Afinal o que é que mudou???

Questões / Sugestões / Críticas
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Afinal o que é que mudou???"
na nova versão do site.

frias
Registado: segunda set 05, 2005 3:29 pm

Afinal o que é que mudou???

Mensagem por frias »

Em Setembro de 2006 escrevi este pequeno texto que anda algures por aqui pelo site em parte incerta com as minhas incertezas sobre a nova lei da pesca que iria entrar em vigor no principio do ano seguinte hoje 2 anos já passados sobre a entrada em vigor da dita tudo o que eu previa na altura se confirmou a ùnica coisa que mudou é que temos todos os anos uma licença para pagar.

Caros Amigos

Será que depois de Janeiro de 2007 quando todos nós já tivermos pago as respectivas licenças de pesca desportiva e formos pescar e depararmos como hoje é habitual com redes e aparelhos quase junto aos nossos pés, barcos com pescadores furtivos que aparecem pela calada da noite sem luzes a batucarem no casco do barco para empurrarem os peixes para as suas redes com malhas ilegais será que nessas alturas ao ligarmos para as capitânias a denunciar estas infracções eles ( Policia Marítima ) virão imediatamente para prender e punir o infractor e não (com acontece agora) 12 horas depois numa altura que como é obvio já lá não estava ninguém?
Será que com o pagamento das nossas licenças teremos direito a pescar alguma coisa de jeito não os poucos e pequenos peixes que este cerco ilegal nos deixa pescar?
Penso que não, meus amigos o único objectivo desta portaria é realmente caçar o dinheiro das licenças o resto vai ficar tudo na mesma é assim o nosso País e nós realmente temos aquilo que merecemos fomos nós que elegemos estas pessoas que pensam que sabem de tudo e no fundo não sabem de nada pois só realmente uma pessoa que não conhece este desporto e nunca falou com os interessados, pescadores desportivos clubes associações etc... poderia elaborar uma lei destas.

Francisco Frias
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Afinal o que é que mudou???

Mensagem por Ramiro »

Efectivamente nada mudou.
Pelo menos para melhor.
Antes pelo contrário.

A única melhoria que vejo foi uma maior tomada de consciência por parte de alguns pescadores lúdicos/desportivos/de "fim de semana". Consciência acerca dos tamanhos mínimos do peixe e da sua protecção/preservação.
Por outro lado, o prometido aumento da actividade das autoridades resume-se praticamente ao controle esporádico dos pescadores lúdicos/desportivos/de "fim de semana", incidindo sobre a posse de licença, se estão a pescar em locais proibidos e eventualmente sobre a quantidade de peixe capturado. O controle e fiscalização dos profissionais continua praticamente na gaveta, resumindo-se a uma operação ou outra (quando o rei faz anos e para inglês ver), pondo até em causa a vida desses homens que arriscam a vida em pescas perigosas.
O peixe é cada vez menos, e se na pesca embarcada é cada vez mais notório, na pesca apeada o fenómeno é gritante. Os arrastões continuam a fazer das deles pela calada da noite, redes alvoradas demasiado próximas de terra, quilómetros de aparelho estendido desde a rebentação das ondas (há dias um surfista foi pescado, mas por sorte o anzol só o apanhou pelo fato).
O dinheiro das licenças, como todos suspeitávamos de início, caiu e continua a cair num saco roto. Até a apregoada percentagem que supostamente seria desse dinheiro retirada para um fundo da pesca profissional, parece não estar a funcionar. Ainda hoje assisti na tv a pescadores que não podem sair ao mar devido ao mau tempo reclamarem ajuda. E a lista de erros podia continuar aqui indefinidamente, mas todos sabemos e sentimos o que está mal.
A lei vai ter alterações. Ao que me chegou, parece que é pior a emenda que o soneto. Um chorrilho de remendos, mais uma vez cozinhados nas profundezas bafientas dos gabinetes, por quem não percebe da poda.

Estou outra vez triste.
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Bem o Ramiro já disse praticamente tudo.

Penso que na pratica não mudou nada, porque não era para mudar nada (pelo menos nos pontos importantes - protecção das espécies).

A fiscalização não é implementada, em parte porque (continuo na minha), o dinheiro das licenças devia ser em grande parte canalizado para a criação de maior e melhor fiscalização, feita tanto a ludicos como profissionais.

Mas as coisas vão mudar brevemente, está a bater à porta uma nova portaria que revoga a anterior.

Quando sair comparem os textos (eu pelo menos vou fazê-lo) - pelo que me disseram vêm lá mais umas quantas aberrações, "feitas" por mais, ou quem sabe pelos mesmos iluminados, que de pesca, desculpem a franqueza não percebem nada, e de leis, parece-me que também não.

É o país que temos. Siga para bingo, vamos ver quanto tempo dura até rebentar. [-o< [-o< [-o<
rui valerio
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Mensagem por rui valerio »

Não posso dizer que estou supreendido, é exactamente aquilo que estava á espera, mais dinheiro nos cofres do estado, e sempre para os mesmos... o resto é conversa de parolos...

É o país que infelizmente temos, mas sinceramente, cada vez mais me convenço que é o país que merecemos!

Siga para bingo.... Até o mau tempo está contra mim!! :hummm:

Perdi a fé....nem o Obama nos salva! :moca:
karva

Mensagem por karva »

É pessoal não desanimem, tirando o mau tempo que nunca mais passa, lá vai ficar mais uma embarcada adiada, há coisas mais importantes na Vida. :201:
Responder