Petição Contra Medidas de Erradicação da Carpa e do Achigã

Discussão Geral. Pesca em rios, barragens e outras águas interiores.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Petição Contra Medidas de Erradicação da Carpa e do Achigã"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Carpa Real
Utilizador Regular
Mensagens: 2980
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Re: Petição Contra Medidas de Erradicação da Carpa e do Achigã

Mensagem por Carpa Real »

Caro crazy_cock, Sobre a questão que coloca dava pano para mangas.
Mas dir-lhe-ei apenas, tenho a sorte de falar com alguns elementos formados nesta área e acham estas situações tão aberrantes como eu e penso pelo que os conheço não são anormais, e se à ambientalistas na pesca é na vertente do carpfishing.

Sobre falar de Natureza, é outro assunto complexo e há muitos interesses para os que estão de momento nesses lugares, falam muito de reprovações mas quando as coisas ficam à feição lá se vai muitas vezes as suas causas pela dita Natureza.

Ninguém mas Ninguém é o dono da verdade e por causa desta ira é que as coisas não funcionam. Quando há verdadeiros interesses a defender porque não convocarem todos os interessados a sentarem-se para se chegarem a um consenso e não utilizar a prepotência como fazem alguns dos nossos políticos... :grrr:

Resta-me um consolo e tenho a certeza, é que já não falta muito para mudar este estado de coisas. As pessoas de bom senso estão fartas de tanta incompetência e de viver numa républica que já nem de bananas é...

Carpa Real
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Petição Contra Medidas de Erradicação da Carpa e do Achigã

Mensagem por Paulo »

Bem Carlos aí já estamos a entrar noutra questão, e essa questão em também já ouvi falar, e como não há fumo sem fogo, nada como chamar as coisas pelos nomes.

Realmente segundo parece, segundo é falado, há ambientalistas que "teoricamente" estão muito preocupados com as espécies até certo ponto, e qual é esse ponto???

Esse ponto é quando começam a aparecer €€€€€ em jogo, nessa altura as espécies e os ecossistemas deixam de ser assim tão importantes, pelo menos quando estas são comparados com empreendimentos, mas isto é outra história, é o que diz que disse, mas volto a dizer, normalmente não há fumo sem fogo. :grrr:
Avatar do Utilizador
Carpa Real
Utilizador Regular
Mensagens: 2980
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Re: Petição Contra Medidas de Erradicação da Carpa e do Achigã

Mensagem por Carpa Real »

paulo Escreveu:Bem Carlos aí já estamos a entrar noutra questão, e essa questão em também já ouvi falar, e como não há fumo sem fogo, nada como chamar as coisas pelos nomes.

Realmente segundo parece, segundo é falado, há ambientalistas que "teoricamente" estão muito preocupados com as espécies até certo ponto, e qual é esse ponto???

Esse ponto é quando começam a aparecer €€€€€ em jogo, nessa altura as espécies e os ecossistemas deixam de ser assim tão importantes, pelo menos quando estas são comparados com empreendimentos, mas isto é outra história, é o que diz que disse, mas volto a dizer, normalmente não há fumo sem fogo. :grrr:
Boas Paulo, é sempre bom estar por cá um bocadito contigo pois que por motivo profissionais como sabes tenho faltado aos treinos e que treinos... :beer:

De facto não quero criar por cá qualquer polémica e muito menos desviar da situação deste post, o que conduziu à minha resposta é só para as pessoas não julgarem que somos todos uns tótós. Por mim, como sempre o SITIO é muito para mim é uma ligação de Famíla por isso, dou o assunto ambientalista definitivamente encerrado o SITIO merece polémicas de parte... :fixe:

Um Grande Abraço para ti
Carpa Real
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Petição Contra Medidas de Erradicação da Carpa e do Achigã

Mensagem por Paulo »

Carpa Real Escreveu:
paulo Escreveu:Bem Carlos aí já estamos a entrar noutra questão, e essa questão em também já ouvi falar, e como não há fumo sem fogo, nada como chamar as coisas pelos nomes.

Realmente segundo parece, segundo é falado, há ambientalistas que "teoricamente" estão muito preocupados com as espécies até certo ponto, e qual é esse ponto???

Esse ponto é quando começam a aparecer €€€€€ em jogo, nessa altura as espécies e os ecossistemas deixam de ser assim tão importantes, pelo menos quando estas são comparados com empreendimentos, mas isto é outra história, é o que diz que disse, mas volto a dizer, normalmente não há fumo sem fogo. :grrr:
Boas Paulo, é sempre bom estar por cá um bocadito contigo pois que por motivo profissionais como sabes tenho faltado aos treinos e que treinos... :beer:

De facto não quero criar por cá qualquer polémica e muito menos desviar da situação deste post, o que conduziu à minha resposta é só para as pessoas não julgarem que somos todos uns tótós. Por mim, como sempre o SITIO é muito para mim é uma ligação de Famíla por isso, dou o assunto ambientalista definitivamente encerrado o SITIO merece polémicas de parte... :fixe:

Um Grande Abraço para ti
Carpa Real
Carlos tenho pena que não possas estar cá mais tempo.

No meu post estava apenas a concordar contigo, apesar desse tema, com disse, dar panos para mangas. #-o

Mas se o pessoal da petição não se chatear, podemos ir por aí, se calhar até serve para muitos perceberem porque razão há um certo mau "ambiente" com os tais ambientalistas de secretária. :fixe:
Avatar do Utilizador
Carpa Real
Utilizador Regular
Mensagens: 2980
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Re: Petição Contra Medidas de Erradicação da Carpa e do Achigã

Mensagem por Carpa Real »

paulo Escreveu:
Carpa Real Escreveu:
paulo Escreveu:Bem Carlos aí já estamos a entrar noutra questão, e essa questão em também já ouvi falar, e como não há fumo sem fogo, nada como chamar as coisas pelos nomes.

