Petição Contra Medidas de Erradicação da Carpa e do Achigã

Discussão Geral. Pesca em rios, barragens e outras águas interiores.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Petição Contra Medidas de Erradicação da Carpa e do Achigã"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Carpa Real
Utilizador Regular
Mensagens: 2980
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Re: Petição Contra Medidas de Erradicação da Carpa e do Achigã

Mensagem por Carpa Real »

Boas para todos, depois do que aqui li e reflecti cheguei à conclusão como efectivamente é difícil o consenso entre pescadores que deveriam ter as mesmas preocupações em todas estas matérias.
Com mais ou menos cerejas no bolo ou na tarte era bom reflectir-se então o porquê dos pescadores da prática apeada ou embarcada se sentiram tão mal perante a nova lei que rege e determina este tipo de pesca lúdica.
Assim sendo, e tenho a certeza das boas razões da defesa daquilo que consideraram aberrante e que também foi alvo de adjectivos menos próprios e bem expressos em alguns cartazes na última manifestação de pescadores lúdicos (...) a quem teve a santa ignorância de a redigir e publicar.
Então pergunto?! Porque será que agora aqueles que se preocupam com o que se estar a passar nas águas interiores já são acusados de "imprudentes, razões eventualmente não fundadas, acusados de distribuir chavões de Incompetência e Ignorância, pondo até em causa a incapacidade para discutir no universo dos pescadores as suas razões procurando uma solução capaz e eficaz para o problema que pode por em causa muito mais do que simplesmente a defesa da erradicação da Carpa e Achigã". Julgo que também temos o direito à Associação e procurar ajuda daqueles que se identificam com todos estes valores e maus tratos no que respeita à pesca desportiva e lúdica nas águas interiores e é para estes que apelamos a juntarem-se à nossa luta.
Porque nem tudo é perfeito, julgo ninguém ter dúvidas.
Sobre a recente Associação criada para a defesa dos pescadores lúdicos (...) também estive expectante e até fiquei surpreendido quando agora com os seus corpos efectivos deparei com um nome muito respeitante da pesca nacional e internacional e quem eu muito admiro a ocupar um lugar de muito relevo e na defesa daquela que nunca foi a sua pesca, será que se converteu nestes últimos dias horas ou minutos à pesca apeada ou embarcada ou com interesses comerciais ou apenas para estar perto dos Deuses, para além de mais um ou outro nome completamente ligados a outras vertentes da pesca que não a de mar.
Pois é, vai-se lá saber os verdadeiros interesses ou não neste mundo tão complexo da pesca desportiva!?
Penso que teria que manifestar a minha opinião depois de verificar tanto mau estar que criou uma petição para a defesa de outras vertentes de pesca e que boas razões nos assiste para a nossa luta...possivelmente os autores se tivessem a humildade de reunirem com os verdadeiros interessados e não cometerem mais aberrações como aconteceu com as leis para a pesca apeada ou embarcada tinham de certeza a ganhar e muito também com as nossas preocupações com o meio ambiente e natureza com que nos preocupamos e basta passar por as margens dos nossos rios e albufeiras para se ver os verdadeiros atentados a que estes estão sujeitos e que não é grande preocupação destes iluminados que pregoam agora a sete custados a erradicação de algumas espécies para o equilíbrio dos ecossistemas o que só por si parece-me pouco e de muito mau senso.

Um Abraço
Carpa Real
rui valerio
Mensagens: 899
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Re: Petição Contra Medidas de Erradicação da Carpa e do Achigã

Mensagem por rui valerio »

Embora de uma forma menos veemente, não posso deixar de concordar com o Carlos, mas Carlos, atenta numa situação, na tal manif de pescadores lúdicos andaram muitos inimigos da pesca, que por acaso viram algumas das suas pretenções vinculadas na alteração da portaria. (minha opinião)
Os interesses são vários, parece-me que poucos discutem a pesca pela pesca, mas, as opiniões diferentes não serão, de certeza, opiniões de inimigos... a minha posição é sobejamente conhecida... sinceramente, não sou pelas carpas e afins... mas certamente também não sou contra elas, só por ser... existem, a natureza continua o seu percurso... se elas estão, vieram de certeza para ficar... é preciso é proteger o rio Sabor... o rio Vouga...isso sim, é proteger as espécies autoctones da melhor forma possivel, ou seja manter os ecossistemas onde elas são as espécies mais adaptadas... e talvez, tentar irradicar os invasores de algumas zonas (bem estudadas e definidas), onde ainda seja possivel a recuperação da fauna e flora autoctone, por essas e por outras.... embora tenha afirmado que assinaria a petição, tal ainda não aconteceu porque me esqueci no calor da refrega verbal :huuum: .... mas vai já para não esquecer!

