explica-se como fazer montagens para pesca :boia: de correr na zona de aveiro, e tipos de anzois a utilizar e tipo de fio para construçao das montagens para pescar robalos e sardos.
Visto como ainda so novato ainda nao sei como fazer as montagens.Se fosse possivel gostaria que me enviassem fotos ou desenhos com as medidas que vao de anzol ate chumbos e destrocedor ect.Uma vez que estou em casa sem fazer nada aproveitava para fazer as tais montagens.
EM casa tenho anzois da katashima nº4 ja montados em linha .035 com 100cm comprimento,gostaria saber se estes sao indicados para este tipo pesca? e como se une este anzois ja montados na linha?

Uma vez que estou em casa sem fazer nada aproveitava para fazer as tais montagens.

Aguardo umas respostas dos expertes...

Abraços
Avatar do Utilizador
Humbfish
Mensagens: 608
Registado: domingo mai 08, 2005 6:19 pm

Re: Qual a melhores montagens para robalos e sargos

Mensagem por Humbfish »

Viva, para pescar aos robalos com bóia de correr existem várias montagens que podemos utilizar, vou descrever-te a que costumo utilizar aqui em Aveiro :

- Linha madre até 0.19 (preferência menos)
- Nó de travamento
- Missanga
- Bóia de 15 a 45grs
- Missanga
- Nó de travamento
- Chumbada com destorcedor
-Tenso de 1 a 1.8mts de 0.28 a 0,41 preferência fluorcarbono
-Anzol 1 a 4/0

Regra geral é este o material que se utiliza, depois a nível de gramagens de bóia e chumbo já são as condições do pesqueiro e as preferências do pescador que determinam( lançamentos +/- longos, mais ou menos corrente etc).
Os nós de travamento podes comprar feitos ou seres tu a fazer. Podes procurar aqui no site na secção truques e dicas os vários tipos de nós para as diversas situações de empate.
As montagens que tens penso não serem as mais indicadas, pois o anzol é pequeno de mais.
Fica uma foto em baixo para teres uma ideia.
Qualquer dúvida não hesites em colocar, no entanto e como tens algum tempo disponível vai dando uma vista de olhos aqui pelo sítio que certamente vais encontrar artigos muito interessantes que te vão fazer jeito para o futuro. :join: ;)

Abraço,
Humberto.
Anexos
Boia Correr pesca ao Robalo
Boia Correr pesca ao Robalo
atsimoes
Mensagens: 348
Registado: domingo out 22, 2006 10:15 am

Re: Qual a melhores montagens para robalos e sargos

Mensagem por atsimoes »

Excelente descrição Humberto. A foto está impecavel, dá para perceber perfeitamente.
Já agora sabes se existe por aí a linha especial dos nós de travamento(bobine 50 metros) de fio muito suave usado na pesca á inglesa, para não ferir ou coçar o multi?? É um fio muito raro tipo mousse, ando atrás dele há tanto tempo....

Abraço
Simões
Avatar do Utilizador
Humbfish
Mensagens: 608
Registado: domingo mai 08, 2005 6:19 pm

Re: Qual a melhores montagens para robalos e sargos

Mensagem por Humbfish »

Viva amigo Simões, essa penso que é a linha que os carpistas usam, mas nunca vi aqui pelas lojas. Eu normalmente compro aquelas bobines vermelhas da Hiro que são impecáveis para este tipo de nós . É uma linha que não é grossa e ao mesmo tempo é macia, o que ao passar nos passadores quase nem nos apercebemos. ;)

Um Abraço,
Humberto.
Avatar do Utilizador
cable-man
Mensagens: 90
Registado: quinta jul 30, 2009 12:47 pm

Re: Qual a melhores montagens para robalos e sargos

Mensagem por cable-man »

Uma pergunta e uma sugestao/duvida:

Pergunta:
Qual o isco que usam nesses anzois, para robalo e sargo, e como o colocam no anzol?

