O Triângulo irá fechar ???? Na certa!!!

Ambiente, protecção da natureza e preservação das espécies

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"O Triângulo irá fechar ???? Na certa!!!"
na nova versão do site.

PedrasSalgadas

O Triângulo irá fechar ???? Na certa!!!

Mensagem por PedrasSalgadas »

Boas

No passado sábado, o local da pescaria foi de novo o conhecido de muitos, o Triângulo na Ria de Aveiro, com o propósito de nos cruzarmos por lá com Douradas.

Tal como já tínhamos abordado há uns tempos atrás, o lixo nos pesqueiros continua a ser uma pedra "no sapato" dos pescadores lúdicos em Portugal, e por muito que nos custe dizer, pelo enorme desleixo e falta de civismo de alguns, talvez uma minoria, que consporcam tudo por onde passam.
Se muitos são os locais em que se acumula o lixo deixado por nos pesqueiros, a situação particular dos molhes de S. Jacinto e da Barra, com o acesso a ser feito por via marítima, dificulta a colocação de recipientes próprios bem como sua recolha, pelo que o acumular do lixo é uma constante, sendo que muito do lixo por lá deixado acaba por ir parar à água, seja pelo vento ou pela a acção do seguinte, do que vem a seguir. Algum, verdade seja dita, também ele trazido por companheiros mais conscientes que, perante a triste imagem com que se deparam, acabam por limpar o merdelim que os porcos lá deixaram.

O caso do Triângulo é ainda mais dramático, que devido à sua dimensão territorial e pela características físicas do local, com abundante vegetação e difrenciada orografia, torna mais difícil a limpeza e bem mais fácil ao porco o arremessar lá pra trás do lixo, sejam latas ou garrafas, plásticos, jornais, caixas, e principalmente, porque fixam e agarram todo o tipo de lixo à vegetação existente, os milhares de kilómetros de linhas que por lá ficam, em autênticos ninhos de seda, da pior e da mais grossa.
O Triângulo não é um pesqueiro sujo, isso seria prá aí um mês depois da Administração do Porto de Aveiro (APA) ter procedido a uma limpeza geral. O Triângulo é um pesqueiro imundo, para quem lá chega, a imagem é de uma enorme lixeira.

O TRIÂNGULO NÃO ESTÁ SUJO, ESTÁ IMUNDO. É UMA ESTERQUEIRA.

Na viagem de regresso, e perante as sacas de lixo que de lá trouxemos no passaso sábado, foi-nos dito pelo mestre da embarcação que faz o transporte, que na última limpeza da APA, entidade que gere o espaço, foram recolhidas cerca de 5 (cinco) toneladas de lixo, que lá ficaram deixados pelos pescadores lúdicos. Que são quem lá vai.
E que estimam que estejam já, em finais de Agosto, dcerca de 3 toneladas de lixo, em apenas 8 meses. Lindo, aqui está algo que nos deve envorgonhar profundamente. Esperemos que a muitos.

Perante este cenário, é sério propósito da Administração do Porto de Aveiro encerrar e proibir o acesso a este espaço que se encontra sob sua jurisdição, pelo que perante o que se lá pode verificar, será uma atitude no mínimo de aplaudir. =D> =D> =D> Vem tarde.

Se a APA vai ou não fechar o acesso ao Triângulo, muito depende das atitudes e dos comportamentos dos pescadores lúdicos Portugueses. Se tudo continuar como até aqui, aquilo fecha. Se é que ainda vamos a tempo de mudar o que quer que seja.

Ab e boas pescarias. Deixem sempre os pesqueiros limpos.
Manel
Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Re: O Triângulo irá fechar ???? Na certa!!!

Mensagem por aranha »

infelizmente, á tantos triangulos por aí fora... #-o depois é claro, come tudo por medida, padece uns por causa de outros :twisted: :twisted:
Avatar do Utilizador
Humbfish
Mensagens: 608
Registado: domingo mai 08, 2005 6:19 pm

Re: O Triângulo irá fechar ???? Na certa!!!

Mensagem por Humbfish »

Realmente é verdade Manel aquela esterqueira a céu aberto, eu já disse várias vezes que se tivessem lá cartazes afixados (quem diz lá diz nos outros pesqueiros que a situação é a mesma) iriam sensibilizar aquelas mentes mais sujas. Sei que não era a solução mas que reduzia a poluição isso era garantido. Mais ainda acho que era visto com bons olhos se afixassem por exemplo o tempo de decomposição dos vários detritos lá deixados por essas pessoas ( cartão, vidro, plastico, pilhas), pois a maioria desconhece e iriam certamente ficar admirados. Isto são ideias que infelizmente não saem do papel, o certo é que também não vejo nenhuma entidade competente a tomar esse ou outro tipo de iniciativas. Esperemos que este tópico sirva para que algumas pessoas mais distraídas acordem para a realidade ! :evil:

Abraço,
Humberto
Avatar do Utilizador
tomachado
Mensagens: 728
Registado: domingo set 09, 2007 8:58 pm

Re: O Triângulo irá fechar ???? Na certa!!!