Edit - Assinatura 718...presente
crazy_cock
Mensagens: 57
Registado: terça mar 17, 2009 3:19 pm

Re: Petição Contra Medidas de Erradicação da Carpa e do Achigã

Mensagem por crazy_cock »

rui valerio Escreveu:as opiniões diferentes não serão, de certeza, opiniões de inimigos... a minha posição é sobejamente conhecida... sinceramente, não sou pelas carpas e afins... mas certamente também não sou contra elas, só por ser... existem, a natureza continua o seu percurso... se elas estão, vieram de certeza para ficar... é preciso é proteger o rio Sabor... o rio Vouga...isso sim, é proteger as espécies autoctones da melhor forma possivel, ou seja manter os ecossistemas onde elas são as espécies mais adaptadas... e talvez, tentar irradicar os invasores de algumas zonas (bem estudadas e definidas), onde ainda seja possivel a recuperação da fauna e flora autoctone
=D>
Páscoa
Mensagens: 49
Registado: sábado set 13, 2008 3:05 pm

Re: Petição Contra Medidas de Erradicação da Carpa e do Achigã

Mensagem por Páscoa »

Obrigado pela sua assinatura, Rui. Pode crer que está a fazer bem e a defender a pesca em águas interiores!
As palavras do meu amigo Carlos também são oportunas. A comunidade devia-se unir em prol da pesca em águas interiores!
Em relação às objecções que foram feitas aos argumentos que justificam a petição (designadamente pelo "CrazyCock"), não me esqueci delas e só ainda não respondi, ponto por ponto, porque as ocupações profissionais não me dão tempo para responder. Assim que tiver um pouco tempo livre para me sentar mais tempo ao computador, e com calma, responderei a isso, ponto por ponto. Com todo o prazer, paciência, gosto e... CONVICÇÃO, mas uma convicção fundada em argumentos razoáveis e baseados na experiência.
Mas reforço um argumento muito simples, que aliás é comungado por vários pescadores conhecidos, inclusivamente alheios ao carpfishing (ver, por exemplo, o artigo do Gomes Torres e do Nuno Breda, no último numero de O Pescador ). O problema das massas de água portuguesas não é a presença de carpas e achigãs. Não está provado que essa seja a causa do declínio de espécies autóctones, é uma relação falsa de causalidade.
Um das causas é a pesca abusada e desregrada às espécies autóctones (trutas, barbos, etc). Por outro lado, como referia o Gomes Torres num outro forum, os achigãs, por exemplo, são já muito "controlados" devido à pesca com morte, atendendo ao seu valor gastronómico. Ainda em relação aos achigãs (não falo de outras espécies de predadores), a sua capacidade de predação é limitada a alevins e peixes de pequenas dimensões. E têm uma função importante no controle de excesso de carpas.
A pesca com morte da carpa também tem uma expressão significativa em Portugal, já para não falar das mortes devido a seca, eutrofização, e até poluição (o que afecta todas as espécies). Estou certo que com o tempo, as pessoas com sensibilidade e formação ecológica (e parece que algumas já vão por esse caminho) acabarão por concordar que "culpar" as carpas e os achigãs pelo declínio/extinção das autóctones é pura e simplesmente um erro científico e político. E a comunidade de pescadores desportivos precisa de se unir em torno da contestação desta legislação punitiva e lesiva em relação ao sector.É um dever moral, cívico, político...
Já em relação ao Baixo Sabor, concordo com os apelos à preservação da biodiversidade nesse local, mas aí tocam precisamente num caso em que a absurdidade, a incoerência a "incompetência" (volto a frisar com toda a convicção) da legislação sobre exóticas é manifesta (relativamente à carpa e ao achigã). Porque é inevitável a construção de uma barragem, é essa a política do governo, artificializar ainda mais os leitos dos rios.... E essa é uma das causas principais do declínio das autóctones! Se quisessemos realmente preservar os ecossistemas no seu estado selvagem puro, só haveria uma solução coerente: dinamitar todas as barragens da península ibérica!
Eu regressarei brevemente para explicar ainda melhor todos os argumentos em prol da petição.
crazy_cock
Mensagens: 57
Registado: terça mar 17, 2009 3:19 pm

Re: Petição Contra Medidas de Erradicação da Carpa e do Achigã

Mensagem por crazy_cock »

