Arte Xavéga

Questões / Sugestões / Críticas
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Arte Xavéga"
na nova versão do site.

h.orlando
Registado: quarta mai 06, 2009 10:20 pm

Arte Xavéga

Mensagem por h.orlando »

Caros Amigos:
Numa altura em que se fala tanto no desaparecimento de espécies nos nossos mares, parece-me não ser descabido relatar um caso que se passou e que eu presenciei na Praia do Meco, mais propriamente no sítio que lhe chamam "As Hortas".
Fizeram-se dois lances de Pesca de Rede chamada de "Arte Xavéga",(emendem-me se estiver enganado no nome da arte) que parece-me também, só pode ser praticada entre os meses de Junho a Setembro para inglês ver, quero dizer mostrar aos Turistas como antigamente se pescava nas nossas praias.
Não tenho nada contra a Arte, o que me aborrece e revolta no meio disto tudo é que depois das redes arrumadas e o peixe escolhido ainda fica no areal não quero dizer toneladas de peixe mas centenas de quilos de Cavalas, Sardinha "miúda" entre outras qualidades ai isso ficam.
Sou pescador lúdico nas horas vagas, tenho que pagar licença, entre outros deveres até tenho que cortar o rabo ao peixe, "um disparate" e quando apanho peixe fora das medidas exigidas ponho-me a pau com PM. E a estes pescadores (será que pagam licença?) que deixam o areal cheio de peixe a apodrecer não terão que ser também fiscalizados e penalizados pela poluição que fazem na Praia?
Se merecer qualquer coméntário desde já o meu obrigado.
Um abraço
:pay: :pay: :pay:

Pescador do Meco
ecavaco
Registado: quinta mai 07, 2009 6:56 am

Re: Arte Xavéga

Mensagem por ecavaco »

Olá a alguns anos que não vou ver esse tipo de peca mas quando ia ( saia de casa de proposito e não é assim tão perto) o peixe era escolhido e a praia limpa. E os turistas levavam o que os pescadores não queriam
frias
Registado: segunda set 05, 2005 3:29 pm

Mensagem por frias »

Ora aí está um tema que tambem me preocupa como é possível que se deixe matar tanto peixe sem as autoridades actuarem para alem de deixarem o peixe abandonado no arear não por muito tempo pois as centenas de gaivotas existentes no local logo acabam por fazer a limpeza mas podiam ao menos empurrar o peixe sem interesse outra vez para o mar sempre o iriam compensar minimamente pelo mal que lhe fazem, quanto a mim o pior ainda é que no saco a malha que nem por isso é muito larga e mesmo que o fou-se era práticamente impossivel aos juvenis escaparem quando são aprisionados e apertados entre os kilos de cavalas, já vi sarguinhos minusculos, robalotes, linguados e até salmonetes que não tiveram forma de escapar quando este arrasto legal mas descabido no tempo de hoje, mata tudo por onde passa.
Que se lixe o turismo aquela forma de pescar só dá cabo do pouco que já temos.
Mas noutro local onde não se praticava à anos e nos limites de uma reserva se está a preparar o recomeço desta actividade para turista ver, isto só mesmo em Portugal dos portugueses, é como um amigo meu diz "A terra é boa as pessoas é que não prestam".
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Para mim são de aplaudir estas reconstituições de artes e costumes antigos mas... é escusado de serem levados tão à letra. Neste caso bastava serem obrigados a usar uma malha de rede bastante larga. Duvido que os turistas apreciem ver essa matança e desperdício de juvenis. Afinal quando se faz a reconstituição desta ou daquela batalha, não se matam uns aos outros a sério.
PedrasSalgadas

Mensagem por PedrasSalgadas »

Boas

De facto a Xávega é uma pesca que embora de grandes tradições em Portugal, muito se deve questionar se ainda hj se justifica a sua prática. Temos hj muitas outras artes de pesca que serão muito menos prejudiciais e rentáveis do que a Xávega. Tenho muitas dúvidas de que a mesma seja rentável e a razão de a mesma se manter deve-se naturalmente à lei que o permite pela Portaria 1102-F/2000, não sei se a algum tipo de subsídio, ou de carácter cultural a perservar :hummm: .

