Com e como pesco

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Com e como pesco"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Com e como pesco

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Bom, mesmo acabando por me repetir, vou tentar descrever o método, a maneira, ou a técnica com que habitualmente, faço pesca apeada utilizando bóia fixa.

Começo pelas canas, carretos e fios, sendo a Pilado de 7 metros, da Barros, a que utilizo com maior frequência, dada a sua leveza, a qual tem aposto um carreto Stradic 4000 FB, da Shimano. Contudo também pesco com as Hulk, da Fly, de 6 e 7 metros, que tem respectivamente, apostos carretos Stradic 4000 FB e Stradic 4000 FA, ambos da Shimano.

O fio do carreto na Pilado é o 0,25 mm, fluorcarbono da Gorila, sendo os estralhos, de diâmetros inferiores, obviamente, também em fluorcarbono, sendo os mais utilizados o Seaguar, o Awa-Shima, o Berkley, etc.

Nos carretos das Hulk’s, tenho fio multifilamento da Berkley, o Whiplash de 0,10 mm e de 0,17 mm, os estralhos são em fluorcarbono com diâmetros que podem ir até ao 0,37 mm.

Já referi com o que pesco normalmente, agora vou passar a descrever como o faço sem antes dizer que se assemelha à pesca com o pião, utilizando na mesma pesca duas olivas.

Pelo que, antes da minha descrição, devo dizer que na pesca com pião, este já tem peso internamente a calibrá-lo, correndo o mesmo no fio do carreto, até à altura que queremos, onde colocamos um nó de correr, para fazer o travamento. O fio do carreto por intermédio dum destrocedor, liga ao estralho, correndo neste, uma oliva até ao anzol.

Agora vejamos, o meu método com uma bóia fixa, a qual vamos dar como exemplo a gramagem de 20 gramas, que já está colocado no fio do carreto e neste introduzo uma oliva de 10 gramas, um pedaço de silicone, para servir de batente e outro pedaço, também de silicone mais fino, para sobre este meter um chumbo cortado de 4,5 gramas, estando este junto ao destrocedor.

No destrocedor liga o fio do estralho, o qual terá um comprimento que poderá ir entre 1 e 1,5 metros, podendo ir até aos dois metros, em casos pontuais, por exemplo a altura em que se está a pescar, 5, 6 e 7 metros e os fundos rochosos.

No estralho coloca-se uma oliva de 3 ou 5 gramas, dependendo do estado do mar, pouco ou muito agitado, a qual corre até ao anzol.

Ora bem, a nossa sensibilidade passa a ser maior, pois o peixe quando está a morder o isco nota-se mais facilmente, porque na realidade ele só puxa 4,5 gramas, mais coisa menos coisa, dado que o restante corre nos fios.

Falta apenas referir que o isco e anzóis dependem da pesca que vamos fazer, mas utilizo, minhoca do lodo, minhocão, (ou tiagem), bicha, coreana, caranguejo de dois cascos e navalha, (ou canivete).

Acrescento, que não me queixo dos resultados e tanto apanho sargos, como robalos, cavalas e até carapaus, além doutros peixes que para aqui não interessam, como bogas e salemas.

Façam a experiência e depois digam algo.

Boa continuação.

Braga.
Última edição por TALIBAN em segunda jul 06, 2009 6:14 pm, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
cezar
Mensagens: 57
Registado: segunda out 27, 2008 12:10 pm

Re: Com e como pesco

Mensagem por cezar »

Costumas pescar com minhocão a bóia?...Pensava que só existia minhocão na ria formosa,será o mesmo isco que estou a pensar as vezes de zona para zona muda o nome é uma minhoca grande que atinge cerca de 2metros ?vermelho ou cor de laranja?
Avatar do Utilizador
romeu32
Utilizador Regular
Mensagens: 1811
Registado: segunda mai 19, 2008 3:39 pm

Re: Com e como pesco

Mensagem por romeu32 »

Tu de material estas muito bem equipado..
E pela descriçao que fazez estas a pescar muito bem.
Agora só falta mesmo é os peixes.
Abraço.
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Com e como pesco