Páscoa Escreveu: Em relação às objecções que foram feitas aos argumentos que justificam a petição (designadamente pelo "CrazyCock"), não me esqueci delas e só ainda não respondi, ponto por ponto, porque as ocupações profissionais não me dão tempo para responder. Assim que tiver um pouco tempo livre para me sentar mais tempo ao computador, e com calma, responderei a isso, ponto por ponto. Com todo o prazer, paciência, gosto e... CONVICÇÃO, mas uma convicção fundada em argumentos razoáveis e baseados na experiência.
Sem poder contra-argumentar com base em muita experiência, cá estarei para ler o que vier a escrever. :fixe:
Páscoa Escreveu:Mas reforço um argumento muito simples, que aliás é comungado por vários pescadores conhecidos, inclusivamente alheios ao carpfishing (ver, por exemplo, o artigo do Gomes Torres e do Nuno Breda, no último numero de O Pescador ). O problema das massas de água portuguesas não é a presença de carpas e achigãs. Não está provado que essa seja a causa do declínio de espécies autóctones, é uma relação falsa de causalidade.
Um das causas é a pesca abusada e desregrada às espécies autóctones (trutas, barbos, etc). Por outro lado, como referia o Gomes Torres num outro forum, os achigãs, por exemplo, são já muito "controlados" devido à pesca com morte, atendendo ao seu valor gastronómico. Ainda em relação aos achigãs (não falo de outras espécies de predadores), a sua capacidade de predação é limitada a alevins e peixes de pequenas dimensões. E têm uma função importante no controle de excesso de carpas.
A pesca com morte da carpa também tem uma expressão significativa em Portugal, já para não falar das mortes devido a seca, eutrofização, e até poluição (o que afecta todas as espécies). Estou certo que com o tempo, as pessoas com sensibilidade e formação ecológica (e parece que algumas já vão por esse caminho) acabarão por concordar que "culpar" as carpas e os achigãs pelo declínio/extinção das autóctones é pura e simplesmente um erro científico e político. E a comunidade de pescadores desportivos precisa de se unir em torno da contestação desta legislação punitiva e lesiva em relação ao sector.É um dever moral, cívico, político...
Já em relação ao Baixo Sabor, concordo com os apelos à preservação da biodiversidade nesse local, mas aí tocam precisamente num caso em que a absurdidade, a incoerência a "incompetência" (volto a frisar com toda a convicção) da legislação sobre exóticas é manifesta (relativamente à carpa e ao achigã). Porque é inevitável a construção de uma barragem, é essa a política do governo, artificializar ainda mais os leitos dos rios.... E essa é uma das causas principais do declínio das autóctones! Se quisessemos realmente preservar os ecossistemas no seu estado selvagem puro, só haveria uma solução coerente: dinamitar todas as barragens da península ibérica!
Uma das principais causas do declínio das espécies autóctones é a artificialização do leito dos rios. Nem sequer ponho isso em causa!

Mas, e volto a dizê-lo, as espécies exóticas contribuem, igual e grandemente, para esse mesmo declínio! Ou será que a predação de outros peixes por parte de uma espécie alóctone não produz efeito algum? Temos que, pelo menos (pela alegada falta de "provas"), admitir que poderá ter um efeito negativo, que, porventura, poderá agir sinergisticamente no declínio das autóctones...

Por último, queria apenas afirmar a minha total independência relativamente a "politiquices" e realçar que aquilo que tenho aqui exposto não é baseado em experiência ou, mais uma vez, em interesses políticos, mas em (algum) estudo científico nesta área.
Pingodoce
Mensagens: 5
Registado: terça fev 10, 2009 10:57 pm

Re: Petição Contra Medidas de Erradicação da Carpa e do Achigã

Mensagem por Pingodoce »

Respeito todas as opiniões, mas esta claro que um pescador de truta nunca vai assinar isso, a carpa e o achigã são espécies reconhecidas como invasoras pela comunidade científica, muito daninhas para o ecossistema fluvial, que estão fazendo desaparecer as nossas espécies próprias. Pode-se discutir se é necessário serem erradicadas ou se é suficiente pôr medidas para deter a sua expansão limitando a sua área geográfica, mas se não se puder deter a sua expansão de forma eficaz estou totalmente a favor de serem erradicadas.
olucas
Mensagens: 29
Registado: sexta jun 03, 2005 10:08 am

Re: Petição Contra Medidas de Erradicação da Carpa e do Achigã

Mensagem por olucas »

crazy_cok
"Mas, e volto a dizê-lo, as espécies exóticas contribuem, igual e grandemente, para esse mesmo declínio!"
Seria possível quantificar "grandemente"? Quais exóticas, em que locais?