Qt às questões que o Orlando coloca, da limpeza da praia, dos peixes sem medida, e de toda a revolta que isso provoca, há aspectos na legislação que terão certamente de ser cumpridos, o que pelo relato não parece que tenha acontecido.

Qt às dimensões dos peixes, na Xávega pelas características das suas redes e malhagens, com cabos de alagem que podem ir até aos 3000 (três mil) metros e as redes, asas e saco, até aos 430m , considera-se que o pescado é imaturo “sempre que nas capturas de um lanço predominem espécies com tamanho inferior ao mínimo legal, a pesca deve ser interronpida até ao virar da maré“ Art.7º do Regulamento aprovado pela Portaria n.º 1102-F/2000. O pescado com tamanho inferior ao mínimo legal pode ser comercializado, no entanto se for predominante não poderá ser feito outro lanço até ao virar da maré. Para isto será necessário que quem emita a licença faça a respectiva fiscalização.

Qt à limpeza das praias, zonas de operacionalidade da Xávega, “os responsáveis pelas operações em terra são obrigados a manter as praias devidamente limpas nas áreas de pesca, não sendo permitido o abandono de peixe ou de qualquer apetrecho na praia.“ nº2 do Art.8º do Regulamento aprovado pela Portaria n.º 1102-F/2000.
frias Escreveu:Mas noutro local onde não se praticava à anos e nos limites de uma reserva se está a preparar o recomeço desta actividade para turista ver
Este facto aqui relatado pelo Frias é importante porque a mesma Portaria no n.1 do seu Art. 11º refere “não são concedidas novas autorizações nem licenciamento inicial para o exercício da pesca com Xávega“ pelo que a licença dessa campanha ou já estava atribuída antes de 2000 e se trata de uma alteração aos locais de licenciamento, ou então sabe-se lá :hummm: :hummm: :hummm:

Qt à preservação da Xávega actualmente como forma de preservar e reconstituir costumes e tradições, não é que eu seja a favor, mas certamente que não é da forma como a Xávega se faz nos dias de hoje, com “barquitos“ a motor, redes de palmo e meio, e ……… tractores.

Esta pesca até se pode chamar de Xávega, agora chamarem-lhe de Arte Xávega constitiu certamente uma caricatura e insulto a todos aqueles que se faziam ao mar em embarcações com cerca de 44 homens a bordo, 40 deles em remos que movimentavam algumas toneladas de peso, com cabos de alagem com mais de 2 km, alados a terra por 6 juntas de bois, em que as embarcações que naufragavam tinham de ser desmanteladas no local tal era a sua dimensão. Já estou como o Pedrito, isto era para homens, não era para gajos que usam calças.
Qt mais não fosse por isso, esta já seria uma boa razão para acabar com a Xávega, com aquela que supostamente se faz nos dias de hoje.

Ab
Manel
h.orlando
Registado: quarta mai 06, 2009 10:20 pm

Mensagem por h.orlando »

Meus Amigos:
Li com atenção os comentários do Companheiros Frias, Ramiro e Pedras Salgadas, e que como eu pescadores, são e mais conhecedores das leis do que eu. Apercebi-me que a Arte Xavéga, não é totalmente proíbida mas, não pode ser praticada nos moldes que se faz na Praia do Meco, com malhas excessivamente pequenas.
Ainda na última Sexta Feira, na Praia atrás citada, fui passar um bocado da noite à pesca e mais uma vez assisti a esta matança criminosa não com uma campanha de redes mas sim com três.
Ficaram três montes de peixe que, conforme a maré foi subindo o peixe morto foi-se espalhando pelo areal. Esta situação é fácil de confirmar, com estas marés calmas como estão, basta que, quem estiver interessado em testemunhar ao vivo, o que se passa se desloque ao Meco.
Como na outra minha mensagem disse, nada tenho contra esta Arte nem contra as pessoas que a pratica mas, se eu como pescador lúdico que tenho que cumprir com leis que com as quais não estou totalmente de acordo, sou fiscalizado, e porquê que estes artesãos não o são???
Um abraço
PedrasSalgadas