Realmente segundo parece, segundo é falado, há ambientalistas que "teoricamente" estão muito preocupados com as espécies até certo ponto, e qual é esse ponto???

Esse ponto é quando começam a aparecer €€€€€ em jogo, nessa altura as espécies e os ecossistemas deixam de ser assim tão importantes, pelo menos quando estas são comparados com empreendimentos, mas isto é outra história, é o que diz que disse, mas volto a dizer, normalmente não há fumo sem fogo. :grrr:
Boas Paulo, é sempre bom estar por cá um bocadito contigo pois que por motivo profissionais como sabes tenho faltado aos treinos e que treinos... :beer:

De facto não quero criar por cá qualquer polémica e muito menos desviar da situação deste post, o que conduziu à minha resposta é só para as pessoas não julgarem que somos todos uns tótós. Por mim, como sempre o SITIO é muito para mim é uma ligação de Famíla por isso, dou o assunto ambientalista definitivamente encerrado o SITIO merece polémicas de parte... :fixe:

Um Grande Abraço para ti
Carpa Real
Carlos tenho pena que não possas estar cá mais tempo.

No meu post estava apenas a concordar contigo, apesar desse tema, com disse, dar panos para mangas. #-o

Mas se o pessoal da petição não se chatear, podemos ir por aí, se calhar até serve para muitos perceberem porque razão há um certo mau "ambiente" com os tais ambientalistas de secretária. :fixe:
Pois Paulo, eu percebi e estou tambem de acordo contigo. Sabes que estas coisas quando rebentam o pessoal está sobre efervescência mas depois as coisas assentam melhor e acabam por funcionar bem. Já agora a petição está a correr bem e já se tornou internacional... :join:

Um Abraço
Carpa Real
crazy_cock
Mensagens: 57
Registado: terça mar 17, 2009 3:19 pm

Re: Petição Contra Medidas de Erradicação da Carpa e do Achigã

Mensagem por crazy_cock »

Talvez não tenha ficado bem patente no meu post anterior, mas aquilo que queria, de facto, dizer é que não sou mesmo ambientalista, nem dos que andam a praguejar nem de nenhum outro tipo.

Concordo que existem e existirão, pelo menos nos tempos mais próximos, outros interesses por trás de políticas ditas "amigas do ambiente".

Aquilo que digo é que há vários casos de incompetência, ou de interesses que se sobrepuseram, nestes estudos mas por defeito, e não por excesso de zelo. As medidas para protecção da natureza/biodiversidade em Portugal estão, muitas vezes, atrasadas em relação ao tempo em que deveriam ocorrer, o que resulta em medidas mais extremas quando se detecta a verdadeira extensão do problema, algo que pode ter ocorrido neste caso. Tenho tido a possibilidade de contactar com algumas pessoas da área de Ecologia (e não de Ecologismo ou Ambientalismo) e a opinião é consensual: a actual preservação da natureza/biodiversidade é deficitária (por incompetência e por interesses). Ou seja, eles são contra este tipo de medidas mas por razões diferentes daquelas que por aqui têm sido faladas: vêm tarde, servindo apenas como recurso.
rui valerio
Mensagens: 899
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Re: Petição Contra Medidas de Erradicação da Carpa e do Achigã

Mensagem por rui valerio »

Estou sinceramente a gostar do desenvolvimento deste tópico, começou com um pouco de "fanatismo", que eu entendi bem e compreendi a causa portanto, "fanatismo saúdavel" :fixe: , e continou com um debate aberto e franco sobre posições algo divergentes sobre os mesmos interesses.

A minha opinião já é conhecida pelos habitués cá da casa, não sou a favor de espécies invasores, não reconheço a importância que é dada ás espécies referidas, a introdução de novas espécies é compete( na maior parte dos casos) com espécies autoctones.

Mas... se as espécies autoctones foram dominantes durante seculos nos ecossistemas ibéricos, é porque as condições do habitat eram favoraveis ás caracteristicas do seu genótipo, errandicando caracteristicas fenótipas prejudiciais e aprimorando as mais favoraveis. Como se justifica que espécies altamente especializadas para viverem em determinado habitat, se encontram ameaçadas pelas espécies introduzidas???
Como disse o Pascoa, e muito bem, porque se alteraram as condições do meio, essas condições favorecem as caracteristicas das espécies "invasoras". Não assumir as alterações do meio é tapar o sol com a peneira, para proteger as espécies autóctones temos de preservar os seus habitat´s.... tudo o resto é paleio.

Agora.... Não soltei as carpas todas ( a mior parte viveu para recordar) que apanhei, nem as soltarei.... principalmente as maiores, tem um belo molho de coentros á espera, ou uma sopinha de peixe á maneira, quero lá saber se os outros soltam ou não... eu quando me apetece solto, quando não me apetece como-as... e então o achigã.... grelhadinho.


Lembro-me duma maxima .... "cuidado, tratar animais como seres humanos pode levar a tratar seres humanos como animais"


moral da história.... eu vou assinar a petição, porque se inrtroduzirem ess espécies nos ecossistemas naturais e carateristicos do nosso país, as espécies autoctones sobrevivemn com facilidade e as invasores desaparecem,
com as alterações ao meio... as espécies autoctones desaparecem na mesma, talvez em algumas situações de adaptem... mas...
Avatar do Utilizador
joaosousa
Utilizador Regular
Mensagens: 2204
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: Petição Contra Medidas de Erradicação da Carpa e do Achigã

Mensagem por joaosousa »

Eu, como estudo na área, acho este diploma um atentado! Assinei, e assinava outra vez se pudesse :hahaha:
Responder