Cabedelo é a primeira reserva natural local do país

Ambiente, protecção da natureza e preservação das espécies
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Cabedelo é a primeira reserva natural local do país"
na nova versão do site.

PedrasSalgadas

Cabedelo é a primeira reserva natural local do país

Mensagem por PedrasSalgadas »

A notícia vem hj no JN e reza assim:
A Reserva Natural Local do Estuário do Douro nasceu esta quinta-feira e é a primeira do país. Os 54 hectares do Cabedelo e da Baía de S. Paio, em Canidelo (Gaia), passam a ter uma nova classificação. A área do antigo refúgio ornitológico, criado no final de 2007, foi alargada para incluir a praia.

O director do Parque Biológico de Gaia, que gere a reserva, tem manifestado a convicção de que, com a actual classificação que se insere no novo regime jurídico de conservação da Natureza, permitirá uma maior fiscalização e torna as regras de utilização daquela área mais apertadas.

As multas são pesadas para as actividades interditas: de 500 a 37500 euros para as pessoas singulares e de nove mil a 2,5 milhões euros para pessoas colectivas. Assim, é proibido tomar banho no rio (só é permitida a prática de actividades balneares na frente de mar), passear a pé e/ou com animais domésticos nas zonas interditas pela sinalização e praticar actividades desportivas e de lazer fora dos locais destinados a esse fim. O campismo no Cabedelo - muito comum no Verão - está banido e dá direito ao pagamento de uma multa. Está interdita, ainda, a captura de espécies vegetais e de animais na reserva.

As actividades tradicionais de pesca desportiva e de apanha de moluscos bivalves e de minhocas são autorizadas, assim como o surf na praia do Cabedelo. O Estuário do Douro possui plantas protegidas e é uma área de abrigo, de repouso e de alimentação para uma centena de espécies. Muitas aves migratórias procuram refúgio na zona do Cabedelo, sendo um dos locais procurados pelos observadores de pássaros.
Pelo menos aqui ainda se vai poder continuar a pescar no entanto não será de mais repetir que a perservação depende de todos. :fixe:
Avatar do Utilizador
romeu32
Utilizador Regular
Mensagens: 1811
Registado: segunda mai 19, 2008 3:39 pm

Re: Cabedelo é a primeira reserva natural local do país

Mensagem por romeu32 »

Pelo que eu entendo podesse pescar,virado para o mar e na zona virada em frente prá foz(porto),Maregrafo,meia laranja,palmeiras,(nao me lembro agora do nome da avenida).
Sendo assim nao interfere em muito ou quase nada aos pescadores,que como eu vou lá muitas vezes.
Se estiver enganado por favor corrigam-me,eu pus estes nomes pois acho que são mais populares.
Abraço.
Avatar do Utilizador
fugareiro
Mensagens: 87
Registado: quinta out 02, 2008 2:19 pm

Re: Cabedelo é a primeira reserva natural local do país

Mensagem por fugareiro »

romeu32 Escreveu:Pelo que eu entendo podesse pescar,virado para o mar e na zona virada em frente prá foz(porto),Maregrafo,meia laranja,palmeiras,(nao me lembro agora do nome da avenida).
Sendo assim nao interfere em muito ou quase nada aos pescadores,que como eu vou lá muitas vezes.
Se estiver enganado por favor corrigam-me,eu pus estes nomes pois acho que são mais populares.
Abraço.
Sim podes Miguel em toda a extenção do bico de cabedelo do lado de lavadores (guarda fiscal e no areio ao lado da mesma )e no lado do rio até á casa do benfica +-.Mas depois das obras dos molhes da Foz aquilo já não é o que era.
Avatar do Utilizador
joaosousa
Utilizador Regular
Mensagens: 2204
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: Cabedelo é a primeira reserva natural local do país

Mensagem por joaosousa »

Ia lá muitas vezes antes e durante as obras, mas desde que ficaram concluidas, deixei de tirar peixe, talvez seja a nova configuraçao dos fundos que aquela zona adquiriu, não sei...
Mas ainda bem que se pode continuar a pescar!
Responder