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.
cezar Escreveu:Costumas pescar com minhocão a bóia?...Pensava que só existia minhocão na ria formosa,será o mesmo isco que estou a pensar as vezes de zona para zona muda o nome é uma minhoca grande que atinge cerca de 2metros ?vermelho ou cor de laranja?
Claro que pesco à bóia, com o minhocão, colocando mais do que um no anzol e deixando pontas fora do mesmo, para o sargo "mamar" à vontade, devendo-se ter a percepção do momento certo para a ferragem. Relativamente ao minhocão, para além deste nome só o conheço por tiagem e é efectivamente uma minhoca comprida, de cor avermelhada, fina e que se encontra na areia por norma junto de pedras. Eu apanho este isco, na Figueira da Foz, na zona do Cabo Mondego, junto ao molho sul, nos blocos do Hospital e na Costa de Lavos. Devo ainda acrescentar, que existem dias que os sargos não pegam noutro isco, fazendo portanto a diferença.
romeu32 Escreveu:Tu de material estas muito bem equipado..
como já disse noutras intervenções, sempre que me é possível e caso necessite, aposto em material com provas dadas, pouco mas penso que bom.
romeu32 Escreveu:Agora só falta mesmo é os peixes.
posso adiantar que ontem das 06H30, até às 10H00, fiz doze sargos, no molho sul, na Figueira da Foz, todos com medida acima da regulamentada, mas também devolvi alguns a água. Vou também prometer que assim que aprenda, vou colocando algumas fotos aqui no "Sítio", pois não sou um expert em informática, vou ter de pedir ajuda, a alguém cá de casa, mas só depois do termo das frequências.
Boa continuação. :fixe:
Braga
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: Com e como pesco

Mensagem por pedrolourenco79 »

Caro Taliban veja aqui este tutorial para a colocaçao de fotos... em caso de duvida é só apitar :fixe:

http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... tos#p74763
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Com e como pesco

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.
Okay, agradeço e vou inteirar-me, logo que possível irei mostrar algo. :fixe:
Boa continuação.
Avatar do Utilizador
cezar
Mensagens: 57
Registado: segunda out 27, 2008 12:10 pm

Re: Com e como pesco

Mensagem por cezar »

O artigo foi retirado do blog do sergio ferreira,espero que não esteja a ir contra nenhuma regra do sitio do pescador,mas para o sr taliban ficar a saber o que a gente chama de minhocão cá no algarve.

Morfologia: poliqueta de tons alaranjados e grandes dimensões, que atinge mais de 1m de comprimento. A velocidade que atingem no substracto em que se encontram é muito significativa.
Habitat: vive em fundos de areia ou mistos, na ria Formosa(ilha da Armona) e nas praias Algarvias mais frequente na zona do Sotavento. Após os temporais, é normal em certas zonas o mar arrastar alguns exemplares para o areal.
Aplicação: estes vermes são utilizados seccionados (cortados); destinam-se principalmente à pesca de douradas, sargos e robalos, podendo porém capturar outras espécies.
Conservação: devem ser mantidos num aquário com água limpa/fresca e permanentemente oxigenada; deve haver a preocupação de gastar em primeiro lugar os exemplares que não estão inteiros (especialmente os que não possuem cabeça).
Vulnerabilidade: outrora muito abundantes, a captura desenfreada fez com que se tornassem mais difíceis de encontrar e muito menos numerosos; o preço que atingem actualmente é exorbitante; assim como para com outras espécies ameaçadas, impunha-se o controlo de capturas, o seu controlo (através de uma fiscalização responsável e eficaz) e defesos.
Anexos
minhocao.jpg
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Com e como pesco

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.
Pela imagem não consigo dizer com toda a certeza, que estamos a falar da mesma coisa, mas penso que sim, podendo descrever melhor o animal, dando como exemplo a minhoca do lodo e referência a sua espessura, a do minhocão tem no máximo, metade da espessura da minhoca referida e é de forma cilíndrica. Apenas referi a espessura e forma, nada tem haver com o comprimento.
Talvez agora com esta explicação, seja possível chegar a alguma conclusão.
Boa continuação.
Responder