Página 1 de 9

isca para pescar

Enviado: quarta out 08, 2008 12:50 pm
por bloody27
Eu sou ainda nova nestas andanças(4-5 meses) :mrgreen: e a minha questão é qual o melhor isca para pescar junto á costa no mar. Sou da Madeira e a iscas que uso é o camarão branco ou vermelho. O que acham? O peixe que encontro cá são besugos, sargos, salemas, facaios, taínhas, douradas, dobradas, etc....se nao for pedir de mais qual a isca mais adequada para estes peixes?
Só para acabar, akelas embalagens que compramos nos supermercados de sortido de marisco(mexiloes camarao pekenino, etc) resulta para a pesca???? Obrigado e fikem bem :D

Re: isca para pescar

Enviado: quarta out 08, 2008 12:58 pm
por aranha
sejas bem vindo, diverte-te por cá :wink:
bloody27 Escreveu:... e a minha questão é qual o melhor isca para pescar junto á costa no mar
#-o #-o #-o isso depende muito de zona para zona, tente saber o que o peixe procura na zona onde vai pescar :wink: á zonas que até com queijo se apanha peixe e outros que o mesmo isco nao serve
bloody27 Escreveu:Só para acabar, akelas embalagens que compramos nos supermercados de sortido de marisco(mexiloes camarao pekenino, etc) resulta para a pesca????
então nao resulta =P~ =P~ com cervejinha geladinha é um espectaculo :mrgreen: :lol: :lol: :lol:

Re: isca para pescar

Enviado: quarta out 08, 2008 2:30 pm
por karva
Viva. Os iscos funcionam bem sempre em função do local onde se pesca, das espécies e do tipo de pesca que se faz. Haver um isco ideal para pescar não há, tem dias que determinado isco resulta bem e noutros nem por isso.

Mas em termos gerais há aqueles que resultam quase sempre, daí ser conveniente levar mais do que uma espécie de isco para experimentar. Assim podes utilizar o Camarão, Casulo, Coreano, Ganso nacional e o importado, a sardinha, a cavala a lula, etc., para além de algum isco próprio do local ou zona onde costumas pescar, mas isso tens de ver ou perguntar a quem por lá pesca.

Essas embalagens de marisco sortido, realmente não te aconselho a utilizares, é preferivel as embalagens de camarão congelado.

Re: isca para pescar

Enviado: quarta out 08, 2008 9:22 pm
por flex
...está tudo dito; procurar iscos locais ou comedia habitual do peixe :wink: ... ultracongelados [-X ...para desenrascar; umas sardinhas congeladas ou uns camarões :idea:

Re: isca para pescar

Enviado: quinta out 09, 2008 8:55 am
por sargalhão
Bloody
O que aqui foi exposto pelos outros participantes tem muito de verdade.
Pescador experiente sabe perfeitamente que as receitas poderão não ter grande fundamento.
As zonas são o que realmente ajudam a determinar a isca mais conveniente, visto que as espécies não têm um alimento predefinido. Antes sim regulam-se pelo o que o meio ambiente lhes oferece em maior quantidade e com isso efectuam registos cerebrais (impulsos eléctricos) accionando perante determinados cheiros.
Como os peixes não possuem papilas gustativas facilmente se percebe que comer todos os dias a mesma coisa não constitui um problema para eles.
Por isso apresentar no nosso anzol o alimento que lhes dá o "clic" cerebral é a forma mais eficaz de conseguir uma captura satisfatória.
Para aprofundar melhor este assunto visione a mensagem (mail) que lhe mandei.
Duarte Nuno Nóbrega

Re: isca para pescar

Enviado: quinta out 09, 2008 1:36 pm
por aranha
sargalhão Escreveu:Como os peixes não possuem papilas gustativas facilmente se percebe que comer todos os dias a mesma coisa não constitui um problema para eles.
Por isso apresentar no nosso anzol o alimento que lhes dá o "clic" cerebral é a forma mais eficaz de conseguir uma captura satisfatória.
a
ora nem mais, se o peixe veio aquele pesqueiro foi para comer o que lá tem e lhe faz falta para manter o equilíbrio, entao nada melhor que lhe dar o que eles vieram á procura :mrgreen: o que nem sempre é facil descobrir, mas se conhecermos bem o pesqueiro, é meio caminho andado :wink:

Re: isca para pescar

Enviado: quinta out 09, 2008 6:20 pm
por morcom
Há uma coisa que me anda a dar a volta ao miolo, que é na minha zona abunda o mexilhão e nunca vi ninguém a pescar com este isco :| eu proprio já utilizei e apenas apanhei ranhosas :evil: e ainda por cima há quem utilize navalha e ameijoa, isco que tb nunca tive grande sucesso mas sei que já houve quem fizesse grandes pescarias e muita gente utiliza e estes iscos não existem por aqui. Isto não contradiz as vossas afirmações???

Re: isca para pescar

Enviado: sexta out 10, 2008 8:34 am
por sargalhão
morcom Escreveu:Há uma coisa que me anda a dar a volta ao miolo, que é na minha zona abunda o mexilhão e nunca vi ninguém a pescar com este isco..."
Caro amigo
Para você realmente tirar as dúvidas todas sobre este assunto a melhor forma de fazer, penso, é como eu faço:
Após uma pescaria bem sucedida tenho a preocupação de não deixar que seja outra pessoa a amanhar o peixe a não ser eu próprio. E porquê?
Tendo em consideração que o acto de pesca poderá ser uma aprendizagem contínua (é por isso que é tão fascinante – ninguém sabe tudo sobre pesca), estudo os sistemas digestivos dos peixinhos que capturei.
Nessa análise poderemos facilmente constatar regras básicas da alimentação das espécies que deambulam pelo pesqueiro:
- Qual a sua alimentação preferida;
- O que comeram nas vésperas;
- Qual a parte do nosso engodo que ele (peixe) mais apreciou;
- Se a engodagem foi suficiente ou excessiva, ou seja se tem o “papo” cheio;
Em fim podemos tirar inúmeras conclusões sobre coisinhas tão simples.
Escusado será dizer-lhe que a análise isolada (1 só peixinho) não deverá ser representativo...nem muito menos de uma só pescaria no mesmo sítio.
Duarte NNóbrega