Sugestao/Duvida:
Aqueles borrachinhas que se vendem com o nome de stops ou empates ou coisa assim, nao sao uma boa opçao?
atsimoes
Mensagens: 348
Registado: domingo out 22, 2006 10:15 am

Re: Qual a melhores montagens para robalos e sargos

Mensagem por atsimoes »

Viva,

Como estamos na "sealy season", e todo o mundo molha os pés nesta altura do ano, a hiperactividade dos peixes e pescadores diminui nesta altura do ano :lol: :lol: , mas mesmo respondendo tardiamente, ajudo-te no que puder. Geralmente nesta pesca para os robalos, usa-se caranguejo pilado vivo ou camarão vivo, ou caranguejo da muda, ou como chamam lá para o sul de dois cascos. Podes usar na falta deles também caranguejo duro do verde , do mais miudo que arranjes, iscar não é dificil , vai inteirinho para o anzol, mantendo-o vivo e a mexer no anzol e ...paciencia , muita paciencia durante os pontos de agua das entradas de barra. Posso-te dizer que é um tipo de pesca que requer muita aprendizagem e conhecimento do local de onde se pesca. Profundidades, amplitudes das marés, que tipo de comedoria anda a entrar nas barras, luas, ventos, temperaturas das aguas. Não é uma pesca facil, grada-se muito, muito, mesmo para pescadores experimentados, e um golpe de sorte ou azar, dita o peixe ou peixes da tua vida entre 50 pescadores ou mais...Sinceramente não gosto deste tipo de pesca, são gostos, cada um pesca naquilo que lhe der mais gozo, por isso gostos não se discutem. Quanto aos sargos é uma pesca diferente, não sei onde queres pescar mas o sargo come em variados iscos, e usa-se o sistema de boia fixa. Depende dos pesqueiros, e das profundidades dos mesmos. Repara, se está a pescar com aguas abertas, aonde vais procurar sargos?? Nos rebojos e nas lages sombreadas pela profundidade...Se estas num pesqueiro de 9 metros e pescas com boia fixa , aonde pensas que eles estão?? nas covadas por debaixo da lage á preia mar, mas.. receosos não se afoitam sem o mar forte, pelo que tens de fazer chegar lá o isco e aí já usas a boia de correr para os 9 metros..Tanta duvida e tanto acerto que tens de fazer, que é um artigo muito extenso para se falar dele aqui. Podes usar o caranguejo mole ou de dois cascos, inteiro, cortado aos bocados, depende do tamanho que lá andarem e do anzol que vais utilizar. Podes usar coreana, navalha, teagem, milhara de ouriço, milhara de pilado, camarão congelado, mexilhão fresco, tudo vai depender do que eles andam a comer mais no momento. Levar varios iscos é a solução.Quanto ao sistema dos stoppers de borrachinha não são os mais indicados. Ao lançares causam muito atrito nos passadores, e julgas que estás a pescar a 7 mtros e em meia duzia de lançamentos ele corre lentamente com o atrito e já vais nos 10 mtos... ou ao contrario...
Olha ..experimenta!!E vais ver que ao errares ou acertando decidirás o que é melhor para ti! A pesca é uma aprendizagem permanente, e será extremamente importante seres tu a decidir.
Boas pescarias.

Um abraço
António Simões
guigas
Mensagens: 112
Registado: quinta out 16, 2008 6:10 pm

Re: Qual a melhores montagens para robalos e sargos

Mensagem por guigas »

Boas tardes, reparei na montagem do Humbfish e não percebi que é a linha madre.Poderiam me esplicar? :/
Avatar do Utilizador
PCrat
Mensagens: 159
Registado: quinta mai 29, 2008 5:26 am

Re: Qual a melhores montagens para robalos e sargos

Mensagem por PCrat »

A madre é a linha do carreto, normalmente multifilamento um 0,14 a 0,16 serve perfeitamente, como diz o humbfish pode ir até aos 0.19 ( se quiseres usar um guincho :mrgreen: :hahaha: ) com a montagem que ele descreve, que é mais ou menos a que eu uso tb, com a variante que na parte de baixo não uso nó nem missanga, uso os travões de borracha.
Responder