Pescaria ao Achigã nas Minas de S. Domingos

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pescaria ao Achigã nas Minas de S. Domingos"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
rgarcia
Mensagens: 67
Registado: sexta jan 27, 2006 11:30 am

Pescaria ao Achigã nas Minas de S. Domingos

Mensagem por rgarcia »

Caros amigos quero vos deixar aqui a ideia do que foi a pescaria nas férias ao Achigã na Terra do meu velhote...
Terra catita com duas lagoas vistosas, Tapada Grande e Pequena.
A amostra mais eficaz tanto para uma como para outra, quer com chuva, vento e sol, agua mais ou menos transparente. É a dita salamandra de vinil verde com pintas brilhantes... pois por mais que expermentasse outras amostras estas eram sempre as que apanhavam mais peixe. Se não, mesmo ao final do dia uma pop, a cuspir a agua, aqui mesmo so para os maiores exemplares. :wink: :wink: :wink:
No entanto deixo-vos aqui um exemplo de uma manhã de pesca, nao foi em nenhuma das tapadas, mas sim numa pequena barragem quase la ao pé...
http://3.bp.blogspot.com/_dd8-OsUB_sI/S ... C00027.jpg

http://4.bp.blogspot.com/_dd8-OsUB_sI/S ... C00029.jpg

PS. penso que a pequena barragem não tenha dono, pelo menos não tinha nenhuma placa a proibir a pesca?!?!? #-o #-o

Um abraço a todos
e boas pescarias
karva

Re: Pescaria ao Achigã nas Minas de S. Domingos

Mensagem por karva »

Este tópico foi movido para o Fórum das Águas Interiores, estava colocado no Fórum das Águas Oceânicas.


Paulo karva
BrunoOlivais
Mensagens: 1
Registado: segunda ago 11, 2008 12:58 pm

Re: Pescaria ao Achigã nas Minas de S. Domingos

Mensagem por BrunoOlivais »

Sem dúvidas que as minas de S.Domingos são mais um dos belos pedaços que compôem o nosso maravilhoso Portugal , já tinha ouvido falar de pesca ao achigã para essas bandas mas nunca experimentei ou vi os resultados de tais pescarias. É com prazer que leio as missivas de outros pescadores , uns falam do número de exemplares pescados outros descrevem com um jeito poético os bons momentos das suas jornadas ( mesmo que voltem para casa com uma grade...). No seu texto realço o à vontade em dizer a localização e a técnica que o levou a tais resultados ( poucos são os que o fazem) , acompanhou o texto com fotos da sua pescaria , foi pena só faltar as do local onde desfrutou desses momentos mágicos. Mas , quando vi a primeira foto uma questão surgiu na minha mente - Será que este miúdo que apareçe aqui sentado ao lado de 9 bonitos achigãs , vai ter a mesma hipótese de desfrutar de momentos desses no seu futuro?? Será que um dia ao olhar para a foto não vai ter uma sensação de que esta foi apenas mais um exibicionismo mórbido que cada vez mais prolifera por tão nobre Pátria?? Quando por vezes se queixam as gentes de que a juventude não tem valores , já pararam para pensar que se calhar essa falta de humanismo é um reflexo dos valores que lhes passamos (senso comum) !!?? Diga lá se não é melhor trazer um ou dois peixes para casa , fazer uma boa refeição e quando nos surgir a vontade de comer , aproveitamos levamos os putos , os amigos ou as namoradas até esses locais mágicos e os partilhamos com eles e juntos podemos tirar umas boas horas no convívio entre Homem e Natureza. Até porque o peixe no congelador perde os seus valores nutricionais. É por essas e por outras que cada vez existem mais locais reservados!!!!
rui valerio
Mensagens: 899
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Re: Pescaria ao Achigã nas Minas de S. Domingos

Mensagem por rui valerio »

