Pesca com redes no furadouro!

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pesca com redes no furadouro!"
na nova versão do site.

JoelEstrela
Mensagens: 51
Registado: sábado mar 22, 2008 5:48 pm

Pesca com redes no furadouro!

Mensagem por JoelEstrela »

Viva pessoal, venho relatar uma cena que aconteceu ainda este ano por volta do S.João no Furadouro.

Ia eu esperar a saída da rede para comprar umas sardinhitas fresquinhas para o S.joao, como sempre um monte de pessoal a espera também da rede, uns para comprar peixe, outros para apanhar a petinga outros meros observadores. Entre eles uma senhora com um bloco de notas, e um colete com umas iniciais de uma brigada fiscal.
Quando a rede chegou, sardinha, quase nem vela, um monte de cavalas, 3 robalitos até aos 25cm +-, umas fanecas, uns carapaus e uma ou duas lulas enganadas :lol:
Qual o meu espanto, os robalos foram logo vendidos a um homem que lá estava, recolheram a sardinha que nao podiam vender lá pois já tinham encomenda, recolheram aí uns 10 cestos de cavala. O restante peixe, Cavala suficiente para mais uns 5 cestos, muita petinga etc etc, há que abrir um buraco na areia e enfiar lá tudo!!!!
Pergunto-me eu, que estava lá a fazer a fiscal!?! Há tanta gente com fome neste mundo e o peixe é "varrido" do mar para ser enterrado?? Ao menos apanhavam o peixe e davam-no ou vendiam-no por um valor insignificante na praça!!
E é assim que lá vai o nosso triste portugal (sim com letra minuscula :( )

Abraço
Joel Estrela
Avatar do Utilizador
joaosousa
Utilizador Regular
Mensagens: 2204
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: Pesca com redes no furadouro!

Mensagem por joaosousa »

Vi acontecer, quase o mesmo, na praia de Espinho... Mas não enterraram o peixe, algum voltou para a água mas a maior parte foi apanhada pelas pessoas que lá estavam... Montes de peixe sem medida continuam a ser capturados por... nada!
Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Re: Pesca com redes no furadouro!

Mensagem por aranha »

JoelEstrela Escreveu:Pergunto-me eu, que estava lá a fazer a fiscal!?!
pois...afinal que estava ele lá a fazer?? :roll: :-k :twisted: :evil:
Avatar do Utilizador
Pauloartur
Mensagens: 121
Registado: quarta out 01, 2008 8:06 pm

Re: Pesca com redes no furadouro!

Mensagem por Pauloartur »

Bem, hoje como sempre estava eu na terceira a tirar umas douraditas, umas cavalas, e uns robalitos, sim porque hoje deu para tudo :) e a cerca de 15 metros de mim estava um senhor que tudo o que a cana puxava era para o balde, até douradas com menos de 10cm .

Querem abraços ? Ide pescar :)
Paulo Silva
PedrasSalgadas

Re: Pesca com redes no furadouro!

Mensagem por PedrasSalgadas »

Boas Pessoal

Ora bem, a situação que o Joel descreve passa-se na pesca de arrasto para a costa, mais conhecida por Arte Xávega, pesca tradicional que está abrangida por um regime especial de fiscalização e controle, daí que
JoelEstrela Escreveu:Entre eles uma senhora com um bloco de notas, e um colete com umas iniciais de uma brigada fiscal.
se estava lá a fiscalização, entre outros este é um factor bem positivo, pois de um modo geral não é costume que este tipo de pesca seja muito fiscalizado, pelo menos lá para os lados da Figueira da Foz nunca vi fiscalização.
JoelEstrela Escreveu:3 robalitos até aos 25cm +- …… Qual o meu espanto, os robalos foram logo vendidos a um homem que lá estava
Acontece que a xávega não está regida pals medidas mínimas de pescado, pois considera-se morto todo o pescado capturado nestas resdes de malhas bem apertadas. Daí a fiscalização constituir um factor determinante nesta pesca, pois será em função da observação do pescado capturado que a fiscalização autoriza o número de lances que uma campanha pode dar por dia. Se as capturas forem de peixe muito pequeno, deve a fiscalização reduzir o número permitido, em contrário se for peixe com maturidade, pode autorizar um maior número de lances.
Qt ao facto do pescado ter sido enterrado, pois essa tb é um factor que contribuiu para as conclusões da fiscalização. Bem sei que existe aqui uma certa imoralidade, mas a xávega tb é um negócio, se esse peixe fosse oferecido a quem lá estava, então tb constituía imoralidade para os que haviam comprado anteriormente, e nesse caso todos esperavam para que lhes fosse oferecido. Um pouco como ir à feira vender broas, um tipo lá porque não as vendeu nesse dia, não tem forçosamente de as oferecer. O que a fiscalização deve fazer, e estando lá talvez o tenha feito, foi o de não ter permitido outro lance de imediato, uma vez que o peixe não tinha procura.

Espero ter acrescentado algum esclarecimento
Ab
Manel
JoelEstrela
Mensagens: 51
Registado: sábado mar 22, 2008 5:48 pm

Re: Pesca com redes no furadouro!

Mensagem por JoelEstrela »

Viva Manel, obrigado pelo esclarecimento. Não sabia que a lei era diferente para esse tipo de pesca, mas mesmo assim continuo a axar um desperdicio enterrar o peixe. Se nao é para ser dado ou vendido por preço simbolico, ofereçam a instituições de solidariedade social que necessitam de toda a ajuda possivel...tudo...menos desperdiçar :|
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Pesca com redes no furadouro!

Mensagem por Ramiro »

Pauloartur Escreveu:era para o balde, até douradas com menos de 10cm
Já vi baldes desses cairem "acidentalmente" ao mar. #-o :twisted:

Mas pronto... foi um aparte. :roll:

Devemos tentar sempre moralizar, sem conflitos. Os conflitos não levam a lugar nenhum e acaba-se por perder a razão. Às vezes basta dar o exemplo. Outras, uns argumentos que deixem a "cambada" a pensar também resulta (pode não ser imediato mas, água mole em pedra dura... :wink: ).
PedrasSalgadas

Re: Pesca com redes no furadouro!

Mensagem por PedrasSalgadas »

JoelEstrela Escreveu:Não sabia que a lei era diferente para esse tipo de pesca
Boas

Esse é tb um dos grandes problemas da pesca de costa, seja tradicional ou industrial. Cada um que por lá anda, quer uma lei à medida dos seus interesses. E depois cascamos que a fiscalização não actua. Pudera, é um rosário de leis a cumprir em cada arte. Fónix.

Ab
Manel
Responder