Iniciante

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Iniciante"
na nova versão do site.

inad
Mensagens: 109
Registado: quinta set 11, 2008 1:29 pm

Iniciante

Mensagem por inad »

Olá pessoal eu neste proximo fim de semana secalhar irei a pesca em Tomar ao achigã principalmente mas nunca pesquei em aguas interiores e nao sei nem os sitios nem o material :huuum: :huuum: :huuum: e queria que me desem opiniões e as tecnica e tambem um breve visão do que isso é.

Eu já tenho 3 amostras que vou por aqui as fotos.
Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Re: Iniciante

Mensagem por aranha »

ao achigã?????
O período de pesca do achigã, barbo, boga, carpa e tenca fica compreendido entre o dia 1 de Janeiro e 14 de Março e 16 de Junho e 31 de Dezembro, inclusivé, nos cursos de água a seguir mencionados: (Portaria n.º 361/2004, de 7 de Abril)

o Rio Pinhão – troço compreendido entre a confluência com o rio S. Vicente, freguesia de Vilar de Maçada e Souto Maior, concelhos de Alijó e Sabrosa, e a sua confluência com o rio Douro, freguesia de Pinhão e Gouvães do Douro, concelho de Alijó;
o Rio Távora – troço compreendido entre o limite da área do concelho de Sernancelhe, freguesia de Sendim e Riodades, concelho de Tabuaço e S. João da Pesqueira, e a sua confluência com o rio Douro, freguesia de Adorigo e Valença do Douro, concelho de Tabuaço;
o Ribeira de Temilobos – troço compreendido entre a ponte de S. Joaninho e a sua confluência com o rio Douro, freguesia de Vacalar, concelho de Armamar.


O período de pesca do achigã, barbo, boga, carpa e tenca fica compreendido entre o dia 1 de Janeiro e 31 de Dezembro inclusivé, no troço do rio Cávado, desde o limite montante da praia fluvial de Vila do Prado, a montante, até ao açude de Ruães, a jusante, freguesia de Vila do Prado e Cabanelas, concelho de Vila Verde. Neste troço, de 15 de Março a 15 de Maio, é obrigatória a devolução à água, em boas condições de sobrevivência, de todos os exemplares capturados daquelas espécies, sendo permitida a sua retenção em manga, mas apenas com as dimensões mínimas exigidas, excepto nas provas de pesca de competição, em que podem ser retidos exemplares de quaisquer dimensões (Portaria n.º 470/2004, de 4 de Maio).


O período de pesca do achigã, barbo, boga, carpa e tenca fica compreendido entre o dia 1 de Janeiro e 14 de Março e 16 de Junho e 31 de Dezembro, inclusivé, em todo o troço do rio Tâmega, com excepção: (Portaria n.º 275/2006, de 22 de Março e Portaria n.º 408/2007, de 13 de Abril):

o das concessões de pesca desportiva, onde se aplicam os períodos de pesca constantes dos respectivos editais aprovados pela Direcção Geral dos Recursos Florestais (DGRF);
o das zonas de pesca reservada, onde vigoram os períodos de pesca constantes dos editais da DGRF.


O período de pesca do achigã, barbo, boga, carpa e tenca fica compreendido entre o dia 1 de Janeiro e 31 de Dezembro nos cursos de água a seguir mencionados, mas apenas para efeitos de realização de provas de pesca desportiva, devidamente autorizadas, sendo obrigatório o uso de manga e a devolução à água de todos os exemplares em boas condições de sobrevivência: [Portaria n.º 768/2006 (2.ª série), de 21 de Abril]

o Albufeira da Aguieira, sita nos concelhos de Mortágua, Tábua, Santa Comba Dão e Carregal do Sal
o Albufeira do Maranhão, sita no concelho de Avis
o Albufeira da Meimoa, sita no concelho de Penamacor
o Albufeira dos Patudos, sita no concelho de Alpiarça
o Albufeira do Roxo, sita no concelho de Beja e Aljustrel
o Ribeira da Raia - no troço compreendido entre o Moinho da Abóboda, a montante, e o Açude do Gameiro, a jusante, freguesia de Cabeção na margem direita e Pavia na margem esquerda, concelho de Mora
o Ribeira da Sertã - no troço compreendido entre a ponte da EN 529, freguesia de Troviscal, a montante, e a ponte do Porto dos Cavalos na EN 534, freguesia de Cernache do Bonjardim na margem direita e Palhais na margem esquerda, concelho da Sertã
o Rio Ardila - no troço nacional
o Rio Mondego - no troço limitado a montante pela ponte de caminho de ferro e a jusante pela ponte da A1, freguesia de Santa Cruz e S. Martinho do Bispo, concelho de Coimbra
o Rio Mondego - na margem esquerda, no troço limitado a montante pela ponte de Rainha Santa Isabel e a jusante pela ponte de Santa Clara, freguesia de Santa Clara, concelho de Coimbra
o Rio Mondego - no troço limitado a montante pela ponte da EN 347 (ponte das Lavandeiras), freguesia e concelho de Montemor-o-Velho na margem direita e freguesia de Alfarelos, concelho de Soure na margem esquerda, e a jusante pela ponte da Alagoa, freguesia e concelho de Montemor-o-Velho
o Rio Sorraia - no troço compreendido entre o lugar de Montinho do Brito, a montante, e a ponte de caminho de ferro, a jusante, freguesia e concelho de Coruche


