Nós para crossbeads

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Nós para crossbeads"
na nova versão do site.

Dr. Love
Mensagens: 10
Registado: quinta ago 14, 2008 2:26 pm

Nós para crossbeads

Mensagem por Dr. Love »

Boas, antes de colocar a minha duvida a minha duvida devo avisar que sou um maçarico nestas artes da pesca, e que tudo o que aprendi foi graças as pesquisas que tenho feito por estas andanças virtuais. Assim sendo tenho andado à procura, mas sem grande sucesso do esquema para fazer nós eficientes para usar em crossbeads, tanto para a o chicote como para o empate! Comprei uns porque vi um senhor a fazer montagens para vender numa loja em setubal e dizia que eram os melhores destorcedores...

Agradeço desde já todas as ajudas que me possam oferecer.

Cumps
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Nós para crossbeads

Mensagem por Paulo »

O melhor nó para essas pérolas é o nó de oito, mas o cruzado:

http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... ado#p67410

:fixe:
karva

Re: Nós para crossbeads

Mensagem por karva »

Dr. Love Escreveu:Boas, antes de colocar a minha duvida a minha duvida devo avisar que sou um maçarico nestas artes da pesca, e que tudo o que aprendi foi graças as pesquisas que tenho feito por estas andanças virtuais. Assim sendo tenho andado à procura, mas sem grande sucesso do esquema para fazer nós eficientes para usar em crossbeads, tanto para a o chicote como para o empate! Comprei uns porque vi um senhor a fazer montagens para vender numa loja em setubal e dizia que eram os melhores destorcedores...

Agradeço desde já todas as ajudas que me possam oferecer.

Cumps
Viva
Vai aí alguma confusão, pelo menos para mim. Falas em três nós diferentes? para os cross-breads, para o chicote e para o empate?

Para os cross.bresds vê AQUI tens fotos e videos dos nós.

Agora para o chicote tens de dizer que tipo de linhas vais usar, se Monofilamento com Monofilamento ou Multifilamento com Monofilamento.

Quando falas em empate é para os anzóis? e são de argola ou de patilha?

:huuum:
Dr. Love
Mensagens: 10
Registado: quinta ago 14, 2008 2:26 pm

Re: Nós para crossbeads

Mensagem por Dr. Love »

Obrigado pelo link pessoal, na próxima jornada já irei usar os famosos crossbeads!

Cumps
glbarth
Mensagens: 32
Registado: domingo mai 09, 2010 10:02 pm

Re: Nós para crossbeads

Mensagem por glbarth »

Muita gente já perdeu um bom peixe, por que o nó de retenção da pernada escorregou, tenho certeza disso..
Pesquizando na vasta literatura de nós, conversando com colegas e testando todas as alternativas, cheguei na conclusão que o nó da bolinha é um dos melhores se não o melhor, podendo ser ainda otimizado no decorrer de sua construção.
Segue abaixo uma foto bastante explicativa, onde é demonstrado passo a passo a confecção do nó da bolinha com 4 voltas.
Execute as etapas 1,2,3, 4 não esquecendo que em cada circulo dado é preciso dar uma meia volta . Exemplo: na segunda etapa a meia volta é dada sobre dois circulos, na terceira etapa a meia volta é dada sobre três circulos e na quarta etapa, a ultima meia volta é dada sobre quatro circulos.
Comece agora a dar o aperto no nó não esquecendo de lubrifica-lo. Para o aperto final use um alicate para segurar a ponta, veja é fundamental um bom aperto do nó nesta etapa final, senão ele vai escorregar.
Pode ser feito ainda um acabamento com isqueiro ( item 6 da foto).Voces observam que o pedacinho da linha que ficou depois do nó da bolinha ficou menor e mais chato por ação do calor da chama, para evitar qualquer possibilidade de escorregamento do nó propriamente dito.
clicar na foto para aumentar tamanho
clicar na foto para aumentar tamanho
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Espero que essa contribuição seja útil aos colegas. :)
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Nós para crossbeads

Mensagem por Ramiro »

Bom dia amigo glbarth.

Obrigado pela contribuição. :fixe:
Eu quero colocar uma questão relativamente ao uso do isqueiro. Na minha opinião, o aquecimento provocado pelo mesmo tirará concerteza propriedades à linha, enfraquecendo-a. Em alternativa, um pingo de cola (um qualquer cianoacrilato) se calhar resolve o problema. Que acha?

p.s.
Editei o seu post no sentido de colocar a foto no servidor do Sítio, não vá haver qualquer problema/alteração no imageshack e depois ficamos sem as imagens
.
glbarth
Mensagens: 32
Registado: domingo mai 09, 2010 10:02 pm

Re: Nós para crossbeads

Mensagem por glbarth »

Ramiro Escreveu:Bom dia amigo glbarth.

Obrigado pela contribuição. :fixe:
Eu quero colocar uma questão relativamente ao uso do isqueiro. Na minha opinião, o aquecimento provocado pelo mesmo tirará concerteza propriedades à linha, enfraquecendo-a. Em alternativa, um pingo de cola (um qualquer cianoacrilato) se calhar resolve o problema. Que acha?

p.s.
Editei o seu post no sentido de colocar a foto no servidor do Sítio, não vá haver qualquer problema/alteração no imageshack e depois ficamos sem as imagens
.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Oi Ramiro, se você observar na figura 5 da foto, há um pedacinho da linha que sobrou do corte do nó, originalmente este pedaço tinha mais ou menos 4 mm. Eu não coloco o calor da chama no nó realizado, e sim no pedacinho excedente do nó. Ao fazer isso, como seguro o nó da bolinha retido entre o polegar e o indicador, protejo o nó do calor direto e ao mesmo tempo sinto o calor da chama que estou aplicando na ponta da linha cortada.Fazendo desta maneira é bastante seguro.
Uso o calor emitido pela lateral inferior da chama do isqueiro, pois esta tem controle. Não deixo a linha entrar em combustão, só deixo ela amolecer e engordar um pouquinho pela retração da mesma, sem que o derretimento alcance o nó propriamente dito.
Na figura 6 voce vê o nó da bolinha e ainda um pedacinho do corte mais gordinho.

Uma curiosidade, o nó da bolinha conforme demonstrado é usado pelos colegas portugueses?
Só ví menção ao nó oito cruzado!
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: Nós para crossbeads

Mensagem por pedrolourenco79 »

O nó de oito é usado para outros fins... Por acaso este é um dos mais usados por mim para o efeito aqui mostrado... Posso usar por vezes o nó de 8 para este efeito, mas nesse caso faço um em cima do outro para ganhar volume :fixe:
Responder