Engodo Caseiro

Discussão Geral. Pesca em rios, barragens e outras águas interiores.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Engodo Caseiro"
na nova versão do site.

PedrasSalgadas

Re: Engodo Caseiro

Mensagem por PedrasSalgadas »

Boas

Está aqui um autêntico receituário de culinária piscatória.
Esta malta é 5***** =D> =D> =D> =D> =D>

Manel
Avatar do Utilizador
Sickle
Mensagens: 202
Registado: segunda jun 25, 2007 11:22 pm

Re: Engodo Caseiro

Mensagem por Sickle »

Os engodos à base de farinhas vegetais produzem efeitos + rápidos e geralmente peixe mais pequeno, contudo as farinhas animais são bastante mais ricas em proteínas e alimentam bem melhor o peixe, e em contrapartida as capturas tendem a ser maiores...

Por alguns dos conteúdos das farinhas vegetais serem usadas por muitos pescadores e/ou por fazerem parte da dieta alimentar das espécies são geralmente mais facilmente aceites.... a digestão de alguns dos componentes vegetais é também mais fácil... não sendo contudo sempre assim... por exemplo as favas, o milho, o centeio e o trigo cozidos (quando em semente) são de difícil digestão e saciam facilmente o peixe (principalmente o pequeno)...
Habitualmente os carpistas usam nos seus iscos (boilies) substâncias (aminoácidos) que ajudam a assimilação e digestão das proteínas... tendo o duplo efeito de as nossas amigas comerem mais e ao mesmo tempo crescerem mais.... de entre as substâncias mais usadas destaco a betaina e os complexos de aminoácidos...

Quanto mais usarmos um engodo e habituarmos os peixes aos seus componentes mais resultados esse mesmo engodo vai produzir... outro factor é saber adaptar o engodo ao sitio onde estamos a pescar... é importante perceber a massa de água onde pescamos e saber analisar todos os componentes desse local: alimentação natural, margens, hábitos alimentares das espécies, zonas de alimentação e refugio, correntes etc... mais vale um mau isco no sitio certo que um isco "maravilha" no sitio errado... e para o engodo aplica-se o mesmo princípio...!? :) :)

Outro factor importante é a preparação das sementes, quando usadas como ground bait. Chamo mais uma vez a atenção que todas as sementes devem ser devidamente demolhadas e cozidas... As carpas não tem estômago e como tal as sementes sem cozer podem provocar danos irreparáveis e até a morte em exemplares adultos...
A cozedura das sementes é fácil e torna-as para além de tudo mais eficazes quando usadas como engodo... por isso não há muitos motivos para não cozer o milho antes de sair de casa... :wink: :wink:

Outro factor importante são os engodos doces... Se é verdade que engodos doces atraem mais facilmente o peixe, não convém abusar no açucar que se deita no engodo.... preferencialmente utilizar adoçantes naturais como mel de arroz, ou melaço.... pessoalmente uso mel de arroz e adoçante liquido que compro num hipermercado....
Acima de tudo a protecção dos peixes... temos que respeitar as espécies que procuramos capturar...
Pesca sem morte sempre....

abraço.
Avatar do Utilizador
pisões
Utilizador Regular
Mensagens: 1805
Registado: terça mar 14, 2006 8:42 pm

Re: Engodo Caseiro

Mensagem por pisões »

=D> =D> =D>

Excelente trabalho. Assim fica mais fácil fazer engodos.

Obrigado pela partilha feita.
JLP
Mensagens: 4
Registado: sexta jun 22, 2007 6:22 pm

Re: Engodo Caseiro

Mensagem por JLP »

Pessoal muito obrigado.

Estou em lisboa durante a semana alguém me pode dizer lojas de pesca perto de Linda a Velha ou Algés.

Abraço a todos.
tiago_pescador
Mensagens: 17
Registado: segunda fev 16, 2009 11:11 pm

Re: Engodo Caseiro

Mensagem por tiago_pescador »

boas pessoal, gostava de saver se alguem me poderia ajudar a fazer um engodo tradicional, onde desse para apanhar carpas e barbos, mas que nao seja mt caro, visto estes tempos de crise nao da para gastar mt dinheiro..

cumps
karva

Re: Engodo Caseiro

Mensagem por karva »

tiago_pescador Escreveu:boas pessoal, gostava de saver se alguem me poderia ajudar a fazer um engodo tradicional, onde desse para apanhar carpas e barbos, mas que nao seja mt caro, visto estes tempos de crise nao da para gastar mt dinheiro..

cumps
Viva
Bem vindo aqui ao Sítio do Pescador, diverte-te e faz tb boas pescarias por cá. Para isso gostaríamos que passasses no forum das "Primeiras Participações" AQUI e fizesses a tua apresentação, aos outros mwembros do Fórum.
tiago_pescador
Mensagens: 17
Registado: segunda fev 16, 2009 11:11 pm

Re: Engodo Caseiro

Mensagem por tiago_pescador »

sempre me podem ajudar a fazer um bom engodo tradicional????

:)
karva

Re: Engodo Caseiro

Mensagem por karva »

tiago_pescador Escreveu:sempre me podem ajudar a fazer um bom engodo tradicional????

:)
Bom o melhor é teres um pouco de calma porque nem sempre as pessoas estão disponiveis para estarem aqui. Também têm a sua vida.

Em segundo lugar o melhor é leres primeiro os tópicos que existem sobre o assunto. Este mesmo onde estás a colocar a questão tem aí engodos económicos se são tradicionais ou não, não faço a menor ideia, nem sei o que será isso de tradicionais. :roll:
Responder