Cor das Chumbadas??

Para falar de todo o outro tipo de material que não está representado nos fóruns anteriores.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Cor das Chumbadas??"
na nova versão do site.

surfcasting_sub21
Mensagens: 20
Registado: quinta out 16, 2008 2:45 pm

Cor das Chumbadas??

Mensagem por surfcasting_sub21 »

Boas Pessoal

Gosta-va que os amigos me dessem uma ajudinha sobre a cor das chumbadas. Quais as cores que mais utilizam na pesca apeada e as melhores cores para cada tipo de mar em questão. Esta dúvida tem se sempre revelado pertinente no inicio de uma jornada de pesca :?

Obrigado e boas pescarias pessoal :D
toalhas

Re: Cor das Chumbadas??

Mensagem por toalhas »

Viva Daniel, podes ver aqui este post relacionado com o assunto

http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... adas+cores
surfcasting_sub21
Mensagens: 20
Registado: quinta out 16, 2008 2:45 pm

Re: Cor das Chumbadas??

Mensagem por surfcasting_sub21 »

É um exelente tópio amigo Luis para quando vou lá fora de barco! O que queria mesmo era para surfcasting :wink: pode ser ligeiramente diferente. Não???? :?
toalhas

Re: Cor das Chumbadas??

Mensagem por toalhas »

surfcasting_sub21 Escreveu:É um exelente tópio amigo Luis para quando vou lá fora de barco! O que queria mesmo era para surfcasting :wink: pode ser ligeiramente diferente. Não???? :?
Sinceramente penso que as chumbadas de cor tanto faz o mesmo efeito na pesca apeada como na embarcada, os peixes são os mesmos, os fundos tambem.
Mas concerteza aqui pessoas mais vocacionadas para esse tipo de pesca te podem ajudar nisso.
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Cor das Chumbadas??

Mensagem por Paulo »

A principal questão é queremos atrair ou queremos camuflar?

Antigamente utilizava-se as chumbadas normais, sem cores, sem revestimentos.

Muitos pescadores colocavam as chumbadas novas em vinagre para tirar o brilho, numa tentativa de camuflar. :wink:

Outros até gostavam de utilizar as chumbadas novas, na pesca nocturna para atrair o peixe. Há mesmo casos de pescadores que apanharam safios, onde o safio vinha preso à chumbada (claro que embrulhado no fio). :wink:
surfcasting_sub21
Mensagens: 20
Registado: quinta out 16, 2008 2:45 pm

Re: Cor das Chumbadas??

Mensagem por surfcasting_sub21 »

Essa é a questão pertinente amigo Paulo pois existem as chumbadas de cor de areia e ai o objectivo é camuflar a chumbada, enquanto existem as revestidas por vermelho que é uma cor chamativa e o florescente de noite por exemplo. Aqui a minha dúvida :? No meu ver penso que existem determinadas cores para determinadas espécies de peixe! Ainda não sei bem é a cor para cada peixe :? se assim o é claro :wink:
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Cor das Chumbadas??

Mensagem por Paulo »

surfcasting_sub21 Escreveu:Essa é a questão pertinente amigo Paulo pois existem as chumbadas de cor de areia e ai o objectivo é camuflar a chumbada, enquanto existem as revestidas por vermelho que é uma cor chamativa e o florescente de noite por exemplo. Aqui a minha dúvida :? No meu ver penso que existem determinadas cores para determinadas espécies de peixe! Ainda não sei bem é a cor para cada peixe :? se assim o é claro :wink:
Sim a ideia é atrair algumas espécies ou então camuflar para outras.

Existem missangas fluoroscentes que se costumam colocar junto ao anzol para atrair por exemplo os peixes planos, linguados, pregados, etc.

O Safio como já disse é um peixe que costuma ser atraído por reflexos.

Quanto ao vermelho, há que ter em atenção, o vermelho é a primeira cor do espectro a deixar de ficar visível dentro de água. Por isso é chamativo nos primeiros metros mas passados alguns metros passa a não ser chamativo... :wink:
surfcasting_sub21
Mensagens: 20
Registado: quinta out 16, 2008 2:45 pm

Re: Cor das Chumbadas??

Mensagem por surfcasting_sub21 »

Utilizo mt as missangas florescentes ao pé do anzol principalmente as da hiro assim pequenas redondinhas, esta noite fui a pesca e utilizei e as sarguetas não resistiram :D e meti num anzol uma missangazinha florescente e um bokadinhu de tubo de silicona vermelho por baixo da missanga junto ao isco uma baila de 650grm nao resistiu a minhoca da lama com o tubinhu a faser um efeito de cabeça na minhoca 8)

Utilizo algumas chumbadas vermelhas mas agora estou a utilizar mais pretas e brancas! Que me diz das brancas amigo Paulo?
Responder