GreenPeace Portugal - A lista vermelha de espécies

Ambiente, protecção da natureza e preservação das espécies
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"GreenPeace Portugal - A lista vermelha de espécies"
na nova versão do site.

PedrasSalgadas

GreenPeace Portugal - A lista vermelha de espécies

Mensagem por PedrasSalgadas »

Boas

A GreenPeace publicou uma Lista Vermelha de espécies em perigo, para alertar os consumidores portugueses para os efeitos do consumo sobre as espécies ameaçadas.
Consulte a lista em http://www.greenpeace.org/portugal/lista-vermelha
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: GreenPeace Portugal - A lista vermelha de espécies

Mensagem por Paulo »

Não sabia que as espécies em risco eram tão poucas.

E o que é feito de todas as outras espécies existentens nos nossos mares e que estão ameaçadas?

Aquela lista para mim é nada mais nada menos que uma palhaçada. Quais os critérios para estarem lá umas espéceis e não estarem lá outras?~

E se os consumidores levarem à risca e começarem a não comprar aquelas espécies e passarem a consumir apenas outras que também estão em risco mas não estão naquela lista?

Já agora o livro vermelho tem muito mais (esta versão é de 1997 salvo o erro - agora deve estar bem pior):

http://www.pescador.com.pt/pesqueiro.php?id=4

Já agora quando estamos a falar de FAO 27 (como está no esquema da greenpeace):

http://www.oceansatlas.org/servlet/CDSS ... iYzNz1rb3M~
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: GreenPeace Portugal - A lista vermelha de espécies

Mensagem por Ramiro »

Atenção que peixes vermelhos engloba por exemplo Pargo, Besugo, Goraz... etc, etc, portanto a lista não é tão curta quanto possa parecer à primeira vista.

O arrasto continua a ser um dos grandes culpados desta situação (na minha modesta opinião). Para além de destruir os fundos e assim impedir a recuperação do ecossistema (como estamos fartos de saber), a maior parte do que vem dentro do saco é para deitar fora, onde se inclui peixe e mariscos miúdos (que não são devolvidos em condições de sobrevivência). Há países onde pura e simplesmente a pesca de arrasto foi proibida, e Portugal devia seguir o exemplo. Ao contrário disso, vamos alimentando "o monstro" (pesca comercial) com subsídios (uns para construção de novas embarcações e outros para abate), gasóleo subsidiado, toneladas de peixe deitado ao mar (chamado peixe de retirada e que salvo-erro também recebem subsídio por ele) e que em 2005 e 2006 foram cerca de 7500 toneladas/ano. Isto sem contar com o peixe que passa pela porta do cavalo e evita o crivo da tributação.
Vamos bem, não vamos? :roll: :(
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: GreenPeace Portugal - A lista vermelha de espécies

Mensagem por Paulo »

Ramiro Escreveu:Atenção que peixes vermelhos engloba por exemplo Pargo, Besugo, Goraz... etc, etc, portanto a lista não é tão curta quanto possa parecer à primeira vista.
Desculpa Ramiro mas no site em questão não percebo como chegas a essa conclusão. Nos Peixes Vermelhos o que está é:
Sebastes marinus

Sebastes mentella

Sebastes fasciatus

São espécies que vivem em profundidades compreendidas entre os 70 e os 1000 metros. São espécies de crescimento muito lento. O Sebastes marinus e o Sebastes mentella atingem a maturidade reprodutiva entre os 10 e os 13 anos e vivem em média até aos 75 anos. O Sebastes fasciatus vive entre 30 a 50 anos. Medem entre 30 centímetros e 1 metro de comprimento, com pesos médios que variam entre os 15 e os 25 Kg.

COMO SÃO CAPTURADOS?
Na maioria das vezes são pescados utilizando redes de arrasto de profundidade.

DE ONDE VÊM?
Atlântico Noreste (FAO 27)
Atlântico Este (FAO 34)
Atlântico Oeste (FAO 31)
Só com muito boa vontade, perante os textos apresentados posso achar que os Besugos (Pagellus acarne), o Goraz Pagellus bogaraveo), o Pargo (Pagrus pagrus), etc, estão referidos nos mesmos.

Aliás o texto em questão nem sequer é adaptado à realidade dos consumidores portugueses... Os peixes vermelhos, segundo entendo pelo documento, é o que chamamos normalmente de Red-fish (Sebastes marinus).
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: GreenPeace Portugal - A lista vermelha de espécies

Mensagem por Paulo »

Atenção que não estou contra a ideia em si.

Sei que nos EUA nos supermercados junto a cada espécie é apresentada uma etiqueta com diferentes cores, as cores mostram os estados dos recursos. Desde que isso começou a ser feito os consumidores deixaram de comprar as espécies em risco e optaram por outras. Promovendo assim a recuperação dos recursos.

O que me parece errado é a forma simplificada, pouco cientifica e nada adaptada aos nossos hábitos de consumo com que o documento é apresentado, podendo dar a ideia errada que com as outras espécies não há problemas. :wink:

Quanto ao arrasto nunca devia ter sido permitido, espero que quando for proibido não seja tarde de mais para muitas espécies.
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: GreenPeace Portugal - A lista vermelha de espécies

Mensagem por Ramiro »

Pois Paulo, peço desculpa #-o . Realmente essa lista de peixes vermelhos da Greenpeace não contém o mesmo que uma que vi à cerca de 2 ou 3 anos atrás onde indicavam para além dos indicados nesta lista, os que mencionei e ainda mais alguns (claro que com diferentes graus de perigo) e eu sem ver assumi que mencionasse tudo :oops: .

Voltando a um grande problema, se pura e simplesmente acabasse o arrasto, decerto que o perigo sobre as espécies indicadas abrandaria e por tabela beneficiaria todas as outras que nem sequer constam da lista. Compreendo a tua ideia/opinião Paulo, mas parece-me que esta questão do arrasto já tem estudos e evidências mais que suficientes (recolhidas por todo o mundo) e cada dia que passa são mais uns milhares de "hectares" arrasados no fundo do mar.

Tivessem os governantes corajem para isso, já que lata para outras barbaridades não lhes falta. :x
Responder