BrunoOlivais Escreveu:Sem dúvidas que as minas de S.Domingos são mais um dos belos pedaços que compôem o nosso maravilhoso Portugal , já tinha ouvido falar de pesca ao achigã para essas bandas mas nunca experimentei ou vi os resultados de tais pescarias. É com prazer que leio as missivas de outros pescadores , uns falam do número de exemplares pescados outros descrevem com um jeito poético os bons momentos das suas jornadas ( mesmo que voltem para casa com uma grade...). No seu texto realço o à vontade em dizer a localização e a técnica que o levou a tais resultados ( poucos são os que o fazem) , acompanhou o texto com fotos da sua pescaria , foi pena só faltar as do local onde desfrutou desses momentos mágicos. Mas , quando vi a primeira foto uma questão surgiu na minha mente - Será que este miúdo que apareçe aqui sentado ao lado de 9 bonitos achigãs , vai ter a mesma hipótese de desfrutar de momentos desses no seu futuro?? Será que um dia ao olhar para a foto não vai ter uma sensação de que esta foi apenas mais um exibicionismo mórbido que cada vez mais prolifera por tão nobre Pátria?? Quando por vezes se queixam as gentes de que a juventude não tem valores , já pararam para pensar que se calhar essa falta de humanismo é um reflexo dos valores que lhes passamos (senso comum) !!?? Diga lá se não é melhor trazer um ou dois peixes para casa , fazer uma boa refeição e quando nos surgir a vontade de comer , aproveitamos levamos os putos , os amigos ou as namoradas até esses locais mágicos e os partilhamos com eles e juntos podemos tirar umas boas horas no convívio entre Homem e Natureza. Até porque o peixe no congelador perde os seus valores nutricionais. É por essas e por outras que cada vez existem mais locais reservados!!!!
Essa temática já foi por aqui debatida, portanto não volto a dar a minha opnião... Em suma para mim se cumpriu a lei, está tudo em ordem!

Parabens pelos peixes pescados ao pescador e parabens pela prática do catch and realise Bruno!

p.s. Eu ainda consdero o achigã como peixe infestante das nossas águas assim como a perca sol, introduzida para alimentar os ditos achigãs, por causa deles deixei de pescar as minhas queridas trutas :chora: Isso não quer dizer que aprove a sua irradicação ou aprove quem os dizime! Cumpra-se a lei!
sinais
Mensagens: 14
Registado: sexta ago 26, 2005 10:00 am

Re: Pescaria ao Achigã nas Minas de S. Domingos

Mensagem por sinais »

Caro BrunoOlivais ,

por acaso sabe quantos pescadores e quantas bocas alimentaram aqueles peixes? Esses que vê na foto foram parar ao prato na refeição seguinte, nem o frigorífico viram quanto mais o congelador :lol:

Nem todos temos a mesma visão do pescar e largar, mas é de salutar que alguns de nós ainda respeitem as leis e os tamanhos mínimos de captura.

Bons lançamentos
Avatar do Utilizador
rgarcia
Mensagens: 67
Registado: sexta jan 27, 2006 11:30 am

Re: Pescaria ao Achigã nas Minas de S. Domingos

Mensagem por rgarcia »

Caro amigo Bruno, percebo de todo a tua forma de ver este tipo de pesca, mas realmente ainda tive de descongelar mais uns quantos para a jantarada, pois a familia é grande.
Percebo que foi a melhor captura que fiz com o meu pai, pois eram uns achigas bem grandes. No entanto cumpri a lei, tenho licença, cumpri os tamanhos, so nao deixei lá a estes... pois apanhei pelo menos mais 30... tanto eu como o meu pai.
Só que alguns nao tinham o tamanho permitido e outros ja o tinham, so que nao os quisemos trazer...pois para nos nao tinham o tamanho desejado. Pois esta jornada estava destinada mesmo só aos grandes.
Gostava que podesses compreender o meu ponto de vista, pois neste proximo verão, os pequenos que eu larguei ja estao grandes e poderei fazer uma proxima jornada so aos achigas grandes novamente.
Pois eu gosto de comer achigas, com batatinha cozida, ou com gaspacho... com molhinho de azeite e ortelã da Ribeira uiiiiii bem bom!!!
Descansa que nao tenho achigas congelados, e quando os congelo, normalmente é por 1 ou 2 semanas ...

Se quiseres um dia eu digo-te onde os apanhei ao certo, mas nao é para la ires!?! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
PedrasSalgadas

Re: Pescaria ao Achigã nas Minas de S. Domingos

Mensagem por PedrasSalgadas »

BrunoOlivais Escreveu:Sem dúvidas que as minas de S.Domingos são mais um dos belos pedaços que compôem o nosso maravilhoso Portugal ……………
Olá Bruno

bem vindo ao Sítio, espero que te divirtas por cá e o melhor para isso seria passares no forum das primeiras participações AQUI e fazeres a tua apresentação ao pessoal aqui do Sítio.

Ab e manda sempre :beer:
Manel
kadaffy
Mensagens: 1
Registado: domingo nov 06, 2011 7:42 pm

Re: Pescaria ao Achigã nas Minas de S. Domingos

Mensagem por kadaffy »

boas
podes dizer qual é a "pequena barragem" é que eu sou de lá e ........................
Será aquela por cima da tapada pequena?
Responder