Mensagem por tomachado »

Olá a todos.
Como é triste abrir um post e verificar que ao invés de boas e agradáveis notícias, reparo que cada vez mais o nosso tão querido Site se assemelha mais aos telejornais, ou seja, inundado de tristes e indesejáveis novidades, que no caso, até nem é nada de novo, bem pelo contrário, é mais do mesmo, lixo e mais lixo.
Quando será que a mentalidade das pessoas mudará :?:
Será que nós, aqueles que respeitamos o meio ambiente vamos ter que substituir as autoridades e policiar os pesqueiros, para que estes não continuem a ser conspurcados por aqueles que não veem mais do que um palmo à frente do nariz, e se dizem pescadores :?:
Até quando esta triste situação :?:
Quando será que esses seres imundos usarão a inteligência que o criador lhes deu, para perceberem que quando deixam merda por todo o lado, não prejudicam apenas os outros, mas também a si próprios :?:
Será que as pessoas não se envergonham de serem apontadas por aqueles que nos visitam e comentam que o nosso País é lindo, mas muito sujo e desorganizado :?:
Se essas bestas quadradas não têm vergonha, eu tenho.
Deixo aqui uma sugestão às autoridades que de algum modo têm responsabilidade na matéria, que sempre que apanhem em flagrante aqueles que polúem, os condenem a limpar pelo menos um Km2 em redor da zona onde os surpreenderam, em vez de lhe aplicarem uma coima que de tão simbólica, não surtirá qualquer efeito.

Desculpem o desabafo, mas cada vez que vejo ou ouço notícias deste tipo, fico mal disposto e só me apetece bater :cry: :x :evil: :twisted:
Avatar do Utilizador
007kil
Mensagens: 1204
Registado: terça dez 12, 2006 5:05 pm

Re: O Triângulo irá fechar ???? Na certa!!!

Mensagem por 007kil »

Pois é.
O pessoal não se sabe comportar. Que é que custa quando vamos para o triângulo (ou qualquer outro lugar) e munirmos-nos de um saco plástico para trazer o lixo que fazemos. Será que estas pessoas que deixam ficar lá o lixo em casa também são assim?
Há que mudar as atitudes para contribuirmos também para melhorar o ambiente e para que possamos continuar no triangulo e outros lugares.
VÁ LÁ NÃO CUSTA NADA. O AMBIENTE AGRADECE
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: O Triângulo irá fechar ???? Na certa!!!

Mensagem por Ramiro »

O lixo é sempre mais leve de trazer do que o que aquilo que se leva (antes de ser lixo). Os invólucros, embalagens, garrafas, latas, etc, etc, em princípio são para esvaziar. 5Kgs de lanche resultarão em cerca de 2kgs de lixo, portanto é difícil compreender porque insistem em deixá-lo a conspurcar aquilo que é de todos.
Avatar do Utilizador
ABEL POLICIA
Utilizador Regular
Mensagens: 1602
Registado: sábado set 11, 2004 11:00 pm

Re: O Triângulo irá fechar ???? Na certa!!!

Mensagem por ABEL POLICIA »

quero anunciar aqui que o pesqueiro baptizado como " triângulo " foi limpo a pente fino pelas entidades competentes :roll: :roll: :roll:

terá sido ?'??? pelo menos foi informalção chegada ao mercado ...................... :roll: :roll: :roll:
PedrasSalgadas

Re: O Triângulo irá fechar ???? Na certa!!!

Mensagem por PedrasSalgadas »

ABEL POLICIA Escreveu:quero anunciar aqui que o pesqueiro baptizado como " triângulo " foi limpo a pente fino pelas entidades competentes
Assim consta, o mesmo tb me foi dito pelo Mike, que já lá foi após a limpeza geral.

É de facto uma atitude de louvar por parte das entidades competentes, mas ou me engano muito, ou esta será a última oportunidade da comunidade de pescadores lúdicos que frequenta este local, mostrar civismo e responsabilidade.
Muitos foram os que disseram que se ao menos lá estivessem umas placas e uns locais para depositar o lixo, seria coisa para não haver desculpa. Pois bem, já lá estão.
Veremos agora que desculpa arranjam os porcos imundos. Se o lixo continuar, a paciência de quem tem tratado da limpeza tb se esgota, aliás com inteira razão.

Esta atitude das entidades responsáveis pelo local, é antes demais um desafio que se coloca a todos nós.

Ab
Manel
Responder