Filetes de Cavala

Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Filetes de Cavala"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Filetes de Cavala

Mensagem por Ramiro »

Eis uma receita bem simples para um peixe que muitas vezes desprezamos, principalmente que faz pesca embarcada.

Cortar as cavalas e fazer os filetes.
Pô-los a marinar em bom azeite e bom vinagre algumas horas.
Depois, grelhar no carvão, com sal e regando de vez em quando com a marinada (quem quiser pode juntar um pouco de piri-piri à marinada).
E está feito. =P~
Podem acompanhar com batata cozida com uns legumes cozidos (bróculos, couve-flor ou feijão verde). :fixe:
Avatar do Utilizador
ATLANTIS
Mensagens: 297
Registado: quarta out 25, 2006 11:40 am

Re: Filetes de Cavala

Mensagem por ATLANTIS »

Comandante, esclareça-me uma coisa.
Eu normalmente só consigo comer as cavalas grandes e no proprio dia em que são pescadas (são um espectaculo grelhadas).
Para esta receita tb se podem utilizar as mais pequenas e/ou pescadas há mais tempo ou não é a mesma coisa.
Se assim for não as devolvo mais ao mar, só quando o peixe for muito :join:
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Filetes de Cavala

Mensagem por Ramiro »

A regra geral é:

O peixe quanto mais fresco, melhor. :fixe:

Para mim no caso específico das Cavalas, Sardas e Carapaus, são peixes que nunca vão ao congelador. Posso guardar no máximo 2 dias num compartimento "grau zéro" que o meu frigorífico possui... não chegando a congelar. Se não estiver nos meus planos consumir nesse prazo de tempo, então ofereço o peixe.

Para congelar, só peixe de escama mais grossa. E nunca amanho o peixe, o peixe só é amanhado e escamado quando descongelar para consumir. Assim o peixe consegue manter uma "frescura" (se assim se pode chamar) mais perto da verdadeira. O peixe se fôr a congelar já amanhado, tem tendencia a sofrer "secagem" por acção do gelo. :pay:

p.s. Para grelhar prefiro de longe as Sardas. A Cavala, tomada de sal de um dia para o outro e cozida, acompanhada de batata e legumes (bróculos, feijão verde, etc) é um estalo. :118:

Para a receita, as Cavalas maiores dão melhores filetes mas podes também fazer com as mais pequenas. :wink:
Avatar do Utilizador
krazy_dude
Utilizador Regular
Mensagens: 5741
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Re: Filetes de Cavala

Mensagem por krazy_dude »

Obrigado amigo Ramiro, agora só falta capturar umas bandidas para por a receita que partilhou à experiencia :twisted:
Abraço :fixe:
Responder