APCF- actividade março 2009

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"APCF- actividade março 2009"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Carpa Real
Utilizador Regular
Mensagens: 2980
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Re: APCF- actividade março 2009

Mensagem por Carpa Real »

PedrasSalgadas Escreveu:
Carpa Real Escreveu:Sobre o gaspar de facto não esteve porque eu disse que ia levar a minha cadela e como ele é virgem... :huuum: :lingua: fica para a próxima... :join:
:hahaha: :hahaha: :hahaha: :hahaha: :hahaha:
Fizeste bem, não fosse a cadela ficar mal impressionada :playboy: :playboy: :playboy:
:LooooL: :drunk: :join:

Carpa Real
ruipereira
Mensagens: 93
Registado: sexta mar 28, 2008 11:39 pm

Re: APCF- actividade março 2009

Mensagem por ruipereira »

Infelizmente as carpas apareceram mas não foi nas nossas mãos. Eu e mais 3 participantes presenciamos a captura de uma carpa espelhada de 2-3Kg feita por um mata carpas que mal pousou a carpa no solo enfiou-lhe as mãos nas guelras :evil: :moca:
Na zona onde estávamos saíram alguns gardons, góbios e uma perca sol .
Avatar do Utilizador
joaosousa
Utilizador Regular
Mensagens: 2204
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: APCF- actividade março 2009

Mensagem por joaosousa »

ruipereira Escreveu:Infelizmente as carpas apareceram mas não foi nas nossas mãos. Eu e mais 3 participantes presenciamos a captura de uma carpa espelhada de 2-3Kg feita por um mata carpas que mal pousou a carpa no solo enfiou-lhe as mãos nas guelras :evil: :moca:
Na zona onde estávamos saíram alguns gardons, góbios e uma perca sol .
Infelizmente isso ainda acontece muito naquela zona. Foi do pessoal que estava para baixo do açude ou o que estava à bóia mais a montante?
Avatar do Utilizador
Carpa Real
Utilizador Regular
Mensagens: 2980
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Re: APCF- actividade março 2009

Mensagem por Carpa Real »

Boas para todos, pois sairam por lá uns peixitos mas não era isso que o Manel se estava a referir. Ele queria saber era se o pessoal que participou no evento se tinha ferrado umas monas... :boia:
Sobre ainda haver quem trate menos bem os peixitos temos que saber informar, cultivar e aos poucos os próprios vão entender os porquês. Mas isso é um trabalho para muitos anos e nós cá estamos para preservar os peixes hoje para que amanhã eles nos possam dar grandes alegrias e record´s ..
É para isso que existe a APCF... :fixe: :join:

Um Abraço
Carpa Real
rui valerio
Mensagens: 899
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Re: APCF- actividade março 2009

Mensagem por rui valerio »

Carpa Real Escreveu:Boas para todos, pois sairam por lá uns peixitos mas não era isso que o Manel se estava a referir. Ele queria saber era se o pessoal que participou no evento se tinha ferrado umas monas... :boia:
Sobre ainda haver quem trate menos bem os peixitos temos que saber informar, cultivar e aos poucos os próprios vão entender os porquês. Mas isso é um trabalho para muitos anos e nós cá estamos para preservar os peixes hoje para que amanhã eles nos possam dar grandes alegrias e record´s ..
É para isso que existe a APCF... :fixe: :join:

Um Abraço
Carpa Real
Amigo Carlos, li algures que as carpas (assim como outras espécies de valor desportivo) são consideradas infestantes, e que estão a pensar em tomar algumas medidas para irradicaqr de algumas massas de água em Portugal e mesmo em Espanha, gostava de saber se já tem conhecimento disso, e além de eu considerar que essas espécies não deveriam ter sido introduzidas da forma leviana, não posso pactuar com a assassínio delas de qualquer maneira.
É que a ser verdade, pode acabar com a pratica do "catch and realise", praticado a todos as outras espécies, nomeadamente ás espécies autoctones, que precisam de ser preservadas.
Avatar do Utilizador
joaosousa
Utilizador Regular
Mensagens: 2204
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: APCF- actividade março 2009

Mensagem por joaosousa »

