Iscos Naturais

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Iscos Naturais"
na nova versão do site.

karva

Iscos Naturais

Mensagem por karva »

Este artigo foi colocado por mim mas o Autor é o companheiro lostsoul. =D>

Iscos

Utilizar um isco adequado é um dos segredos do êxito da pesca com cana, quer se esteja a pescar num rio, lagoa ou barragem ou num barco no mar.
A variedade de iscos utilizados hoje pelos pescadores é enorme e fazer uma escolha acertada requer um bom conhecimento não só da dieta e dos hábitos alimentares da presa em questão, como também do tipo de iscos que se mostram eficazes para os atrair.
Os iscos podem dividir-se em naturais, artificiais e preparados, mas a função essencial de todos eles é enganar os peixes para mordam o anzol.
Iscos naturais podem apresentar-se inteiros, fragmentados uma vez que pertencem a sua dieta são por si só atraentes (aqui incluem-se peixes, lingueirão, mexilhão, bomboca, amêijoa, etc. Estes podem ser encontrados sem muito custo, na agua, nas margens, rochas, ou até mesmo podem ser comprados com alguma facilidade.
Os iscos artificiais, tais como peixes artificiais, amostras e colheres rotativas, ora imitam elementos naturais da alimentação, como pequenos peixes, ora são concebidos para incitar o peixe a come-los levados pelo seu instinto agressivo, por mera curiosidade por fome.
Os iscos preparados, tais como o queijo e o pão, embora comestíveis não são obviamente parte da dieta natural de qualquer peixe. Para estes a atracção reside no cheiro e no sabor e para os pescadores na sua conveniência e eficácia comprovada.

Iscos naturais

A maior parte dos iscos naturais são gratuitos e frequentemente tem a vantagem adicional de fazerem parte da dieta do peixe que se pretende apanhar
Nunca apanhe mais isco do que pensa utilizar, e se tal acontecer devolva-o a agua.
Sempre serve de alimento para os peixes, e estes crescerem e continuarem a gostar dos nossos iscos.

Agua Salgada

Para alem dos peixes que podem servir como isco, como a cavala, e a sardinha inteiros ou aos pedaços, existe uma série de iscos naturais que podem e devem ser explorados pois o apetite dos nossos amigos por vezes consegue surpreendermos. Nada se compara a um isco fresco de boa qualidade mas há que mantê-lo frio e húmido para o conservar e quando usado deve ser apresentado da forma mais natural possível.

Minhocas do lodo (Nereis sp.) - classificam-se pela cor e pelo tamanho. As minhocas de lodo vermelhas encontram-se nos leitos de marisco e em zonas rochosas dos estuários, e podem conservar-se durante uma semana se forem embrulhadas em papel húmido e postas no frigorífico (ou envoltas em algas, e embrulhadas em papel de jornal)

Minhoca da Areia – existem duas espécies comuns de minhocas da areia (Arenicola sp.) e ambas depositam reveladores montes de excrementos à entrada dos seus refúgios. A minhoca de areia castanha pode encontrar-se ao esburacar as areias da costa, duram alguns dias se forem embrulhadas em jornal húmido e guardadas no frigorífico. A minhoca da areia preta de dimensões maiores, vive por baixo de rochas e fundos de pedra, geralmente em áreas de acesso só com maré baixa. Esta pode ser congelada e muitas espécies de peixe consideram-nas irresistíveis.

Ganso – Isco muito utilizado na pesca de fundo (surfcasting) e nas pesca realizadas a partir de terra. Muita gente não o utiliza mas por vezes naquelas chamadas iscada mistas e generosas quer a travar ou envolvendo a iscada produz resultados bastante satisfatórios isto devido a sua rigidez que leva a que o peixe ataque com mais força indicando assim a sua presença.

Lula e Choco – Estes são cefalópodes, moluscos com tentáculos que possuem pequenas conchas internas, são predadores extremamente inteligentes e activos, mas quer cortados aos pedaços quer inteiros, dão excelentes iscos para uma grande quantidade de espécies. O seu único defeito enquanto iscos é a falta de cheiro para atrair os peixes, mas uma vez encontrados são devorados avidamente.
(nota: estes por vezes devem ser batidos com o cabo da faca para ficarem mais macios)

Polvo – Tal como o choco e a lula, os polvos são predadores extremamente inteligentes e pertencentes a família dos cefalópodes. Como isco preparam-se da mesma maneira que os primeiros, as longas tiras de carne (tentáculos) quando se pesca ao sabor da corrente dá um aspecto de movimento que atrai os peixes visualmente, sempre que isso aconteça deve deixar comer a isca ate ela chegar ao anzol.
(nota: alguns pescadores raspam o polvo deixando só a parte branca do mesmo)

Lingueirão – Varias espécies de lingueirão (Ensis sp. e Solen sp) habitam as areias das costas mais baixas. O lingueirão é demasiado rápido a movimentar – se para o conseguirmos apanhar escavando um buraco na areia. Por isso há que convence-lo a sair da areia através da inserção de sal na entrada das suas tocas. Agradam a muitos peixes principalmente frescos, tome cuidado para não danificar a carne ao tira-lo da casca e retire o pé rijo, de que os peixes não gostam

Caranguejos – À medida que crescem, os caranguejos mudam de casca. Nessas alturas, o caranguejo rasteja para fora da casca e vai para dentro de agua para que lhe cresça uma pele exterior suave e enrugada que endurece ao fim de uns dias, dando assim origem a uma nova casca. Aos caranguejos na altura da muda da casca dá-se o nome de casca mole, e é um isco que tem muitos apreciadores e alguns de peso.