Mensagem por PedrasSalgadas »

Boas

Outros aspectos legais para enquadrar a noção que temos deste tipo de pesca, a Xávega é uma “Arte Envolvente Arrastante“, que por tal entende-se qualquer método de pesca que utiliza estryturas de rede, com frequência dotadas de bolsa central e grandes “asas“ laterais que arrastam e, prévia ou simultaneamente, envolvem ou cercam (Artº 2º do Reg. aprovado pela Port. nº 1102-F/2000). Como o saco da rede arrasta e as asas envolvem e cercam, a esta arte quase nada lhe escapa, daí ser muito eficaz na captura de espécies de fundo (robalo, linguado, solhas) como os peixes de superfície e meia água (sardinha, cavala, taínha).

Características da Arte, a única arte de pesca envolvente arrastante permitida é a Xávega (Artº 3º do Reg. aprovado pela Port. nº 1102-F/2000), só pode ser alada para terra, e tem as seguintes dimensões máximas:
-cabos de alagem 3000m
-asas, compostas por claros e alcanelas, 380m
-saco, 50m

Malhagens permitidas:
-claros, 500mm
-alcanelas, 120mm
-saco, 20mm :119: , de facto daqui não escapa nada

Período hábil de pesca, é interdita a pesca com Xávega durante a época balnear em praias concessionadas, entre as 10:30h e as 18:30h
h.orlando Escreveu:Apercebi-me que a Arte Xavéga, não é totalmente proíbida mas, não pode ser praticada nos moldes que se faz na Praia do Meco, com malhas excessivamente pequenas.
Se de facto a praia não fica devidamente limpa, ou se verificar que algumas das disposições legais não estão a ser cumpridas, então penso que o melhor será fazer uma participação ao Comando da Polícia Marítima que tem a jurisdição sobre o Meco.
Qt às malhagens excessivamente pequenas, de facto são, mas estão certamente dentro da lei, o que aliás essa é que por certo precisava de ser revista.

A Arte Xávega teve um papel extremamente relevante como técnica de pesca até aos meados do século XX, foi até em muitos casos a razão que levou à ocupação de uma grande faixa do nosso litoral central e dunar, entre Ovar e a Nazaré, com o surgimento de inúmeras povoações por força de se fixarem aí as campanhas e as famílias.
Sobre este aspecto sugiro duas publicações, uma delas sobejamente conhecida, como é o caso de “Os Pescadores“ de Raúl Brandão. Sobre a relevância da Xávega na ocupação do litoral, sugiro uma publicação de 1964 do Instituto de Alta Cultura, Centro de Estudos de Etnologia Peninsular, “Palheiros do Litoral Central Português" de Ernesto Veiga de Oliveira, com ilustrações de Fernando Galhano.

Ab
Manel
JoelEstrela
Registado: sábado mar 22, 2008 5:48 pm

Mensagem por JoelEstrela »

Viva pessoal,

Já tinha cá relatado esse mesmo acontecimento mas na praia do Furadouro. Eu não acho justo que se abra um buraco e se enfie para lá tudo o que não querem. Na altura comentei para darem a familias desfavorecidas ou a instituições, mas disseram-me (cá no forum) que as instituições só aceitavam se fossem la levar. De qualquer das maneiras, há sempre formas de aproveitar o peixe, e nomeadamente no Furadouro há 2 ou 3 Fábricas de farinha para animais, e com certeza, essas aproveitariam o peixe. Deixa-lo simplesmente na areia é que não! :nono:

cumprimentos pessoal
Responder