Nas águas classificadas de salmonídeos (anexo da Portaria n.º 462/2001, de 8 de Maio) aplica-se o período de defeso da truta a todas as espécies piscícolas. Durante a época em que é livre a pesca da truta é também livre a pesca de quaisquer outras espécies piscícolas nessas massas de água.
Base XX
A pesca nas épocas de defeso será punida com a pena de prisão de dez a quarenta dias e com multa de 2,99 euros a 149,64 euros.
PedrasSalgadas

Re: Iniciante

Mensagem por PedrasSalgadas »

Inad pá, tu já pediste por cá ajuda para te iniciares na embarcada, no corrico, no spinning, na bóia, etc, até na pesca ao corrico às fataças, já falámos de iscos, canas, carretos, linhas, horas de maré, de amostras e de técnicas de lançamento, de bóias e de lastros, de tudo e mais alguma coisa. Eh pá, tu estás na certa um expert, qd é que aparece um peixe pá. :hummm: :hummm: Ou será que de iniciação em iniciação nunca mais começas. :join: :join:
Vá lá, uma foto dum peixe, um relato, tá difícil :dificil: :dificil:
karva

Re: Iniciante

Mensagem por karva »

PedrasSalgadas Escreveu:Inad pá, tu já pediste por cá ajuda para te iniciares na embarcada, no corrico, no spinning, na bóia, etc, até na pesca ao corrico às fataças, já falámos de iscos, canas, carretos, linhas, horas de maré, de amostras e de técnicas de lançamento, de bóias e de lastros, de tudo e mais alguma coisa. Eh pá, tu estás na certa um expert, qd é que aparece um peixe pá. :hummm: :hummm: Ou será que de iniciação em iniciação nunca mais começas. :join: :join:
Vá lá, uma foto dum peixe, um relato, tá difícil :dificil: :dificil:
Mas isso era nas águas oceânicas, agora passou para a água doce "portantes" começou nos Achigãs, depois passa para o carpfisinhg depois para as trutas...e assim por aí adiante, está a ver... :com: :hahaha: :hahaha:

:lili:
inad
Mensagens: 109
Registado: quinta set 11, 2008 1:29 pm

Re: Iniciante

Mensagem por inad »

Eu axo que ter um pouco de conhecimento de todas as tecnicas e pescas nao digo todas que esistem mas o basico de cada pesca axo que nao faz mal a ninguem.
No Verão eu logo vou postar aqui o oceano atlantico todo mas tens de esperara em principio nestas duas ou tres semanas vou á pesca de barco e se apanhar alguma coisa posto aqui mas se quiseres eu vou ali á lota de sesimbra e compro um robalo de 5 kilos ou um safio mas isso nao tinha graça axo eu :hummm: :hummm: :hummm:

Olha ja que tenho oportunidade de fazer estas tecnicas todas axo que e de aproveitar nao axas?

eu axo que sim respondido ?
inad
Mensagens: 109
Registado: quinta set 11, 2008 1:29 pm

Re: Iniciante

Mensagem por inad »

Fiquei com uma duvida afinal agora nao se pode apanhar achigã ou nao é a época delas?
crazy_cock
Mensagens: 57
Registado: terça mar 17, 2009 3:19 pm

Re: Iniciante

Mensagem por crazy_cock »

inad Escreveu:Fiquei com uma duvida afinal agora nao se pode apanhar achigã ou nao é a época delas?
Podes mas tens que os devolver imediatamente.
PedrasSalgadas

Re: Iniciante

Mensagem por PedrasSalgadas »

inad Escreveu:Olha ja que tenho oportunidade de fazer estas tecnicas todas axo que e de aproveitar nao axas?
eu axo que sim respondido ?
Oh pá, agora que os achigãs estão no defeso, porque é que não te inicias antes na pesca à truta :lingua: Se começas agora a aprender na técnica do achigã, qd abrir de novo o período de pesca já te esqueces-te, não achas :?:
Responder