ideias e tecnicas de pesca á boia

Discussão Geral. Pesca em rios, barragens e outras águas interiores.
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"ideias e tecnicas de pesca á boia"
na nova versão do site.

vitorm306
Mensagens: 13
Registado: sexta nov 14, 2008 11:39 am

ideias e tecnicas de pesca á boia

Mensagem por vitorm306 »

Boas tão pouca gente a praticar pesca á boia em aguas interiores???
Vá digam lá as vossa técnicas de pesca á boia e para que espécies a utilizam....
A técnica que eu mais utizilizo para pesca ao barbo é...


Pesca á bolonhesa mas sem o nó de travagem, isto é em vez de ter o nó de travagem dou uma volta com o fio no pé da boia...

Vantagens não temos de saber a profundidade do local porque a boia ajusta-se automaticamente , assim o isco fica sempre assente no fundo, e podemos visualizar mesmo os toques mais discretos do peixe...
rui valerio
Mensagens: 899
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Re: ideias e tecnicas de pesca á boia

Mensagem por rui valerio »

vitorm306 Escreveu:Boas tão pouca gente a praticar pesca á boia em aguas interiores???
Vá digam lá as vossa técnicas de pesca á boia e para que espécies a utilizam....
A técnica que eu mais utizilizo para pesca ao barbo é...


Pesca á bolonhesa mas sem o nó de travagem, isto é em vez de ter o nó de travagem dou uma volta com o fio no pé da boia...

Vantagens não temos de saber a profundidade do local porque a boia ajusta-se automaticamente , assim o isco fica sempre assente no fundo, e podemos visualizar mesmo os toques mais discretos do peixe...
Essa técnica é mais conhecida pela "manhosa" ou "burra", é proibida em competição, logo pouco usada!

Existem várias técnicas de pesca com bóia, bolonhesa, francesa e inglesa, cada técnica tem a sua especificidade enquadrando-se mais com os tipos de pesqueiros, as condições dos mesmos pesqueiros e a espécie alvo!
Se procurares em águas interiores encontrarás alguns post´s sobre esta temática!

Quanto á "vantagem" de não te preocupares com a distância do fundo... pessoalmente acho um erro, uma vez que uma sondagem criteriosa é fundamental para uma pesca efectiva, não só saber a profundidade, mas também tentar conceptualizar as alterações desse mesmo fundo, uma vez que essa informação é importante para uma boa engodagem.

Aconteceu-me na Barragem da Aguieira, num concurso, errar na sondagem do meu pesqueiro, engodar e essa engodagem não surtiu o efeito desejado, fiquei curioso e mais no fim da época, quando voltei aquela zona, as águas tinham baixado subestancialmente, quando fui ver o meu pesqueiro desse dia, reparei que tinha um cabeço na descida, o que de certeza impediu o engodo de atingir a zona onde estava a pescar! Resultado da minha perguiça...... fiz uma má classificação, mas aprendi uma lição!


abraço e dispõe
vitorm306
Mensagens: 13
Registado: sexta nov 14, 2008 11:39 am

Re: ideias e tecnicas de pesca á boia

Mensagem por vitorm306 »

Aki está um grande ensinamento...
Vou começar a deixar de ser ão preguisoso #-o .
assassin203
Mensagens: 3
Registado: terça set 16, 2008 7:53 pm

Re: ideias e tecnicas de pesca á boia

Mensagem por assassin203 »

Olá! A minha técnica é a técnica do «desenrasque» !!
O material é muito simples.Uso uma canão de 4m,uma bóia, um destrocedor nº22 e um tenso nº 20 ou 18 .

Pesco num sitio bastante calmo e pouco profundo.Num açude na aldeia de Eixes em Mirandela.
Costumo tirar de tudo: bogas,barbos,escalos e percas-sol. Neste açude nunca tirei nenhum peixe muito grande,ao contrário do meu pai, que já tirou barbos de kilo.
Mirandela tem uns spots muito bons para quem quer tirar peixe grande.Já tirei uma boga com 1,200 kg !!


Comprimentos e boas pescas!!
Grunge
Mensagens: 6
Registado: quarta ago 24, 2011 8:50 pm

Re: ideias e tecnicas de pesca á boia

Mensagem por Grunge »

vitorm306 Escreveu:Boas tão pouca gente a praticar pesca á boia em aguas interiores???
Vá digam lá as vossa técnicas de pesca á boia e para que espécies a utilizam....
A técnica que eu mais utizilizo para pesca ao barbo é...


Pesca á bolonhesa mas sem o nó de travagem, isto é em vez de ter o nó de travagem dou uma volta com o fio no pé da boia...

Vantagens não temos de saber a profundidade do local porque a boia ajusta-se automaticamente , assim o isco fica sempre assente no fundo, e podemos visualizar mesmo os toques mais discretos do peixe...

Desculpem estar a ressuscitar este topico, mas fiquei um bocado confuso com esta forma de usar a boia...desta forma não perdemos a sensibilidade da ferrada do peixe???
Avatar do Utilizador
Fifaxmen
Mensagens: 4
Registado: terça jun 21, 2011 6:54 pm

Re: ideias e tecnicas de pesca á boia

Mensagem por Fifaxmen »

ola, eu chamo me Filipe,tenho 18 anos mas pratico pesca desportiva desde criança, faço parte da euipa da camara municipal da Maia no Distrito do Porto e no dia 10 de Setembro tenho uma prova em santarem na Barragem de Magos so que nunca la pesquei gostava que alguem me desse umas dicas sobre o tipo de pesca a realizar la e os tipos de peixes mais comuns na barragem.
Cumprimentos a todos os pescadores, Filipe :boia:
Avatar do Utilizador
joaosousa
Utilizador Regular
Mensagens: 2204
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: ideias e tecnicas de pesca á boia

Mensagem por joaosousa »

Antes de mais bem-vindo,

Faz uma pequena apresentação no tópico respectivo (http://pescador.com.pt/livre/viewforum.php?f=13) para te conhecermos melhor. certamente andará por lá alguém dessa zona e que te possa ajudar!
Diverte-te pelo forum
Responder