Amêijoa Branca – Molusco bivalve, da família dos Lucinídeos, dos Cardiídeos e dos Venerídeos. Muitos são utilizados na alimentação humana. Isco muito utilizado em todo o tipo de pesca só não o sendo mais devido ao seu preço. De fácil utilização bastando abrir e deixar escoar o liquido que a amêijoa traz, juntando depois um pouco de sal e esta pronta iscar.

Ameijola e Bomboca – Um isco muito utilizado principalmente na pesca embarcada e quase exclusivamente na zona de Setúbal e Sesimbra, sendo que este é um isco que tem de ser comprado logo o seu uso torna-se um pouco mais caro mas resultados serão sem dúvida compensadores. Este isco tem como dificuldade o acto de abrir, mas basta abrir com uma faca as partes laterais que tem um tendão e rapidamente se abrem e depois de se lhe apanhar o jeito é fácil. Depois é cortar aos bocados e iscar e aqueles fios que ficam pendurados podem reservar algumas surpresas.

Camarão – Designação comum a diversos crustáceos da ordem dos decápodes, podendo estes serem marinhos ou de água doce. Isco Eficaz em todos os tipos de pesca e de fácil acesso, para tal basta descascar e cortar em pequenos pedaços ( de preferência com as mãos) tipo beliscos, produzindo assim um efeito maior, se o alvo pretendido for peixe de pequena e media dimensão, por vezes a utilização de um camarão inteiro traz surpresas muito boas.

lostsoul
Avatar do Utilizador
tomachado
Mensagens: 728
Registado: domingo set 09, 2007 8:58 pm

Re: Iscos Naturais

Mensagem por tomachado »

Bom trabalho Lostsoul =D>
Avatar do Utilizador
lostsoul
Utilizador Regular
Mensagens: 2684
Registado: terça mar 14, 2006 10:25 pm

Re: Iscos Naturais

Mensagem por lostsoul »

isto agora quer é continuaçao de opinioes e listagem de iscos que o pessoal usa e com que exito em determinadas especies
:mrgreen:

toca a escrever pessoal :mrgreen:
Avatar do Utilizador
tomachado
Mensagens: 728
Registado: domingo set 09, 2007 8:58 pm

Re: Iscos Naturais

Mensagem por tomachado »

Vou acrescentar à lista mais alguns que conheço bem e que tão bons resultados dão.
TEAGEM ou minhoca da pedra como é conhecida cá na zona, excelente isco para sufcasting e chumbadinha, para todas as epécies.
MEXILHÃO fácil de apanhar e muito bom para sargos, douradas e safias especialmente nos meses quentes do ano.
CARANGUEJO PILADO isco magnífico para os grandes robalos, em especial nos meses que antecedem a desova.
Avatar do Utilizador
pisões
Utilizador Regular
Mensagens: 1805
Registado: terça mar 14, 2006 8:42 pm

Re: Iscos Naturais

Mensagem por pisões »

Bom artigo Bruno. Sempre em cima dos acontecimentos.

Existe um isco que se costuma apanhar debaixo do mexilhão (é proibido o uso de utensílios para o retirar debaixo do mexilhão o que torna muito difícil a sua apanha), que na zona de Moledo chamam de Rabichona, que dá excelentes resultados na pesca ao robalo e ao sargo. Consiste numa minhoca escura (tipo coreano) mas muito mais mexida (por isso lhe chamam rabichona). Para a apanhar costumo esperar que a maré vaze o mais possível e quando consigo chegar às pedras mais submersas em que aparecem morros de areia agarrados, destruo-os e dentro destes morros encontro esses bichinhos. Apanho alguns que me cheguem para a pescaria e já tenho isco para a noite. Se me sobrar é só meter num recipiente com jornal humido no fundo e colocar no frigorifico. Duram alguns dias.
toalhas

Re: Iscos Naturais

Mensagem por toalhas »

Muito bom artigo Bruno =D> =D>
Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Re: Iscos Naturais

Mensagem por aranha »

excelente, como sempre :wink: =D> =D> =D> =D>
Avatar do Utilizador
joaosousa
Utilizador Regular
Mensagens: 2204
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: Iscos Naturais

Mensagem por joaosousa »

Excelente artigo! parabéns! =D>
Responder