Caro Rui Valério, a minha modesta opinião é que ninguém nos deverá obrigar a matar peixe desenfreadamente. As carpas podem não ter origem em portugal, que não têm, mas estão cá à tantos anos que já são, ou deveriam ser, consideradas residentes! Imagine o que seria num espaço curto de tempo, exterminar as carpas de uma barragem? Certamente que teria impactos negativos no ecossistema!
Avatar do Utilizador
Carpa Real
Utilizador Regular
Mensagens: 2980
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Re: APCF- actividade março 2009

Mensagem por Carpa Real »

Boas Amigo Rui, sobre a questão que coloca merecia uma resposta mais técnica e nada melhor do que o João Sousa para o poder fazer. Pois tratando-se de um jovem o mesmo estando na Universidade tem a particularidade dos seus estudos colidirem nesta área, possívelmente não fez para não estar a ser Interpretado a dar lições aos que já tem mais uns anitos, porque o conheço e é uma pessoal muito humilde.

Bom Rui, sem querer entrar muito técnicamente sobre o assunto até porque não tenho qualificações técnicas para o fazer apenas deixo aqui um apontamento pessoal sobre a questão.

De facto á sua pergunta tenho a dizer que para já é verdade e o assunto foi levantado por um grupo de iluminados que tal como os responsáveis pelas leis e revisões da pesca nunca tiveram o prazer e a felicidade de saber o que é uma cana de pesca. (...)

Tudo começou á uns meses por um grupo de iluminados... :moca: pertencente ao tal (ICNB) Instituo da Conservação da Natureza e da Biodiversidade que levantaram a questão sobre as espécies exóticas nas nossas massas de água.

A questão não tem só haver com a Carpa mas também com o Achigã, Lúcio, Perca etc... Esta situação não é criteriosa com a realidade das diversa massas de água.

Mas sobre este assunto, aconselho o Rui a ler o editorial na págº 82 da revista do O PESCADOR Nº 9 deste mês em que o presidente da APPA (Associação Portuguesa de Pesca ao Achigã) Virgílio Machado. Penso que encontrará aqui a resposta e preocupação sobre este grupo de iluminados.

Cito alguns pareceres:
Só mesmo a teimosia de técnicos pouco conhecedores da realidade e mais apostados em seguir á letra algumas das teorias adquiridas nos bancos da universidade justificam tal cegueira.

Que estudos foram feitos pelo INCB para que seja alterado o decreto de 1999.

Todos precisamos de melhores Leis e não de uma Lei cega e desenquadrada da realidade.

Agora pergunto eu:
Tanto quanto sei a carpa está radicada na Europa pelo menos á 500 anos e só agora é que a mesma é considerada estrangeira nas nossas massas de água. :122: .

Possívelmente as mesmas em algumas massas de água são mais antigas do que as espécies chamadas de Nacionais... :grrr: :hahaha:

Se é assim uma praga abater porque é que a mesmas tem defeso e tamanhos mínimos a cumprir??? :pay: :hummm:

Sobre a situação em Espanha felizmente já é diferente e alguns iluminados lusos já levaram com a tampa... :pau:

Podia escrever mais umas coisas mas posso dizer alguma asneira e como tal fico por aqui... :fixe: :join:

Um Abraço
Carpa Real
Avatar do Utilizador
joaosousa
Utilizador Regular
Mensagens: 2204
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: APCF- actividade março 2009

Mensagem por joaosousa »

Amigo Carlos, não deve ter reparado, eu deixei a minha opinião. :fixe:
Os estudos ainda estão no inicio, portanto, não posso dizer muito mais do que aquilo que disse. Disse-o com base no que já estudei sobre esse assunto.

Posso só acrescentar, para quem não sabe, que um ecossistema (neste caso um rio ou barragem) necessita de estabilidade. Essa estabilidade através da interacção dos seres vivos que nele habitam com o próprio ecossistema. Retirar as carpas das massas de água em Portugal, teria, quase de certeza, um impacto negativo, pois, como disse anteriormente, as carpas desempenham um papel importante numa massa de água, devido à quantidade em que existem em certos locais.
:fixe:
Responder