Fluorcarbono

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Fluorcarbono"
na nova versão do site.

Gato

Re: Fluorcarbono

Mensagem por Gato »

Eu gosto do sasame... 0.25 e 0.28 são os que uso e gosto mt..tb devo ter por ali uma bobine 0.23 just in case

mt gente n aprecia este fio, eu gosto
bufa

Re: Fluorcarbono

Mensagem por bufa »

Não querendo por a foice em seara alheia para mim o melhor fluorcarbono no mercado nacional relação preço/qualidade é o ION POWER da AWA SHIMA.Agora se falarmos só na qualidade não tendo o custo relevância sem sombra de duvidas que o FASTASM da TUBERTINI é excelente.
Quanto aos diâmetros todos eles pecam por defeito
Abraço

Carlos Alberto
Anexos
Ion Power 0.25mm fluorcarbono
Ion Power 0.25mm fluorcarbono
Colaço
Mensagens: 91
Registado: sexta jan 02, 2009 11:38 am

Re: Fluorcarbono

Mensagem por Colaço »

Da muito pouca experiência que tenho no uso de fluorocarbonos, tenho a dizer que estava a usar um Seaguar FXR 0.26mm e como acabou e a loja onde fui comprar nais fio não tinha este, trouxe o Gorilla UC-4 em 0.30mm.. Estou muito desiludido com este último. Tem rebentado com muito mais facilidade que o Seaguar e para além de que a diferença de diâmetro do 0.26 do Seaguar para o 0.30 do UC-4 é enorme.
Fico é confuso pois em posts anteriores li falar bem do UC-4 :?
Avatar do Utilizador
paulo robalo
Mensagens: 187
Registado: segunda abr 20, 2009 12:15 pm

Re: Fluorcarbono

Mensagem por paulo robalo »

Paulo não leve isto a título pessoal por o estar a citar, mas depois das últimas fotos postas (por todos) que têm sempre o mesmo enquadramento aproveito para dizer que pessoalmente aprecio mais ver fotografias onde aparecem o pescador e o peixe (se possível no local de pesca) - manias.

Esta foto não é de nenhum robalo (é para aparecer algo diferente), além disso tenho a mania de pescar para comer, como tenho andado enjoado de sargos e robalos :join: e como até gosto muito a abrótea cozida aqui fica uma:

Amigo Boss,

De maneira nenhuma levo a mal a sua citação, mas quando introduzi esta imagem e o comentário não era minha ideia mostrar a pescaria, mas sim tentar dizer em poucas palavras que linhas, canas, carretos e afins da marca x, y e z, são muitas das vezes comentadas por pescadores como sendo de boa ou má qualidade sem experiência própria. ( A minha é sempre melhor ) .

Um exemplo flagrante, li um comentário aqui em relação as linhas de fluorcarbono que, qualidade preço é a linha X, e se não houver problemas no preço é a linha Y. Como é, a qualidade esta nos euros ?

Na minha humilde opinião o fluorcarbono só tem vantagem em algumas situações de pesca e para poucas espécies de peixes, se não vejamos a sua composição e depois vamos lá ver se o termo Invisível utilizado pelas marcas, esta ou não correcto.

A linha de fluorcarbono é composta de polivynilidene fluoride. Seu processo de fabricação é até semelhante ao do náilon, mas essas semelhanças terminam por aí.
A pouca elasticidade da linha permite maior sensibilidade a qualquer toque do peixe, eficiência na ferragem na medida em que a linha esticando pouco, ajuda a cravar melhor os anzóis no peixe. Ela posui uma resistência muito grande a abrasão, (não confundir com resistência da linha em Kg), isso a torna ideal para a pesca em locais difíceis com pedras, lajes etc. Como é quase invisível, o índice de refracção da linha de fluorcarbono é de 1,42. Quase o mesmo da água que é de 1,3, amigos QUASE. :hummm:
O náilon possui índice de 1,52. Este índice mede o grau de passagem da luz por uma substância, ou seja, na medida em que esse índice de refracção se aproxima do índice da água, a linha vai se tornando mais invisível na água. o fluorcarbono é o material que mais se aproxima do índice da água.

Amigos pescadores é preciso pesquisar bastante antes de comprar a linha de fluorcarbono, pois a variação DE PREÇO È MUITO GRANDE e por vezes não se justifica.


Já agora também ando enjoado de Robalos, Sargos, Douradas eeeeee ……. Pescar para comer também é o meu lema...... por falar em comer vou mas é comer um Cabritinho à Pitaarisca .




Um Abraço

Paulo Moreira
Colaço
Mensagens: 91
Registado: sexta jan 02, 2009 11:38 am

Re: Fluorcarbono

Mensagem por Colaço »

Hummmm.. Pitaarisca.. não devemos ser de muito longe.. Boa escolha! :fixe:
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Fluorcarbono

Mensagem por Paulo »

É pá calma aí.... que eu disse que estava enjoado de robalos e sargos, de douradas não estou. :hahaha: :hahaha: :hahaha:

No final parece-me que estamos todos mais ou menos de acordo, em certos tipos de pesca o flúor faz diferença, para outros não justifica a sua utilização e temos o flúor coating ou mesmo o nylon à disposição, como existem estes outros tipos de fios e podemos optar por eles seja por uma questão de preço ou mesmo por uma questão de uma menor adequação do flúor à pesca que estamos a realizar.

Acerca das marcas... nem entro por aí. Mas deixo uma questão: Quantas fábricas existem no mundo a produzir flúor? Eu não sei, mas calculo que não sejam assim tantas. :join:

Respondendo à questão do UC-4, não sei se é foi o caso, mas por vezes temos "azar" com certas bobines de fio, algumas das vezes devido a um mau acondicionamento das mesmas na loja (um exemplo é a exposição das mesmas ao sol). Até ao momento não tenho razões de queixa do UC-4 que tenho usado (atenção que normalmente o UC-4 têm um diâmetro maior do que o indicado na caixa - mais uma razão para estranhar o seu pior comportamento em 0,30 em relação ao Seguar 0,28).
toalhas

Re: Fluorcarbono

Mensagem por toalhas »

Eu uso esse UC 4 para chicote. Bem bom. :fixe:
Colaço
Mensagens: 91
Registado: sexta jan 02, 2009 11:38 am

Re: Fluorcarbono

Mensagem por Colaço »

Pois, a diferença de diâmetros foi algo que notei desde logo, pois a diferença de 0.04mm é mesmo muito visivel.. daí até perder inclusivamente "força" é que não esperava.. Por exemplo, a pescar ao corrico, quando prende e com bastante fio ainda na água, com um puxão não muito grande chego mesmo a sentir o fio a partir. Em conversa com o NunoPontes daqui do sitio que estava ao meu lado, dizia-lhe sempre quando o estralho tinha rebentado e não, coisa que nunca me tinha acontecido.. Detesto gastar dinheiro e ficar mal servido! :122:
Responder