O MANIFESTO E.F.S.A.

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"O MANIFESTO E.F.S.A."
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

O MANIFESTO E.F.S.A.

Mensagem por Ramiro »

Aqui vai um link p´ró dito manifesto.

http://marevolto.blogs.sapo.pt/arquivo/630045.html


Comentários?
jopinto
Utilizador Regular
Mensagens: 2388
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Mensagem por jopinto »

Caro Ramiro,
Aqui vai a minha opinião sobre o dito cujo, não sem antes esclarecer duas coisas.
1º A Efsa cujo presidente conheço e respeito por algum interesse na defesa da Pesca Desportiva, mas tambem todos lhe reconhecem algum protagonismo e lapsos de "memória".
2º O Blog Mar Revolto, é do Sr. Antonio Lemos que tem um ou dois barcos de "aluguer" em Cascais e segundo alguns relatos nem vale a pena dizer mais nada em relação a protagonismos.
MAS AS ACÇÕES FICAM PARA QUEM AS PRATICA.
Voltando ao dito documento chamado de manifesto, como o da Agua Selvagem (?), tenho a dizer:
1º Manifestos a circular nas Marinas. Será que exitem tantos pescadores nas marinas ?
2º O Decreto Lei 246/2000 não é nenhum regulamento, é tão só um decreto, que apesar de mal feito tem um preambulo que quem o fez devia levar com uma boga podre enfiada na boca. Isto para não usar termos menos proprios.
3º Na Alinea a) só concordo com a primeira parte, visto que os peixes habitualmente pescados na pesca grossa, estão em vias de extinção, por isso deveriam ser todos devolvidos ao mar, e não servir de trofeus em terra para a fotografia.
4º As medidas minimas impostas por lei não estão de acordo com a biologia de reprodução das especies, portanto ponham biologos a explicar a estes senhores como se preserva as ditas.
5º Não ponham defesos, mas sim interditem zonas de pesca. Falem com quem sabe.
6º Não criem areas marinhas protegidas, mas sim interditem zonas especificas.
7º Não se ponham com o blá blá blá do pessoal respeitar etc. todos sabemos que somos uma minoria, e portanto estas pseudo organizações deveriam trabalhar a educar e informar.
8º Acebem lá com a cena dos Record's. porque a pesca desportiva há-de continuar a ser uma actividade de lazer cada vez mais popular e acessivel a todos. O contrário não pode ter futuro, isto para quem diz que o Pesca desportiva é para quem tem dinheiro. Ora a nossa diferença está aqui, porque a P.D. tem de chegar a todos ou eu não me chame JP.
9º Muito bem, pescadores clandestinos. quem os apanha ? quem é que está em condições de os apanhar ? somos nós os que respeitam e se derem uma licença de pesca sem haver um mecanismo de filtrar essa e outras situações, continua tudo na mesma. Aquela frase "Alguns fazem-no por necessidade (reformas e salários baixos) tem solução e já se faz em Sesimbra, ou seja cria-se condições para venderem o pescado em lota pagando os impostos, pois esses pescadores reformados pela lei dos 55 anos, ainda estão em condições de trabalhar, então porque é que se reformaram ?
10º Todas as contas que suportaram o preambulo do dec. lei não teve a ver com copias de outros paises porque não existem, mas tão só o legislador tinha um amigo pescador da zona de Aveiro que lhe contou que o pessoal por lá apanhava x kilos por dia, X 4 ou 5 pescadores por barco dava Y kilos por ano etc. vai dai (tão a ver o desfecho...)
Tudo o resto é do conhecimento geral, não é novidade, mas propostas concretas onde é que estão ?
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

... assim está bem, já começamos a ter barro para trabalhar. Como deves calcular JoPinto, há indivíduos que não os conheço, não sei se têem 10 ou 15 barcos, etc, etc...e então torna-se difícil vislumbrar certas nuances em propostas apresentadas e suas respectivas vírgulas. Daí eu procurar quem se pronuncie, pois olhando só para uma árvore não se vê a floresta toda.
Friso que apenas coloquei o link do manifesto a título informativo, para ver se conseguimos aqui começar uma discussão sã do assunto em causa.
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Ainda ontem em conversa com o Ramiro disse que me parecia um manifesto muito vocacionado para a pesca de barco… e que não percebia muito bem qual era o problema de haver um limite por pescador / por dia.

Também disse que não concordava muito com essas teorias do defeso…

Certas espécies “infelizmente” são pescadas a partir da costa na época da desova… mas se não forem pescadas nessa altura não são pescadas em altura nenhuma.

Por isso concordo com o jopinto acerca das zonas interditas… mas interditas para todos…


E fiscalização a doer paga pelas nossas licenças.

Quanto às reformas … parece-me uma má desculpa.
Responder