Página 1 de 1

Pergunta estupida Sobre manutençao dos carretos!! !

Enviado: quinta ago 28, 2008 6:41 pm
por JlbSilva
Boas meus caros companheiros de pesca!
Mais uma vez uma pergunta de tótó! desculpem mas como nao tenho ninguem que me ensine, tenho que recorrer a voces lobos do mar. Para talvez um dia um dia almejar uma pescaria como a vossa!!! ( até dói ver as fotos das vossas pescarias :shock: :shock: :shock: )!!!
A pergunta é:
-Que manutençao fazem voces aos carretos? para alem de passar a bobine em agua doce?
- desmontam o carreto todo para limpa-lo?
- metem mais lubrificante? (vulgo óleo)
Comprei recentemente um SHIMANO ULTEGRA 10000 XSA e queria que me durasse umas temporadas valentes. Obviamente que tem que haver manutençao, por isso a minha pergunta!!!
abraço a todos e as minhas desculpas pela chatiçe!!! :D :D :D :twisted:

JlbSilva (João)

Boas pescarias

Re: Pergunta estupida Sobre manutençao dos carretos!! !

Enviado: quinta ago 28, 2008 8:38 pm
por zedomorto
Além de lavar a bobine passo o carreto por mais ou menos água ( o menos possível evitando que a agua entre para o interior ) por forma a limpar restos de sujidade das mãos e salitre depois de seco aplico um spray penetrante (tipo WD40). Desmonto muitas vezes o rodizio passa fios afim de o limpar e lubrificar com uma ligeira camada de massa lubrificante e spray. Longe a longe e dependendo do tempo de uso do carreto ou caso se tenha molhado com muita agua especialmente salgada, abro o carreto e chego a desmonta-lo completamente para limpeza verificação do estado das peças, substituição de rolamentos e lubrificação com massa e spray (não encher em demasia como já o fiz no passado com ideia de o isolar da humidade ao maximo pois o carreto fica preso) Claro está que a desmontagem só a recomendo a quem tenha conhecimentos suficiente e destreza para este tipo de operações eu não me preocupo muito caso uma ou outra peça se solte sem que veja de onde saiu pois tenho alguma agilidade para estudar a sua função mecânica e colocá-la de novo no seu sitio mas quem não o consiga... #-o :?: #-o

Re: Pergunta estupida Sobre manutençao dos carretos!! !

Enviado: quinta ago 28, 2008 9:12 pm
por DAzul
Boas,

eu faço exactamente o que o nosso amigo zedomorto referiu (tirando a parte de o desmontar todo :mrgreen: ), passo por agua, tiro a bobine, aplico wd40 depois de seco, e ha 2 semanas apliquei massa consistente numa rodinha dentada e onde consegui meter o dedo hehe :roll: (sou novo nisto, o carreto ainda é recente, desmontar para ja esta fora de questao).

cumps

Diogo azul

Re: Pergunta estupida Sobre manutençao dos carretos!! !

Enviado: quinta ago 28, 2008 10:22 pm
por Ramiro
Mais ou menos já foi tudo dito. Apenas discordo do uso do WD40 como lubrificante. Acho mais indicado como agente de limpeza, mas mesmo para isso aconselho antes petróleo (melhor ainda é gasolina de isqueiro). Para dar uma pequena capa protectora ao corpo do carreto nada como vaselina líquida da que se compra nas drogarias, tipo SODACASA e que custa entre 3 a 4 euros o litro. É incolor e não larga cheiro, servindo também para, após a banhoca da bobine em água doce, dar umas pinceladas no fio, prolongando assim a sua vida. Podem também dar umas pinceladas nos passadores das canas, etc.
Desmontar carretos é serviço para quem sabe, sob pena de no fim terem peças para 2 carretos #-o. Limitem-se a limpar e lubrificar o rodízio da asa de cesto (com óleo tipo máquina de costura), podem tirar a manivela e olear os rolamentos da mesma, olear a parte visível do veio (quando se tira a bobine). Há alguns carretos mais modernos, e talvez seja o caso deste novo Ultegra, que trazem um parafuso no carter e que permite uma lubrificação interna sem ter de abrir o carreto. Se for o caso, é lubrificar um pouco, de vez em quando. :wink:

Re: Pergunta estupida Sobre manutençao dos carretos!! !

Enviado: sexta ago 29, 2008 11:59 am
por PedrasSalgadas
Boas

Para além dos conselhos do Zédomorto e do Ramiro, se acaso pretenderem abalançar-se para uma desmontagem da maquineta, sempre podem espreitar aqui este tópico do Rufino.
http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... &sk=t&sd=a

Ab
Manel