O Triângulo irá fechar ???? Na certa!!!

Ambiente, protecção da natureza e preservação das espécies

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"O Triângulo irá fechar ???? Na certa!!!"
na nova versão do site.

PedrasSalgadas

Re: O Triângulo irá fechar ???? Na certa!!!

Mensagem por PedrasSalgadas »

rngpe Escreveu:Caso não saibam mas temos umas das legislações mais apertadas do mundo. Isto porqué? por é preciso legislar sobre tudo e mais alguma coisa, senão ninguem cumpre!
Aqui não concordo nada contigo Luís. O problema é que ninguém cumpre, exactamente pelo exagero legislativo.

Ex, as coimas que se aplicam nas mais variadas vertentes da nossa sociedade. O Estado, legislador, elabora uma Lei muito abrangente, define coimas elavadíssimas, e depois, perante o seu próprio exagero, releva na aplicação da própria lei. Eleva-se o sentimento de arrependimento, não aplica a lei e as coimas. Nesse caso, a que propósito havemos de cumprir.

Vejam as coimas previstas na recentemente aprovada Lei para a pesca em Águas Interiores. Um gajo, só de pensar no destino a que está exposto, nem se atreve a mandar a linha prá água. Por sua vez, uma qualquer prevaricação dum cidadão menos atento e menos informado, leva a uma coima com um valor por demais desfazado dos prejuízos causados.
EduardoRM
Mensagens: 65
Registado: quarta jun 18, 2008 2:56 pm

Re: O Triângulo irá fechar ???? Na certa!!!

Mensagem por EduardoRM »

Quero deixar aqui o meu apoio a todo e qualquer movimento neste Site e nesta notícia em particular, que leve a fomentar a diminuição de lixos nos Pesqueiros nacionais, de MAR e de RIO.
Porque não uma campanha de sensibilização com cartazes e autocolantes, nas Lojas de artigos de Pesca, nos clubes, e nos locais de Pesca mais movimentados?
Sempre atento
Eduardo Mendes
PedrasSalgadas

Re: O Triângulo irá fechar ???? Na certa!!!

Mensagem por PedrasSalgadas »

Olá Eduardo

É de facto esse um bom caminho a seguir.
Esse problema, essa falta de sensibilização, essa falta de civismo, verifica-se num qualquer lugar e em qualquer actividade da nossa sociedade. Hoje já menos grave, continua a ser um problema sem fim.
Qts não são os que abrem a janela e atiram a varona/pirisca borda fora. Passou a ser um problema dos outros, como em tantas outras coisas.
Neste pesqueiro, a gravidade acentua-se, exactamente pelas características físicas do local. Muitos mais haverá, em situações que permanecem no esquecimento e no desinteresse colectivo. Somos muitos os pescadores lúdicos em Portugal, por isso mesmo temos ainda maiores responsabilidades enquanto colectivo. Um pequeno esforço a cada um de nós, poderá resultar numa melhoria substancila para o ambiente que nos rodeia.

Ab
Manel
Avatar do Utilizador
Humbfish
Mensagens: 608
Registado: domingo mai 08, 2005 6:19 pm

Re: O Triângulo irá fechar ???? Na certa!!!

Mensagem por Humbfish »

PedrasSalgadas Escreveu:
Humbfish Escreveu:Esperemos a curto prazo que esta iniciativa se aplique nos outros pesqueiros, pois como todos sabem não é só o Triângulo que "sofre" deste problema.
:shock: :shock: :shock: :shock:
Mas ó Humberto, como é que se vai poder aplicar esta medida por ex. nos molhes da Ria, seja nas vacas, terceira idade ou até S.Jacinto. É impossível. Já para não falar nos blocos ou nos molhes da barra. Então mas faz algum sentido que não se exija da malta que pra lá vai pescar que carregue o lixo que leva. Francamente, colocar lá contentores é estar a dar uma confiança desmesurada.

Parece que já estou a ver, até os contentores atiravam à água.
Manel não me expliquei bem, referia-me aos cartazes não aos contentores. Os cartazes na minha opiniao iriam ter impacto positivo como já referi, disso não tenho dúvidas. Em São Jacinto quando lá tinha o cartaz da proibição da apanha do mexilhão havia cumprimento. :roll:

Abraço,
Humberto.
PedrasSalgadas

Re: O Triângulo irá fechar ???? Na certa!!!

Mensagem por PedrasSalgadas »

Humbfish Escreveu:Os cartazes na minha opiniao iriam ter impacto positivo como já referi
:wink: =D> Claro, e acabavam com a desculpa.
Amado
Mensagens: 25
Registado: quinta nov 23, 2006 12:34 am

Re: O Triângulo irá fechar ???? Na certa!!!

Mensagem por Amado »

Mais um a lamentar a falta de educação e civismo da classe dos pescadores. Não muito longe do Triângulo, encontra-se o navio museu Stº André, local onde fiz umas pescarias muito razoáveis de carapau, nos passados meses de Julho e Agosto.
Acontece que, junto à ponte que dá acesso ao referido barco, existem 2 CONTENTORES DE LIXO (não, não é 1; SÃO 2); porém, se olharmos para o chão e até a alguma distância (devido ao vento) só se encontram folhas de jornal já sem isca, carteirinhas de anzóis vazias, sacos plástico da Hyperpesca e do Barrento (resultado de compra de isca ou outros produtos para a pesca), latas e garrafas de cerveja (inúmeras), etc, etc, etc.
O mesmo cenário se verifica junto à vedação (lado oposto do Stº André) que daria acesso à zona da lota e do instituto de investigação de qualquer coisa que, em abono da verdade, não me recordo de momento (sei que tem a ver com bivalves).
Deixo aqui 2 perguntas: quantos contentores (e quais as dimensões dos mesmos ...) para que fossem vistos por quem vandaliza (sim, é este o termo certo) não só locais públicos como também de entretenimento para, como nós, procura passar bons momentos (calma e descontracção) usufruindo das pequenas grandes maravilhas que nos são dadas pela mãe natureza.
Educação e civismo, só o podem dar quem o recebeu; logo, ................
PedrasSalgadas

Re: O Triângulo irá fechar ???? Na certa!!!

Mensagem por PedrasSalgadas »

Amado Escreveu:Educação e civismo, só o podem dar quem o recebeu; logo, ................
=D> =D> =D>
É verdade amigo, e acrescentando ao que escreveu; logo, o que nasce torto, tarde ou nunca se endireita.
É uma miséria. :evil:
Avatar do Utilizador
ABEL POLICIA
Utilizador Regular
Mensagens: 1602
Registado: sábado set 11, 2004 11:00 pm

Re: O Triângulo irá fechar ???? Na certa!!!

Mensagem por ABEL POLICIA »

amigo PEDRAS salgadas , ENTÃO NÃO VAIS VIR FISCALIZAR O PESQUEIRO ???? anda lá ver já como aquilo está :evil: :evil: mais uns dias e parece que nem foi limpo á umas semanas atrás :twisted: :twisted: , este pessoal português é cá duma marca ........................ #-o #-o #-o #-o
Responder