tamanho minimo de captura do robalo

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"tamanho minimo de captura do robalo"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

tamanho minimo de captura do robalo

Mensagem por aranha »

há aqui um ponto que me faz confusão e concertesa a muitos utilizadores, em conversa de café, já me afirmaram varias vezes que a medida minima do robalo sao os 36cm mas em aguas oceanicas, se for em aguas nao oceanicas sao 25cm :shock: :shock: :shock: já pesquisei sobre o assunto e nao encontro nada nas aguas interiores que mencionem sequer o robalo, e a ser verdade é uma verdadeira vergonha dos legisladores.
estou por exemplo a pescar na parte a jusante da ponte de viana do castelo apanho um robalo de 25cm tenho que devolver(nem preciso que me obriguem a isso) mas se estiver 10metros a montante já posso trazer?!?!?!? no minimo absurdo mas...
Avatar do Utilizador
tomachado
Mensagens: 728
Registado: domingo set 09, 2007 8:58 pm

Re: tamanho minimo de captura do robalo

Mensagem por tomachado »

Depois de uma busca exaustiva não encontrei nada que justifique tais afirmações, o que aliás a ser verdade como dizes e bem, sería um absurdo, no entanto vamos aguardar mais opiniões.
Esperemos que alguém com conhecimento de causa se pronuncíe ácerca do assunto.
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: tamanho minimo de captura do robalo

Mensagem por Ramiro »

Cheira-me a conversa de café e de gente que gosta de trazer espinhas para casa.
Avatar do Utilizador
Humbfish
Mensagens: 608
Registado: domingo mai 08, 2005 6:19 pm

Re: tamanho minimo de captura do robalo

Mensagem por Humbfish »

De facto existem algumas tabelas de marés em que mencionam o tamanho mínimo de captura do Robalo em 25cms. A unica justificação que encontro para isto é fazerem a impressão das tabelas com a legislação de a 20 anos atrás será? #-o :mrgreen:

Abraço,
Humberto
Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Re: tamanho minimo de captura do robalo

Mensagem por aranha »

nao sei...na volta deve ser isso mesmo, mas confunde muita gente, pensam que estao legais e nao estao...
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: tamanho minimo de captura do robalo

Mensagem por Ramiro »

Humbfish Escreveu:De facto existem algumas tabelas de marés em que mencionam o tamanho mínimo de captura do Robalo em 25cms. A unica justificação que encontro para isto é fazerem a impressão das tabelas com a legislação de a 20 anos atrás será? #-o :mrgreen:

Abraço,
Humberto
É provável, sim. Essa gente devia de ser actualizada.
Avatar do Utilizador
tomachado
Mensagens: 728
Registado: domingo set 09, 2007 8:58 pm

Re: tamanho minimo de captura do robalo

Mensagem por tomachado »

O conselho que aqui deixo no que diz respeito à legislação, é que se devem consultar fontes fidedignas sob pena de estarmos a ser induzidos em erro com informação, que em alguns casos não serve senão para preecher espaços vazios em revistas, tabelas de marés, etc. Penso eu de que :-k
Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Re: tamanho minimo de captura do robalo

Mensagem por aranha »

fui consultar a carta piscicola nacional ( http://www.fluviatilis.com/dgf/index.cfm?crm=2 )e o robalo nao consta da lista ( http://www.fluviatilis.com/dgf/startspecies.cfm?crm=2 )porque se trata de um peixe marinho, portanto e sem qualquer duvida, a medida minima de captura em Portugal sao 36cm.
Responder