"Ou será que a predação de outros peixes por parte de uma espécie alóctone não produz efeito algum? Temos que, pelo menos (pela alegada falta de "provas"), admitir que poderá ter um efeito negativo, que, porventura, poderá agir sinergisticamente no declínio das autóctones..."
O que se entende por efeito negativo? Haver só 100 milhões de bordalos em vez de 500 milhões?
As minhas desculpas pelo o tipo de argumentação usado :) . É que o termo (aumento/diminuição da) biodiversidade é usado por todos os media, em citações diversas e chavões, e ninguém sabe do que está a falar. Simplesmente porque não está bem definido e nunca vi uma medida credível de quantificação da mesma. Vide http://pt.wikipedia.org/wiki/Biodiversidade

"Por último, queria apenas afirmar a minha total independência relativamente a "politiquices" e realçar que aquilo que tenho aqui exposto não é baseado em experiência ou, mais uma vez, em interesses políticos, mas em (algum) estudo científico nesta área."
Seria talvez boa ideia informar o ICN do "algum estudo científico" que refere - e disponibilizar essa informação aos leitores de foruns interessados na matéria :) . É que os "estudos" apontados na base técnica para a classificação de TODAS as espécies de peixe exóticas como INVASORAS parecem-me fraquinhos. E... será que não haverá UMA ÚNICA espécie exótica que tenha um impacto tão pequeno num ecossistema (de acordo com a melhor informação disponível) que não mereça uma tal classificação?
PS - Estive a dar uma vista de olhos na diagonal pelos links que apresentou uns posts acima mas não encontrei nada de interessante/relevante. Excepto que o achigã é um predador de topo :)
multifone
Mensagens: 17
Registado: terça set 09, 2008 1:59 pm

Re: Petição Contra Medidas de Erradicação da Carpa e do Achigã

Mensagem por multifone »

Boas pessoal,

Peço desculpa por estar a desenterrar este tópico, mas como foi colocado este http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... =10&t=4685 que me redireccionou para aqui, vou deixar-vos um pequeno testemunho que me parece interessante para esta discussão.

Hoje de tarde (ontem eheh) fui com o meu filho, de 7 anos, fazer uma pequena pescaria no rio Tâmega em Amarante, mais concretamente em Gatão, um local lindíssimo e onde há meia dúzia de anos atrás se enchia uma manga de bons barbos em duas ou três horas de pesca.
Então lá chegamos ao local e toca a montar as canas, duas telescópicas directas, de 4 e 7 metros respectivamente para o meu filho e para mim, isco asticot (acho que é assim que se chama)
Ainda estava a esticar a minha cana quando o puto logo uns segundos depois do primeiro lançamento já está a lutar com um peixe. Olho para o lado e diz-me ele: Ó pai que peixe é este? E eu espantado, respondo: É um achigá filho! E diz-me ele: Tás a ver, eu dizia que queria pescar um achigá e tu dizias-me que não dava para pescar assim. :grrr2: eheh E eu lá expliquei ao meu rapaz, que calhou, mas foi uma sorte que os achigás pescam-se mas não com os bichos. eheheh
Passado uns minutos, tenho um toque, puxo e o que vem cravado no anzol nº14? Mais um achigá! :hummm: E o puto: Tás a ver, tu é que não percebes nada disto. :join: Eu acabei por pousar a minha cana, que isto de ir com o puto à pesca, ou se ajuda o puto, e pesca ele, ou então não se ajuda e só pescamos nós.
Entretanto depois de tirar 2 percas (raça maldita) lá sai um pequeno barbo ao rapaz. Logo depois, mais um achigá, este juvenil (não tinha mais que uns 8 centímetros). Finalmente, quase no fim da pescaria, lá fica o puto aflito, com um bom barbo, daqueles que põe a linha a assobiar na água, e guina a cana de um lado para o outro, e ele feliz, diz-me destes é que eu gosto! :D . Por fim no ultimo lançamento lá vem mais uma perca!
Conclusão: Fomos para pescar barbos, com isco para barbos, num local onde deviam sair muitos barbos e umas bogas, e que é que nós pescamos?
3 achigás (com asticot), 3 percas e dois barbos.

Nem quero dar uma opinião quanto a essas espécies ditas exóticas e invasoras, mas acho que este pequeno episódio dá o que pensar! Não acham?

Um abraço
Carlos
Responder